sábado, 14 de junho de 2008

POLIOMIELITE - CRIANÇAS DEVEM SE VACINAR NESTE SÁBADO

A doença já está erradicada no Brasil, mas os pais de crianças com idade entre 0 e 5 anos têm um compromisso sério neste sábado (14): vacinar os filhos contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil. O objetivo é manter a pólio fora do país e garantir a cobertura de até 95% da população brasileira nesta faixa etária. Em Pernambuco, a expectativa é de vacinar 760 mil crianças, com a ajuda do já famoso Zé Gotinha. Ele vai estar presente no material informativo distribuído nos 5.272 postos de vacinação instalados no estado, sendo 2.352 fixos e 2.920 volantes. Um total de 33.185 pessoas vai trabalhar durante a campanha para garantir que Pernambuco repita a performance da última ação de vacinação, quando foi o estado com o menor índice de municípios que não alcançaram a meta de vacinação em todo o Brasil. Cada criança receberá duas gotinhas da vacina, que é composta por uma suspensão de vírus atenuados e que não provoca reações. Todas as crianças devem ser vacinadas, mesmo as que tomaram nos anos anteriores. As únicas contra-indicações são para crianças que estejam com infecções agudas com febre acima de 38o C, diarréia e vômito ou imunodeprimidas. Em todo o Brasil, a meta é vacinar cerca de 15 milhões de crianças. Com slogan Tem que vacinar, não pode bobear, a campanha tem investimento de R$ 11,7 milhões na compra de 28 milhões de doses da vacina contra a poliomielite e outros R$ 5,8 milhões repassados aos estados e municípios para operacionalizar a ação.
Números - Segundo dados da OMS, o panorama atual da doença aponta um total de 1.313 casos em 13 países no ano de 2007. São quatro países considerados pólio-endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Além desses, outros nove países tiveram casos confirmados de poliomielite importados: Angola, Camarões, Chad, República Democrática do Congo, Sudão, Myanmar, Niger, Somália e Nepal.

FONTE-PERNAMBUCO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Grato
Fredson Paiva