quarta-feira, 31 de outubro de 2018

ARARIPINA - EM ENTREVISTA NA ARARI FM, DEPUTADO FEDERAL REELEITO AUGUSTO COUTINHO AGRADECE A EXPRESSIVA VOTAÇÃO

 
Na última sexta-feira 26/10, o deputado federal eleito pelo partido Solidariedade, Augusto Coutinho, esteve concedendo uma entrevista ao repórter Fredson Paiva, na Rádio Arari FM, dentro do Programa Rota 903. 
Na oportunidade, Augusto Coutinho agradeceu aos votos recebidos no município de Araripina, num total de 3.268 votos. No estado de Pernambuco o deputado teve 77. 817 votos. 
Em Araripina Augusto Coutinho foi apoiado pelo ex-vereador, ex-candidato a prefeito nas últimas eleições e atual empresário do setor gesseiro, Tião do Gesso e seu grupo. 
Tião do Gesso que também foi entrevistado pelo repórter Fredson Paiva, confirmou que é pré-candidato a prefeito de Araripina nas próximas eleições em 2020, apoiado pelo deputado federal Augusto Coutinho. 
Participaram também da entrevista o ex-deputado estadual, ex-prefeito e empresário Valdeir Batista, e a deputada estadual reeleita pela Região do Araripe, Roberta Arraes, que entrou no ar por telefone direto do Recife. 
Antes mais cedo, Augusto Coutinho, Tião do Gesso e comitiva, visitaram as Irmãs Medianeiras da Paz no Hospital e Maternidade Santa Maria, onde acompanhados da Irmã Fátima, Irmã Luíza e Dr. Divanágoras Holanda, visitaram as obras da UTI, a qual recebeu uma emenda de 500 mil reais do deputado Augusto Coutinho, a pedido do empresário Tião do Gesso. 
Após visitar o Hospital Santa Maria, a comitiva seguiu para as empresas do Grupo Valdeir Batista, onde foram recebidos pelo próprio Valdeir e juntos visitaram as instalações da Companhia Têxtil Pé de Serra, ARTESA e ARTEFIL. 
Após as visitas seguiram direto para a Rádio Arari FM onde aconteceu a entrevista bastante movimentada, com a participação dos ouvintes através de mensagens via whatsapp e por telefone. 
Augusto Coutinho agradeceu aos amigos e correligionários pela votação e prometeu trabalhar por Araripina, atendendo as reivindicações da população através de Tião do Gesso e dos vereadores que o apoiaram, Silvano do Morais e Edsávio Coelho de Gergelim. Ouça abaixo na íntegra a entrevista na Rádio Arari FM. 
Reportagem/ Entrevista - Fredson Paiva
Fotos - Ivo Bezerra

EDUCAÇÃO - AFRÂNIO É DESTAQUE NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

Alunos da rede municipal de Afrânio foram destaque na 21º edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Os estudantes da escola municipal Rui Barbosa, localizada no distrito de Arizona, conquistaram uma medalha de prata e cinco de bronze. Eles disputaram com mais de 774 mil concorrentes distribuídos em mais de oito mil escolas de todo o Brasil.

Todos os alunos premiados são do 9º ano do Ensino Fundamental. A estudante Suzana Rodrigues ficou com a medalha de prata. Já os alunos Irineu Geraldo Rodrigues, Daniel Benedito Rodrigues, Ana Patrícia Cruz do Nascimento, Jamile dos Santos Rodrigues e Ana Clara Rodrigues Fernandes terminaram com o bronze.

“Afrânio está em festa com esse grande resultado obtido pelos nossos estudantes, que provaram ao Brasil o potencial da rede municipal de ensino da cidade. Nosso governo investe muito em Educação por entender que ela é o melhor instrumento para melhorar a vida nosso povo no futuro. E o resultado está aí”, destacou o prefeito Rafael Cavalcanti.

HISTÓRICO - Organizada há 21 anos por uma comissão de astrônomos profissionais ligados à Sociedade Astronômica Brasileira, e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada com alunos de escolas públicas e privadas de todo o país, com recursos oriundos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e patrocínio de entidades privadas.

MEIO AMBIENTE - PATRULHA AMBIENTAL E PARCEIROS ORIENTAM COMO FAZER RECLAMAÇÕES, DENÚNCIAS E SUGESTÕES NA CPRH

Em visita à capital pernambucana, integrante da Patrulha Ambiental recebe orientações de como prestar informações à população através dos veículos de comunicação de forma que a comunidade possa estar mais próxima aos órgãos de defesa do meio ambiente, entre essas instituições está a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). 

