sexta-feira, 7 de maio de 2010
DIA DAS MÃES - BRASILEIRO PRETENDE GASTAR MAIS ESTE ANO
Os consumidores brasileiros estão com mais disposição de comprar presentes para o Dia das Mães do que no ano passado. É o que mostra a Sondagem de Expectativas do Consumidor de abril, divulgada ontem (6) pela Fundação Getulio Vargas.
A economista Viviane Bittencourt, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, responsável pelo estudo, disse que em 2009, em função da crise internacional, o percentual de consumidores dispostos a gastar mais em presentes era de 9,7%, o que indicava cautela em relação aos gastos em geral e, em especial, para o Dia das Mães.
Este ano, a proporção de consumidores dispostos a gastar mais para a data subiu para 14,4%, superando os últimos três anos. Em termos de pontuação entre as respostas mais favoráveis (quem vai comprar mais) e desfavoráveis (comprar menos), o indicador subiu de 79,5 pontos em 2007 para 94,8 pontos em 2010.
Viviane afirmou que a expectativa positiva para o Dia das Mães significa que as incertezas diminuíram em relação à economia e a população está mais confiante no futuro. “A situação financeira da família está mais favorável, exatamente pelo melhor aquecimento do mercado de trabalho. A situação financeira das famílias está mais equilibrada e as pessoas estão mais propensas a consumir nesta data especial.”
Esse movimento é percebido em todas as faixas de renda, abrangendo desde o consumidor que recebe até R$ 2,1 mil, considerada a classe de renda familiar mais baixa, até o consumidor com maior poder aquisitivo, que recebe acima de R$ 9,6 mil de renda familiar mensal.
Vestuário continua sendo o presente mais citado entre os consumidores para o Dia das Mães. Segundo a especialista, o motivo é a gama de preços variável. “É mais fácil para o consumidor adequar o seu orçamento”, afirmou. Do total de consumidores pesquisados, 47,7% escolheram vestuário e acessórios. Em seguida, aparecem perfumes e cosméticos.
Dentre os consumidores de renda mais baixa, 72,2% demonstraram intenção de comprar presente para as mães entre R$ 10 e R$ 50. Na classe de renda mais alta, 58,7% pretendem gastar acima de R$ 51, sem limite máximo.
A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base em uma amostra de 2 mil domicílios, em sete capitais brasileiras. A coleta de dados foi feita no período de 1º a 20 de abril.
Da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva