
A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Araripina, que conta em seu comando com os técnicos Dr. Simão dos Santos (Secretário) e Dr. Francisco Sales (Secretário Adjunto), está empenhada em aumentar em até 25% a produtividade da mandioca cultivada no município.
Esse significativo incremento na produtividade da deverá ocorrer inicialmente em 136áreas que receberam adubação fosfatada entre os meses de março e abril, numa campanha bem articulada pela SDR, em parceria com o Banco do Brasil e o IPA.
Na divisão de responsabilidades, a prefeitura e o IPA planejaram as ações e a seleção dos produtores. Ainda coube a prefeitura se responsabilizar pela logística de distribuição. O Banco do Brasil liberou os recursos para o plantio, após elaboração e aprovação do plano de custeio, que ficou a cargo dos técnicos do IPA.
Cada um dos mandiocultores promoveu adubação de 1 hectare de mandioca, resultando numa área total plantada de 136 hectares, espalhados pelas diversas regiões do município, exclusivamente em áreas da chapada.
Antecedendo a adubação das áreas selecionadas, a prefeitura, junto com os parceiros e associações de produtores, realizou capacitação prévia dos interessados em reuniões previamente divulgadas.
Com cerca de 30 participantes cada uma, as reuniões ocorreram e prestigiadas por populares nas localidades Serra do IPA, Serra do Cavaco, Serra da Rancharia, Serra do Minador, Serra do Aperto, Serra do Simões e Serra do Jardim. Em cada localidade aconteceu ma demonstração de como promover a adubação em cobertura.
Pela simplicidade da adubação em cobertura, não houve resistência à adesão, mas uma completa aceitação da inovação por parte dos partícipes desta iniciativa pioneira.
MATERIAIS E MÉTODOS
“O adubo utilizado é o fosfato natural, procedente da cidade de Catalão, Estado do Goiás. O adubo em questão é o P205, apresenta concentração de 24% de fósforo (P)”, detalhou o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Rural, Dr. Francisco Sales. Ainda segundo Dr. Sales, cada planta recebe em cobertura o equivalente a 12 gramas de fosfato.
O resultado esperado com essa adubação, estimado na elevação dos atuais 12 ton/hectare para 15 toneladas em igual área plantada servirá de estímulo aos demais plantadores do município, que finalmente terão a oportunidade de verificar em campo as vantagens financeiras de adotar a adubação.
DIVULGAÇÃO DAS VANTAGENS
Além da ampliação das áreas adubadas e do número de participantes no programa em 2010, a prefeitura também planeja introduzir gesso agrícola e calcário na melhoria dos solos, nessa cruzada para aumentar a produtividade da mandioca em Araripina.
Para este ano, além de acompanhar o desempenho das áreas adubadas, será estabelecido critério de comparação com áreas não adubadas. A realização de dias de campo para difundir as vantagens entre os plantadores também são metas estabelecidas pelo secretário da pasta de Desenvolvimento Rural, Dr. Simão dos Santos.
Maiores informações sobre a Campanha de Adubação Fosfatada de Mandioca, na Secretaria de Produção Rural de Araripina (SDR), localizada no Parque Valdemiro Lacerda de Souza.
Conselho de Comunicação Social
da Secretaria de Desenvolvimento Rural
É uma otima açao para o desemvolvimento da mandiocutura e posteriormemte para os agricultors familires da nossa regiao. JONNEY-IPA.
ResponderExcluir