Na ocasião, a sugestão dada ao patrulheiro é que procurasse ONGs, Agências Municipais de Meio Ambiente, Secretarias Municipais de Meio Ambiente e órgãos afins, em busca de estreitar os laços dessas instituições no intuito de trazer uma conscientização a toda a população da região, distritos e comunidades envolvidas em ações ligadas à natureza. 
O meio ambiente é um bem fundamental à existência humana e, como tal, deve ser assegurado e protegido para uso de todos. Este é princípio expresso no texto da Constituição Federal, que no seu art. 225, dispõe sobre o reconhecimento do direito a um meio ambiente sadio como uma extensão ao direito à vida, seja pelo aspecto da própria existência física e saúde dos seres humanos, seja quanto à dignidade desta existência, medida pela qualidade de vida. Este reconhecimento impõe ao Poder Público e à coletividade a responsabilidade pela proteção ambiental. 
Contra a fauna (arts. 29 a 37): São as agressões cometidas contra animais silvestres, nativos ou em rota migratória, como a caça, pesca, transporte e a comercialização sem autorização; os maus-tratos; a realização experiências dolorosas ou cruéis com animais quando existe outro meio, independente do fim. Também estão incluídas as agressões aos habitats naturais dos animais, como a modificação, danificação ou destruição de seu ninho, abrigo ou criadouro natural. A introdução de espécime animal estrangeira no país sem a devida autorização também é considerado crime ambiental, assim como a morte de espécimes devido à poluição.
Crime é uma violação ao direito. Assim, será um crime ambiental todo e qualquer dano ou prejuízo causado aos elementos que compõem o ambiente: flora, fauna, recursos naturais e o patrimônio cultural. Por violar direito protegido, todo crime é passível de sanção (penalização), que é regulado por lei. O meio ambiente é protegido pela Lei n.º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), que determina as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. 
A Lei 12.651, de 25 de Maio de 2012, (Código Florestal) estabelece normas para proteção da vegetação nativa em áreas de preservação permanente, reserva legal, uso restrito, exploração florestal e assuntos relacionados. Nesse contexto, as propriedades deverão seguir as instruções estabelecidas nessa legislação. 
Conforme definição da Lei citada, Área de Preservação Permanente é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. (grifos do autor) 


Seguem abaixo gráficos de orientação de como entrarem contato com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). 



Entra no site do CPRH

Rola-se a barra até encontrar a logo da Ouvidoria 






Pronto! 
Após preenchimento é só aguardar a resposta.
Segue abaixo o contato via telefone
(81) 3182-8800 e 3182-8806 

Caso a denúncia seja relacionada a Área de Preservação Permanente na APA Chapada do Araripe ou seja, área da Serra, estas informações devem ser passadas ao Órgão responsável pela APA Araripe que fica localizada na FLONA Araripe, onde segue o contato abaixo. FLONA Araripe (88) 3501-1702 


Fonte: ww.oeco.org.br
Imagens: Site CPRH

Imagens: Google

LITORAL NORTE - SHOPPING DE IGARASSU GERA MIL NOVOS EMPREGOS


O governador Paulo Câmara participou, na manhã de ontem terça-feira (30.10), da solenidade de inauguração do Shopping Igarassu, o mais novo e moderno espaço comercial do Litoral Norte pernambucano. Localizado no centro da cidade, o mall possui uma área construída de 8,6 mil metros quadrados e capacidade para 75 lojas, 12 quiosques, cinema com salas 2D e 3D e estacionamento para 260 veículos. Com um investimento de R$ 50 milhões, o empreendimento deve gerar cerca de mil empregos diretos e indiretos na região.

“Eu fico muito satisfeito de vir a Igarassu e inaugurar esse shopping, uma construção moderna e bem feita, e que é um símbolo da determinação das pessoas em acreditar que vale a pena investir em Pernambuco. Estamos dando, mais uma vez, um exemplo ao Brasil na atração de empreendimentos como esse, mesmo em período de crise. Empreendimentos que são indutores do desenvolvimento. E é isso que a gente quer nos próximos quatro anos: induzir desenvolvimento, gerar emprego e renda e melhorar a vida do nosso povo”, frisou o governador.

Paulo ainda destacou o crescimento da região nos últimos anos. “A gente viu o desenvolvimento dessa região com a chegada de tantas indústrias. Hoje, Igarassu e Itapissuma têm um polo consolidado de bebidas, e isso é fundamental. Fora o setor de serviços, de logística e tantas empresas que aqui já se instalaram e outras que querem se instalar. Sabemos que essa crise não está sendo fácil para os brasileiros, mas a gente vem construindo em Pernambuco alicerces importantes que já estão dando frutos. Igarassu é um exemplo disso, hoje, trazendo esse empreendimento”, pontuou.
O presidente do Grupo Saunders, Edward Saunders, salientou que o shopping foi uma importante e sonhada conquista, e que o Grupo ainda planeja novos empreendimentos para a cidade. “Nosso desejo é que esse centro de compras incentive outras pessoas e empresas a empreender lucrativamente, gerando empregos e receita para o município de Igarassu e para o Estado de Pernambuco. Posso adiantar que o nosso Grupo tem outro projeto, ainda em estudo, para a cidade, possivelmente tão ousado quanto o desse shopping”, ressaltou.

De acordo com o superintendente do mall, Eduardo Godoy, a expectativa é de que, com todas as operações em funcionamento, o shopping tenha um faturamento anual de R$ 100 milhões. “Nesse momento, temos 53% da área bruta já ocupada. Geramos cerca de 200 empregos durante a construção, e a nossa expectativa é gerar novas oportunidades, a partir das novas locações. Estamos tentando atender a demanda desse crescimento industrial do Litoral Norte”, afirmou Godoy.

Também presente na solenidade, o prefeito Mário Ricardo comemorou a chegada do novo polo comercial. “Hoje, nós estamos vivendo um momento extremamente importante para nossa cidade. Esse shopping não é apenas um centro comercial, ele é um ponto de encontro dos pernambucanos do Litoral Norte, das pessoas de Araçoiaba, Itapissuma, Itamaracá, Abreu e Lima e Goiana”, disse.
ESTRUTURA – Pensando na sustentabilidade, a construção do equipamento fez uso do aproveitamento de água da chuva e de iluminação natural; além de acessibilidade, contando com rampas, escadas rolantes e elevadores em pontos estratégicos. As três salas de cinema serão operadas pela Moviemax e cada uma terá capacidade para 170 pessoas, em média.

O shopping contará também com os serviços do Detran, lotérica, bancos 24 horas e clínica odontológica. A praça de alimentação, com 280 lugares, terá, entre outras operações, os restaurantes Capilé e Laça Burguer, e, na sequência, Pizzaria Atlântico e Subway, entre outras. O shopping terá, ainda, operações em quiosques da McDonald´s, Açaí Concept e Café Santa Clara. Entre as marcas já definidas estão também a Americanas, Casas Bahia, Emanuelle, Império Móveis e Eletro.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais Marcelo Barros (Fazenda) e José Neto (Chefe de Gabinete); o prefeito de Araçoiaba, Joamy Alves; a vice-prefeita de Igarassu, Professora Elcione; o presidente da Câmara Municipal de Igarassu, Elvis Henrique; o presidente da Associação Comercial de Igarassu, Charles Roger; e a coordenadora de serviços do BNDES, Juliana Pessoa.

Da ASCOM

terça-feira, 30 de outubro de 2018

JOGO DO BANQUINHO - CANTOR DE MARCOLÂNDIA-PI SE APRESENTARÁ NO PROGRAMA RAUL GIL

O Jovem Cantor evangélico e empresário Piauiense "ALAN BARRIEL" natural de Picos Piauí com moradia fixa em Marcolândia PI, participará do famoso JOGO DO BANQUINHO NO PROGRAMA RAUL GIL DO SBT.

O Programa vai ao ar no sábado dia 03 de novembro a partir das 14:15. O cantor disse que está muito feliz com a repercussão geral que essa novidade trouxe a sua carreira profissional, pois o mesmo afirmou que há muito tempo tinha o sonho de cantar em um programa a nível nacional e que agora esse sonho finalmente se concretizou. 

Alan Barriel falou da alegria e emoção em conhecer um ícone da televisão brasileira que é o RAUL GIL e disse que pretende em breve se mudar para São Paulo para cumprir algumas agendas e buscar novas oportunidades para sua carreira.

Fonte - Marcolândia em Foco

PRECIPITAÇÕES - VOLTA A CHOVER NO SERTÃO DO ARARIPE

Após duas semanas sem registrar precipitações, na manhã desta terça-feira (30), diversos municípios do Sertão araripeano estão sendo agraciados com uma bela chuva, que graças a Deus veio sem ventos fortes, raios e trovões.

Em cidades como Ouricuri e Bodocó, já chove desde a noite de ontem. Em Trindade e Araripina, as precipitações começaram por volta das 9 da manhã de hoje. O sertanejo agradece.

Fonte - Blog do Roberto Gonçalves

ESCOLA SEM PARTIDO - DEPUTADA DO PSL PEDE QUE ALUNOS GRAVEM VÍDEOS PARA DENUNCIAR PROFESSORES

Logo após a vitória de Jair Bolsonaro, a deputada estadual eleita em Santa Catarina, Ana Caroline Campagnolo (PSL), abriu um canal informal de denúncias na internet para fiscalizar professores em sala de aula a partir desta segunda-feira (29). Campagnolo pede que vídeos e informações sejam repassados para o seu número de celular com o nome do docente, da escola e da cidade. "Garantimos o anonimato dos denunciantes", diz a imagem compartilhada pela deputada em uma rede social.

Historiadora, Campagnolo processou a professora Marlene de Fáveri, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e sua ex-orientadora no mestrado, em 2016, por suposta "perseguição ideológica". O caso, que marcou as discussões acerca do movimento Escola Sem Partido, foi julgado improcedente em setembro deste ano pelo 1º Juizado Especial Cível de Chapecó (SC), mas a atual deputada recorreu. 

Na publicação deste domingo, Campagnolo diz que "amanhã é o dia em que os professores e doutrinadores estarão inconformados e revoltados". "Muitos deles não conterão sua ira e farão da sala de aula um auditório cativo para suas queixas político partidárias em virtude da vitória de Bolsonaro. Filme ou grave todas as manifestações político-partidárias ou ideológica", diz a imagem. 

Na legenda, ela afirma ainda que "professores éticos e competentes não precisam se preocupar". E faz uma ponderação para que vídeos de outros estados não sejam mais enviados para o seu número, alegando que isso já estava sendo feito na noite de hoje. "Não temos como administrar tantos conteúdos. Alunos que sentirem seu direitos violados podem usar gravadores ou câmeras para registrar os fatos", orienta.

Nos comentários da publicação, Campagnolo sugere que os estudantes "deixem o celular em casa e levem gravador e filmadora mesmo", em resposta a um internauta que questionou se celulares não seriam proibidos em sala de aula. Em outra resposta, reforçou que "é só se comportar direitinho que não precisa ter medo". 

