terça-feira, 11 de novembro de 2008
TRAGÉDIA - CORPO DE JOVEM QUE MORREU AFOGADO DOMINGO NA BARRAGEM DO ESTREITO NO PIAUÍ É ENCONTRADO NA MANHÃ DE HOJE BOIANDO NAS ÁGUAS
Um afogamento foi registrado na tarde deste domingo dia 09/11/08 na Barragem do Estreito, entre os municípios de Padre Marcos e Francisco Macedo no Piauí. A vítima foi o corretor de automóveis
Cícero Apolônio de 25 anos que residia no Bairro Universitário Em Araripina. O fato ocorreu por volta das 16:30, horário de muita movimentação no local devido a onda de calor que vem afetando a região.
Todos os domingos centenas de Banhistas freqüentam o lugar para passar a tarde com a família e amigos.
Em um simples passeio de lancha o corretor teria se desequilibrado e caído nas águas da barragem.
Segundo testemunhas tudo aconteceu muito rápido e ao cair na água o jovem afundou e não mais retornou. Uma equipe do corpo de bombeiros da cidade de Picos foi acionada pelo Tenente G. Silva,
comandante do destacamento de Francisco Macedo e começou as buscas na manhã desta segunda-feira dia 10/11/08, mas até às 18:00 o corpo não havia sido encontrado. Segundo informações do Sargento Souza e do cabo Pimentel,
as águas escuras e a mata rasteira junto com a vegetação que ficou submersa estão dificultando os trabalhos. Além do mais, os homens que foram enviados não trouxeram equipamentos para mergulho, como pés de pato, nadadeiras e os tubos com oxigênio. “- Já que não conseguimos encontrar o corpo, esperamos que ele venha a boiar nas próximas horas, já que se passaram mais de 24 horas do ocorrido”, disse o cabo Pimentel do grupamento do corpo de bombeiros de Picos.
“Caso ele não venha a emergir, teremos que acionar mergulhadores de Teresina, destacou o sargento Souza do CB. A família do jovem Cícero Apolônio está desesperada, os pais estão sob efeito de medicamentos e esperam uma solução para encontrar o filho que ainda se encontra nas águas escuras da barragem. Mais informações a qualquer momento pois os trabalhos de busca continuam na manhã de terça-feira dia 11/11/08. Para alívio da família, o corpo do jovem foi localizado por volta das 06:15 da manhã de hoje, terça-feira, quando boiou e foi resgatado por populares e pelos bombeiros. O mesmo deverá chegar nas próximas horas aqui em Araripina para o sepultamento.
A Barragem do Estreito, localizada no município de Padre Marcos, tem capacidade para atender a população de mais nove municípios do Semi-árido piauiense. Iniciada em setembro de 1996, a obra da barragem ficou parada durante seis anos e agora se encontra em fase de acabamento. Sua estrutura ainda dispõe de uma estação de tratamento de água e uma adutora com 140 quilômetros de extensão, que levará água aos municípios de Belém do Piauí, Jaicós, Francisco Macedo, Marcolândia, Caldeirão Grande, Alegrete, São Julião, Vila Nova e Campo Grande. De acordo com o engenheiro e especialista em recursos hídricos, Carlos Alberto Fortes, a Barragem do Estreito tem capacidade de acumular cerca de 24 milhões de metros cúbicos de água, volume suficiente para abastecer uma população de 80 mil habitantes.
O engenheiro enfatiza que 98% da estrutura da barragem, localizada no leito do Riacho Boa Esperança, já estão concluídos, resta apenas completar a construção do muro de ligação entre a barragem e a margem esquerda do riacho. “Esta é uma obra pequena e que não oferece dificuldades”, afirma Carlos Fortes. A barragem, que está sendo construída com recursos de um convênio entre os governos estadual e federal, está em fase de conclusão e irá trazer benefícios relevantes, como água de qualidade e acessível durante o ano inteiro. A presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Lucile Moura, que, de acordo com a Lei Complementar 83, aprovada pela Assembléia Legislativa em abril deste ano, incorporou a extinta Comdepi - Companhia de Desenvolvimento do Piauí, afirmou que a Empresa, que trabalha em parceria com o Idepi, deve concluir a barragem até março do próximo ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva