segunda-feira, 28 de abril de 2008

PRESERVAÇÃO - DIA DA CAATINGA É CELEBRADO HOJE


Hoje o Brasil celebra o Dia Nacional da Caatinga, instituído em comemoração ao nascimento do ecólogo pernambucano João de Vasconcelos Sobrinho, ocorrido há um século. A homenagem, instituída por decreto presidencial em 20 de agosto de 2003, é um reconhecimento à dedicação dele ao estudo não só da caatinga, mas também da desertificação, processo de empobrecimento do solo em regiões semi-áridas. A comemoração no Recife é organizada pela UFRPE, onde o autor de As Regiões Naturais de Pernambuco, o Meio e a Civilização ensinou ecologia até 1978, e pela Associação Pernambucana de Defesa da Natureza (Aspan), ONG que fundou, em 1979.
Ao meio-dia, três árvores que o ecólogo plantou na entrada do prédio da reitoria, incluindo um cajueiro, serão tombadas. “Vasconcelos Sobrinho influenciou toda uma geração de ecologistas”, diz o coordenador da Aspan, Alexandre Araújo, que foi aluno dele quando cursou biologia. Em São Lourenço da Mata, as festividades recebem o nome de Semana Curupira e duram de amanhã até sábado. O objetivo é lembrar o centenário de nascimento do ecólogo e as contribuições dele ao meio ambiente. As atividades são voltadas à educação ambiental de alunos de escolas públicas e particulares do município. Estão previstas a gravação de cinco vídeos e apresentação de peças teatrais. As gravações ocorrerão na sede do Centro de Educação e Lazer (CEL), com a participação dos alunos do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), vinculado à UFRPE. A semana pretende resgatar a importância do ecólogo para a conservação do pau-brasil no País e sensibilizar para a nomeação da cidade como a Capital Nacional do Pau-Brasil, além de comemorar o Dia Nacional do Pau-Brasil – que acontece no dia 03 de maio. O professor Vasconcelos Sobrinho nasceu no dia 28 de abril de 1908, em Moreno, e faleceu em 4 de maio de 1989, no Recife. Criou o Jardim Zoobotânico de Dois Irmãos, atual Parque de Dois Irmãos.

FONTE-JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Grato
Fredson Paiva