Ela também afirmou que as imagens enviadas para o seu celular não serão divulgadas, e sim utilizadas para uma "investigação" e para que sejam verificadas as "medidas cabíveis em cada caso". "Não queremos gravar uma novela, moça", disse para outra internauta.

A aprovação do projeto Escola Sem Partido no Congresso é uma das principais bandeiras de Jair Bolsonaro. O movimento, por sua vez, já foi contestado pela Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério Público Federal (MPF) e associação de professores.

Fonte - Diário de Pernambuco

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

AINDA ESTE ANO - TEMER DIZ QUE DÁ TEMPO DE APROVAR A REFORMA DA PREVIDÊNCIA SE ELEITO QUISER

O presidente Michel Temer disse que, se o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) quiser levar adiante a reforma da Previdência para aprová-la em seu mandato, com base no texto que já tramitou no Congresso, ele acredita que "é possível finalizá-la este ano". Segundo Temer, "a estrada estará inteiramente asfaltada para o próximo governo". Depois de informar que "oferecerá a ideia" a Jair Bolsonaro porque ela "já que está formatada, pronta para ser votada nos dois turnos na Câmara e nos dois turnos no Senado", Temer reiterou que "a ideia só irá adiante se houver apoio do presidente eleito e da sua equipe".

Temer quer passar para a história como o presidente das reformas. O presidente tem lamentado que não conseguiu aprovar a reforma da Previdência, que estava pronta para ir ao plenário, quando foi abatida por denúncias contra ele no Congresso, o que inviabilizou a sua votação.

Temer disse que não chegou a tratar do tema com o eleito, na conversa de hoje por telefone, que foi muito rápida. Mas avisou que está à disposição para levar o assunto adiante. 

Mais cedo, o agora vice-presidente eleito, Hamilton Mourão, defendeu a aprovação do texto e declarou que "o ótimo é inimigo do bom", ao sugerir que se aprovasse o que está pronto e depois se trabalhasse por uma melhora de um novo texto, para outra oportunidade. Bolsonaro e o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), coordenador da campanha do eleito e possível ministro da Casa Civil, já haviam se posicionado contra a reforma.

Para Temer, nos dois meses que restam até o fim do ano, antes da mudança de comando do País, há tempo para se promover a reforma da Previdência, mas sem incorporar mudanças no texto. "Se for modificar demais aquilo que já está pronto para ser votado, evidentemente não dá tempo. Mas, se o presidente eleito quiser avançar na proposta que já estará pronta, acho que dará tempo porque teremos quase dois meses pela frente", comentou.

Fonte - Diário de Pernambuco

ARARIPINA - PM PRENDE DUPLA POR TRÁFICO, POSSE DE ARMA DE FOGO E APREENDE 27,5 QUILOS DE MACONHA


Na tarde do dia 26/10, após informações repassadas pelo efetivo do NIS-3 de Cabrobó, que monitorou a saída de uma grande quantidade de droga da cidade de Cabrobó para Araripina, onde o efetivo do NIS-4 de Ouricuri, e a equipe Malhas da Lei da 9ª CIPM de Araripina, acompanharam a chegada do entorpecente, e posteriormente acionando o efetivo da ROCAM e GT Operações. 

Numa ação conjunta os policiais militares encontraram na Rua Coração de Jesus, n° 102, Bairro Alto da Boa Vista, em Araripina, a quantidade de 10,470 kg de maconha pronta para o consumo com a pessoa de Aluízio Gomes de Sá, 53 anos, desempregado, o qual ao ser questionado da procedência do entorpecente, relatou que foi na cidade de Cabrobó, na noite anterior, 25/10/2018, e trouxe para a cidade de Araripina, entregando uma parte da referida droga a Vinícius Pereira dos Santos, de 21 anos, desempregado, no Sítio Alagoinha, Zona Rural da cidade. 
De imediato as guarnições que estavam na Operação foram até a casa do Vinícius, que ao perceber a chegada das Guarnições, tentou fugir, porém através da ação rápida e coordenada das equipes policias, não obteve êxito, sendo capturado. 

Na casa dele foi encontrado 17,100 kg de maconha pronta para o consumo e um revólver calibre 32, com cinco munições intactas do mesmo calibre. Ainda foi apreendido um celular do Senhor Aluízio e um veículo gol prata de placa KKK-7165, utilizado para ir buscar a droga na cidade de Cabrobó. 

O material apreendido, juntamente com os imputados foram conduzidos para a Delegacia de Araripina, conforme BO 2289/2018. Ação que contribui para a retirada de uma grande quantidade de entorpecente do controle dos traficantes. 
Participaram da operação o Sargento Osmilan juntamente com o efetivo da ROCAM composta pelo Cabo Cícero Rocha e os soldados Wedson e Batista, a GT Operações e GT-02 composta pelos soldados Murilo Gomes, Tiburtino, Ronigleison, Fausto, Efetivo do Malhas da Lei, Efetivo NIS-4 e Efetivo NIS-3. A coordenação ficou a cargo do Major Edimar e Capitão Moura, ambos Comandante e subcomandante da 9ª CIPM de Araripina. 

