sexta-feira, 20 de junho de 2008
HOMENAGEM - PROFESSOR VICENTE ALEXANDRE ALVES - 80 ANOS DE HISTÓRIA
No último dia 10 de junho esteve aniversariando um grande homem que Araripina e seu povo se orgulham de tê-lo ainda vivo em nosso convívio e também contribuindo incansavelmente para o progresso desta terra e de muitas outras. Essa pessoa recebeu no começo deste mês pela Elo Publicidade em evento no Restaurante Maria Maria o título de Honra ao Mérito, entregue pela educadora Maria Ramos, irmã do ex-governador do estado, Dr. José Ramos. Vamos agora conhecer uma parte da história deste ilustre homem que é o Professor Vicente Alexandre Alves,
civil e eclesiasticamente casado, teólogo católico, filósofo, naturalista e pesquisador nato desta região semi-árida, pessoa de valor moral e intelectual que se destaca nesta comunidade sertaneja. Padre Vicente nasceu no Sítio Inácio, Distrito de São Gonçalo atual cidade de Araripina, no dia 10 de junho de 1928. Família constituída de seus pais, Antonio Alexandre Alves e Isabel Paulina Alves e nove irmãos, três mulheres e seis homens. Professor Vicente é casado com a professora Elody Gomes Cordeiro Alves. São os legítimos filhos: Alexandro Grande Cordeiro Alves, cirurgião dentista e Carlos Antônio Cordeiro Alves, médico cardiologista. Ambos casados. O primeiro é pai de dois filhos, Daniel Grande Meira Cordeiro Alves e Gabriel Meira Cordeiro Alves, sendo estes os netos do professor e suas respectivas noras; Luciana Meira Alves e Suela Delmondes F.C. Alves. Vicente,
menino estudioso, ágil, forte e sempre habilidoso no labor junto a seus pais. Era dócil coroinha ajudando ao Padre Luiz Gonzaga Kehrle nas funções religiosas da Matriz da paróquia de Araripina. Seminarista, quando enviado ao Seminário pelo bispo diocesano Dom Avelar Brandão Vilela. Sacerdote Sagrado pelo bispo diocesano de Petrolina, Dom Antonio Campelo de Aragão, que o constituiu seu secretário particular, que teve a incumbência de levar a efeito a realização das obras sociais da diocese, especialmente saúde e educação. Padre Vicente
tem a clara missão do seu ministério e exerce conscientemente com agilidade de sua mente criativa. Em Petrolina efetuou a implementação da primeira rádio, Emissora Rural, a Voz do São Francisco, tendo em vista as escolas radiofônicas. O sistema de educação rural realizou a missão maravilhosa de alfabetização rural, principal objetivo da emissora. Padre Vicente Alexandre Alves, na condição especial de secretário do Bispo Diocesano de Petrolina, juntamente com as Irmãs Mensageiras levaram a efeito as obras de Dom Campelo em Araripina, construindo e implementando a Escola Normal Dom Malam e o Hospital e Maternidade Santa Maria. Padre Vicente
em parceria com o prefeito Sebastião Batista Modesto fundou a telefônica de Araripina, hoje patrimônio da Telemar e com recursos próprios o mesmo fundou o Colégio Paulo VI, que posteriormente se tornou o primeiro Colégio estadual de Araripina. Professor Vicente como portador da missão de educador já encaminha a interiorização do ensino superior do Araripe, fundou a FAFOPA, que inicialmente era a FEA, Fundação de Ensino do Araripe que se constituía Autarquia Educacional do Araripe – AEDA, atual instituição municipal de Educação Superior do Araripe. Padre Vicente
assumiu a paróquia de Serrita e enfrentou a política do Coronel Chico Romão. A liderança de Padre Vicente foi uma luta corajosa, tendo a vitória da emancipação do Distrito de Sítio dos Moreira, atualmente município de Moreilândia, Sertão do Araripe. Ainda como Diretor do Departamento de Educação de Araripina, implementou a Fundação de Ensino Agrícola, deixando lá a marca característica de sua missão de educador invicto e persistente na luta pela FEAGRA, decisiva fundamentação da FACIAGRA. Atualmente e professor e assessor especial do prefeito Valdeir Batista, com a incumbência de implementar o Centro Universitário da AEDA, o que faz com muita dedicação e amor. É ardoroso ambientalista coordenador do Projeto de Reflorestamento Josias Inojosa. Parabéns Professor Vicente, ficamos honrados em tê-lo conosco na luta da ampliação da educação superior e de qualidade na Região do Araripe.
Um comentário:
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva
Excelente matéria sobre a vida e atos do Prof. Vicente Alexandre Alves. Mais do que justa homenagem. Sou testemunha do incansável trabalho e empenho do Prof. Vicente, pois como sua cunhada, vi e acompanhei sua dedicação e apreço por Araripina, pois sempre dedicou seu trabalho, buscando onde e com quem podia, apoio para o crescimento e desenvolvimento de Araripina.
ResponderExcluirPara exemplificar, lembro de quando morei em Brasília, ali esteve o Prof. Vicente buscando as autoridades que bem conhecia, em seus gabinetes, para obter apoio financeiro para a Fundação da Faculdade de Araripina. Na verdade, a homenagem e tardia!
Não posso deixar de comentar minha surpresa em minha recente visita a Araripina, de não encontrar ali no Campus da AEDA, o busto do Prof.Vicente!!!
De qualquer forma, acho que ainda é tempo da cidade de Araripina e seus cidadãos prestarem todas as homenagens a esse homem que ainda vive para dedicar-se. ao progresso dessa cidade, minha cidade!
Ora se inicia o Projeto de uma Fundação, com objetivo de se preservar as origens, guardar a memória da comunidade da região do Araripe, sobretudo a história do homem natureza. Espera-se o apoio da população de Araripina! Participem! Busquem informações!
Elisabeth Cordeiro Gomes Paivat