Fonte/ Fotos - SDS - PMPE - DPO - DINTER II - 9ª CIPM - GOV. MIGUEL ARRAES DE ALENCAR - ARARIPINA 

Reportagem – Fredson Paiva 

SUPREMO - TOFFOLI CLAMA POR PACTO, PEDE UNIÃO E DEFENDE AMBIENTE SEM ÓDIO NEM RADICALISMO


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, clamou neste domingo (28), por um pacto nacional entre os diferentes poderes e a sociedade civil para viabilizar reformas, pediu união e defendeu um ambiente sem ódio nem radicalismo após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a vitória do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) na eleição presidencial.

"Desejo aos candidatos eleitos, Jair Bolsonaro e General Mourão, os votos de que atuem com a responsabilidade necessária para o desempenho da elevada missão de presidir a nação brasileira", afirmou Toffoli, que acompanhou a apuração dos votos no edifício-sede do TSE e participou depois de coletiva de imprensa ao lado da presidente da Corte Eleitoral, ministra Rosa Weber.

"Como falei pela manhã, o presidente eleito tem como primeiro ato o de jurar respeito à Constituição. Deve fidelidade à Constituição Federal, ao Estado Democrático de Direito e às instituições da República", acrescentou Toffoli. 

Para o presidente do Supremo, depois de eleito, Bolsonaro passa a ser o representante de toda a nação, e não apenas dos seus eleitores. "É preciso respeitar aqueles que não lograram êxito em se eleger e também a oposição política que se formará. É momento de união, de serenidade e de combate ao radicalismo e à intolerância", frisou o presidente do Supremo. 

"Deve-se assegurar a pluralidade política do país, um dos mais caros fundamentos do nosso Estado Democrático de Direito, que tutela a liberdade em suas diversas formas, dentre elas, a liberdade de expressão, de opinião e de consciência política, de crença e de culto, de identidades e de convivência harmoniosa entre diferentes formas de viver e conviver uns com os outros. É na pluralidade e na diversidade que se constrói uma grande nação", completou o presidente do Supremo. 

Pacto 

Toffoli defendeu a celebração de um grande pacto nacional para, "juntos, trilharmos um caminho na busca por reformas fundamentais que precisamos enfrentar", destacando a importância de serem realizadas a reforma previdenciária e reforma tributária-fiscal em um quadro de segurança jurídica." 

Para o presidente do Supremo, o Brasil "precisa ser um ambiente seguro para o cidadão brasileiro viver". 

"Com o devido diálogo, devem ser construídos acordos e realizadas as reformas dentro de um quadro de segurança jurídica. O Poder Judiciário, em especial o Supremo Tribunal Federal, seguirá com a sua missão de moderador dos eventuais conflitos sociais, políticos e econômicos, garantindo a paz social, função última da Justiça", observou Toffoli. 

Urnas 

Toffoli iniciou a sua fala na coletiva de imprensa parabenizando a atuação da Justiça Eleitoral, que, na sua avaliação, "mais uma vez, demonstrou estar plenamente à altura de seu papel de guardiã da democracia brasileira". 

O ministro criticou os "ataques injustos, mentirosos" de que a Justiça Eleitoral foi vítima e que "estão sendo apurados pelas instituições brasileiras". Toffoli considerou a Justiça Eleitoral brasileira "um exemplo para o mundo" e ressaltou que jamais um advogado que atua no TSE "contestou a integridade das urnas". 

"Apesar de serem eleições em que a sociedade se dividiu, famílias se dividiram, amigos se dividiram, - o que é próprio de uma democracia, de um Estado democrático de direito em uma eleição fortemente polarizada - a nação brasileira compareceu tranquilamente às urnas e participou, mais uma vez, do ritual de renovação da democracia", comentou Toffoli. 

Por Agência Estado/ Diário de Pernambuco

ARARIPINA - POLÍCIA CIVIL DIVULGA O BALANÇO FINAL DA "OPERAÇÃO FORÇA NO FOCO"

Durante os dias 25 e 26 de outubro, foi desencadeada em Araripina pela polícia civil a Operação Força no Foco, com 17 viaturas empregadas, 12 delegados, 45 agentes e 14 escrivães. Confira o resultado final. 


- Número de Inquéritos instruídos: CVLI :08 e OUTROS: 42; TOTAL: 50 

- Indicação de autoria: 41 

- Flagrantes lavrados: 02 

- Quantidade de Presos: 02 

- Oitivas realizadas: 104 

- Perícias solicitadas: 01 

- Relatórios de conclusão de IP: 29 

- TCO: 13 

- Medidas cautelares solicitadas: 01 Mandados de prisões temporárias 

-Medidas Cautelares Deferidas: 05 Mandados de prisões preventivas 

- Mandados de prisão cumpridos: 01 Mandados de Prisão cumpridos pela PC 

-Mandados de busca e apreensão de menor cumpridos pela PC : * 

-Mandados de Busca e Apreensão cumpridos: 03 

- Material Apreendido: 1 Arma de fogo

Fonte/ Foto - POLÍCIA CIVIL/DINTER-2-AIS-24

Reportagem/ Foto - Fredson Paiva

SEGUNDO TURNO - CONFIRA A LISTA DOS GOVERNADORES ELEITOS EM CADA ESTADO

Treze estados mais o Distrito Federal conheceram seu governador em disputa no segundo turno, realizada neste domingo (28). Confira a lista considerando votos válidos: 


São Paulo
Eleito, João Doria (PSDB) teve 51,75%; enquanto Márcio França (PSB), 48,25%.

Rio de Janeiro
Eleito, Wilson Witzel (PSC) teve 59,87% dos votos; enquanto Eduardo Paes (DEM), 40,13%.


Minas Gerais
Eleito, Romeu Zema (NOVO) teve 71,80% dos votos; enquanto Antonio Anastasia, 28,20%.


Rio Grande do Sul
Eleito, Eduardo Leite (PSDB) teve 53,62% dos votos; enquanto José Ivo Sartori (MDB), 46,38%.

Distrito Federal
Eleito, Ibaneis (MDB) teve 69,79% dos votos; enquanto Rodrigo Rollemberg (PSB), 30,21%.

Amapá 
Eleito, Waldez Góes (PDT) teve 52,35% dos votos; enquanto Capi 40 (PSB), 47,65%.

Amazonas
Eleito, Wilson Lima (PSC) teve 58,52% dos votos; enquanto Amazonino Mendes (PDT), 41,48%.

Mato Grosso do Sul
Eleito, Reinaldo Azambuja (PSDB) teve 52,35% dos votos; enquanto Juiz Odilon (PDT), 47,65%.

Pará
Eleito, Helder (MDB) teve 55,43% dos votos; enquanto Dercio Miranda (DEM), 44,57%.

Rio Grande do Norte
Eleita, Fatima Bezerra (PT) teve 57,60% dos votos; enquanto Carlos Eduardo (PDT), 42,40%.

Rondônia
Eleito, Coronel Marcos Rocha (PSL) teve 66,34% dos votos; enquanto Expedito Júnior (PSDB), 33,66%.

Santa Catarina
Eleito, Comandante Moisés (PSL) teve 71,09% dos votos; enquanto Gelson Merísio (PSD), 28,91%.

Sergipe
Eleito, Belivaldo (PDT) teve 64,37% dos votos; enquanto Valadares Filho (PSB), 35,27%.

Roraima
Eleito, Antonio Denarium (PSL) teve 53,36% dos votos; enquanto Anchieta (PSDB), 46,64%.

Fonte - Diário de Pernambuco

ELEIÇÕES PRESIDENCIÁVEIS - EM PERNAMBUCO, BOLSONARO VENCE EM APENAS UM MUNICÍPIO

Dos 185 municípios de Pernambuco, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) venceu em apenas um: Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano. Ele teve 53,8% dos votos (23 mil) contra 46,1% de Fernando Haddad (19,7 mil). No primeiro turno das eleições, o município já tinha dado o recado quando Bolsonaro ganhou com 45,64% contra 26,24% do petista.

Recife que no primeiro turno fez com que Bolsonaro liderasse com 383.895 votos e alcançasse 43,14% do percentual, recuou e, agora, sem a presença dos outros candidatos foram registrados 482.673 a favor de Haddad, um total de 52,50% dos votos. Jair teve 47,50%, um total de 436.764 votos.

Em Petrolina, no Sertão do São Francisco, a decisão favorável ao petista ficou ainda mais evidenciada no segundo turno, quando 68,03%, 105.663 eleitores preferiam Haddad a Bolsonaro que ficou com 31,97%, 49.661 votos. Anteriormente, no primeiro turno, Haddad liderou com 49,95%, 74.135 votos enquanto Bolsonaro teve 30,23%, total de 44.859 votos.

Estado

Contando apenas com os votos de Pernambuco, Fernando Haddad venceria com 66,53% dos votos enquanto Jair Bolsonaro possui, até o momento, 33,47%.

Nordeste

No nordeste. Fernando Haddad venceria com 68,2% contra 32% de Bolsonaro.

Fonte - Diário de Pernambuco

ARARIPINA - HADDAD 33.843; BOLSONARO 7.083

Como no primeiro turno, Fernanando Haddad (PT), foi o candidato mais votado em Araripina na eleição deste domingo (28).

O candidato do PT recebeu 33.843 votos (82,69%) na maior cidade do Sertão do Araripe. Jair Bolsonaro (PSL), que foi eleito presidente do Brasil, alcançou 7.083 votos (17,31%).

O número de votantes foi de 43.334 eleitores (78,21%). Abstenção: 12.072 eleitores (21,79%). Brancos: 432 eleitores (1%). Nulos: 1.976 (4,56%). Total valídos: 40.926 (94,44%).

Fonte - Blog do Roberto Gonçalves

domingo, 28 de outubro de 2018

ELEIÇÕES 2018 - HADDAD AGRADECE OS VOTOS RECEBIDOS E PROMETE OPOSIÇÃO PELA DEMOCRACIA

Recebido entre palmas de correligionários, lideranças de PT, PROS, PCdoB, PSOL e movimentos sociais, o candidato derrotado à presidente da República, Fernando Haddad, agradeceu na noite de hoje (28) os 46 milhões de votos no segundo turno das eleições.

Em tom firme, Haddad discursou por cerca de dez minutos e garantiu que se manterá na oposição parafraseando o hino nacional. "Verás que um professor não foge à luta. Nem teme quem adora a liberdade a própria morte", afirmou, ao lado da esposa, Ana Estela Haddad, seus filhos Bernardo e Ana Carolina, sua mãe, e irmãs.

Democracia 

Haddad ressaltou que há um longo período as "instituições são colocadas à prova a todo instante" e que soberania nacional e a democracia são valores que estão "acima de todos nós".

"Temos uma tarefa enorme no país, que é em nome da democracia, defender o pensamento, as liberdades desses 45 milhões de brasileiros", argumentou. "Parte expressiva do povo brasileiro precisa ser respeitada nesse momento", completou.

Haddad subiu ao palco acompanhado da vice, Manoela d'Ávila, que carregava sua filha Laura no colo, do ex-candidato à presidência pelo PSOL, Guilherme Boulos, da ex-presidente Dilma Rousseff e de outros políticos de esquerda.

Coragem

Haddad afirmou que tem um compromisso com os brasileiros e pediu para que seus eleitores não aceitem provocações e ameaças. "Não vamos deixar esse país para trás. Vamos colocar o nosso ponto de vista", assegurou. "Coloco a minha vida à disposição desse país. Não tenham medo, nós estaremos aqui. A vida é feita de coragem.", garantiu.

Antes de discursar, houve um minuto de silêncio em homenagem às mortes de Marielle Franco, Moa do Catendê e Charlione Albuquerque.

Derrota

O candidato do PT foi derrotado por Jair Bolsonaro por uma diferença de cerca de 11 milhões de votos. Por meio do Twitter, a candidata à vice na chapa de Haddad, Manoela d'Ávila, disse que "a tristeza tem que se transformar rapidamente em resistência."


"O espírito desses últimos dias, nos quais milhares foram para as ruas pra virar votos de um modo tão bonito precisa se manter e se multiplicar. Eles venceram, mas a luta vai continuar. Vamos permanecer juntos, resistir e defender a democracia e a liberdade", afirmou.

Fonte - Diário de Pernambuco

PROJETO MUSICAL - SESC LER ARARIPINA INSCREVE PARA A MOSTRA DE MÚSICA VOZES DO SERTÃO

A música vai tomar conta de Araripina de 8 a 10 de novembro com a primeira edição da Mostra de Música Vozes do Sertão, realizada pelo Sesc Ler. O projeto é voltado para os compositores do Araripe, e está com inscrições abertas até o dia 1º de novembro.

Além de valorizar os compositores locais, o objetivo do projeto é garantir um espaço para reflexão e para a discussão sobre os processos e aspectos da música, suas relações contextuais e as influências na formação histórica. A Mostra ainda pretende estimular as criações autorais.

As inscrições são gratuitas e os interessados em participar devem comparecer ao Ponto de Atendimento do Sesc Ler Araripina até o dia 1º de novembro e preencher um formulário. Para músicos de outras cidades, o cadastro de inscrição, assim como o regulamento, poderá ser solicitado pelo e-mail cjose@sescpe.com.

Para a Mostra só serão aceitas músicas autorais inéditas de todos os estilos musicais. Cada composição deverá ter entre 3 e 7 minutos de duração e o compositor poderá participar com apenas uma canção. A música deverá estar registrada em áudio ou vídeo para inscrição, produzidos de forma caseira ou profissional, mas com qualidade sonora. Os inscritos também deverão criar um link para acesso à música no YouTube.

O projeto elegerá 12 músicas para final. Nos dias 8 a 9 de novembro os selecionados participarão de oficinas oferecidas pelo Sesc. Já no dia 10, às 19h, no Sesc Ler, acontecerá a grande final com a apresentação dos trabalhos. Todos os participantes receberão um kit com material para estudo e prática musical.

Gratuidade – durante o mês de outubro, todas as unidades do Sesc Pernambuco estão oferecendo gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele oferece descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hoteis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento. Para outras informações e relação dos documentos necessários: www.sescpe.org.br

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem vinte unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.


Serviço – Mostra Vozes do Sertão

De 8 a 10 de novembro

Inscrições até 1º de novembro

Local: Sesc Ler Araripina (Rua Vereador José Barreto de Alencar, s/n)

Informações: (87) 3873-0812

Da Dupla Comunicação para o Blog do Fredson

Foto - Reprodução Internet

30,79% - VOTOS BRANCOS E NULOS BATEM RECORDE NA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

Com 98,38% das urnas apuradas já se sabe que quase um terço da população preferiu lavar as mãos. A abstenção chegou a 21,25%, os votos brancos, a 2,15%, e os nulos, a 7,44%. Ou seja, mais de 30% dos eleitores brasileiros não escolheram nenhum dos dois candidatos à Presidência da República.

Essa é a maior soma de brancos e nulos desde 1989. A partir do cenário de redemocratização, com eleição em dois turnos, a média de votos nulos ficou em 4,45%, com pico de 4,7% em 2006, ante 7,38% hoje. A média de votos brancos foi de 1,72%. 

O resultado mostra que, além dos dois blocos polarizados, há uma terceira força no país que simplesmente não se sente representada. Praticamente um em cada três brasileiros preferiu ficar de fora da decisão mais importante de uma democracia.

Por Correio Braziliense

POLÍTICA - BOLSONARO CONFIRMA QUATRO MINISTROS PARA SEU GOVERNO

A definição do ministério do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) deverá se acelerar nos próximos dias, mas os primeiros nomes foram confirmados hoje por ele. No poderoso ministério da Fazenda, que poderá ser renomeado para Economia, figura desde o início o economista Paulo Guedes. Para a estratégica Casa Civil, foi escolhido o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS). E para o Ministério da Defesa, a escolha recaiu sobre o general reformado Augusto Heleno.
Paulo Guedes comandará o Ministério da Fazenda - Ferrnando Frazão/Agência Brasil

Na pasta de Ciência e Tecnologia, o astronauta brasileiro Marcos Pontes, que é tenente-coronel da Aeronaútica, também foi confirmado por Bolsonaro e ele próprio admitiu que aceitaria a missão. 

A meta máxima de 15 ministérios, por exemplo, já não é uma certeza. A primeira polêmica surgiu com a tão anunciada e propagada pelo candidato fusão entre as pastas da Agricultura e Meio Ambiente. Após receber visitas de empresários, exportadores, e de representantes do agronegócio, ficou claro que é preciso analisar eventuais prejuízos na economia internacional com as possíveis mudanças. Hoje, o principal discurso de Bolsonaro é afirmar que irá ouvir e avaliar todas as vertentes políticas e econômicas antes de tomar qualquer decisão. 

Civis 

Paulo Guedes é carioca, tem 69 anos, é formado em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com mestrado pela Universidade de Chicago. É conhecido no meio acadêmico, tendo lecionado na PUC-Rio e na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi um dos fundadores, em 1983, do Banco Pactual.

Também foi sócio-fundador e diretor executivo da JGP Gestão de Recursos, onde era um dos responsáveis pela supervisão da gestão do Fundo JGP Hedge e pela estratégia das operações. Tornou-se membro do conselho diretor da PDG Realty Empreendimentos e Participações, da Abril Educação e da Localiza Rent a Car. Ajudou a fundar o Instituto Millenium, um centro de pensamento econômico, e também foi sócio-fundador do grupo financeiro BR Investimentos, que se tornaria parte da Bozano Investimento.
Onyx Lorenzoni será ministro da Casa Civil - Fernando Frazão/Agência Brasil

O deputado gaúcho Onyx Lorenzoni (DEM-RS) foi escolhido para a Casa Civil pelo trabalho de articulação legislativa desempenhado com sucesso no Congresso, meses antes do início da campanha, arregimentando maioria parlamentar de sustentação a Bolsonaro.

Onyx tem 64 anos, nascido em Porto Alegre, formado em medicina veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Está em seu quarto mandato como deputado federal, depois de exercer dois mandatos como deputado estadual.

No Congresso, Onyx é apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) como um dos parlamentares mais influentes. Participou de 12 CPIs, com destaque para a dos Correios, e a da Petrobras. Em 2016, foi relator do projeto que transforma as 10 Medidas contra Corrupção, propostas pelo Ministério Público Federal (MPF), em lei.

Generais na Esplanada 

O general Heleno tem 70 anos, é nascido em Curitiba e formado na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). É considerado uma das pessoas que gozam do maior prestígio e respeito por parte de Bolsonaro.

Heleno foi o primeiro comandante da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah), de junho de 2004 a setembro de 2005. Antes disso, no início de sua carreira, foi primeiro colocado de sua turma de cavalaria na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme).

No posto de major, integrou a missão militar brasileira de instrução no Paraguai. Como coronel, comandou a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas, e foi adido militar da Embaixada do Brasil em Paris, acreditado também em Bruxelas.
General Augusto Heleno comandará o Ministério da Defesa - Arquivo/Agência Brasil

Como oficial-general, foi comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e do Centro de Capacitação Física do Exército, chefe do Centro de Comunicação Social do Exército e do Gabinete do Comandante do Exército. O general também foi comandante militar da Amazônia.

O tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) Marcos Pontes tem 55 anos e é natural de Bauru (SP). Notabilizado como o primeiro astronauta brasileiro, que atingiu o espaço em março de 2006, à bordo de uma nave russa, após anos treinando na Nasa, irá comandar a pasta de Ciência e Tecnologia.

Formou-se no Colégio Liceu Noroeste, em Bauru em 1980. Em 1984, recebeu o bacharelado em tecnologia aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga. Em 1989, iniciou o curso de engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, recebendo o título de engenheiro em 1993. Em 1998, obteve o mestrado em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, em Monterrey, Califórnia.
Marcos Pontes comandará Ciência e Tecnologia - Divulgação/Nasa

Em junho de 1998, foi selecionado para o programa espacial da Nasa, para a candidatura a que o país tinha direito no programa espacial do governo americano, pelo fato de integrar o esforço multinacional de construção da Estação Espacial Internacional.

Iniciou o treinamento obrigatório em agosto daquele ano no Centro Espacial Lyndon Johnson, em Houston. Em dezembro de 2000, ao

concluir o curso, foi declarado oficialmente astronauta da Nasa.

Cotados

Também aparece cotado para um ministério da Infraestrutura o general da reserva Oswaldo de Jesus Ferreira, 64 anos, que atuou em Brasília como um dos coordenadores do plano de governo de Bolsonaro. O general, que chegou ao posto máximo da carreira como chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, tem como meta retomar as obras paralisadas, o que exigirá aumento das verbas para investimentos, hoje reduzidas.

Na área de educação e comunicações, surge o nome do general Aléssio Ribeiro Souto, que tem coordenado esta área do programa de governo, mas há políticos do DEM cotados para ser ministro da Educação - como o próprio ex-ministro Mendonça Filho. 

Saiba mais




Da Agência Brasil