quinta-feira, 30 de novembro de 2017

CLASSE OURO - DEPUTADA ROBERTA ARRAES HOMENAGEIA VALDEIR BATISTA COM MEDALHA LEÃO DO NORTE


Na noite de ontem, (29), a deputada Roberta Arraes (PSB) homenageou o ex-prefeito e ex-deputado, Valdeir Andrade Batista, com a entrega da Medalha Leão do Norte, em solenidade realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A medalha destina-se agraciar pessoas que tenham se destacado no estado de Pernambuco.
De acordo com Projeto de Resolução de nº 1490/2017, o agraciamento a Dr Valdeir, é pelo Mérito Administrativo e Assistência Social Ministro Marcos Freire, pelo grande destaque que tem o empresário no cenário da administração pública e assistência social pernambucana ao longo de sua vida pública e profissional.

Valdeir Batista nasceu no município de Ipubi, mas foi criado em Araripina. Formou-se em direito, e foi deputado estadual nos mandatos de 1991 e 1998. 
Já nos anos de 2005 a 2008, tornou-se prefeito de Araripina, onde com seu empenho e seriedade na causa pública, alcançou representatividade local, estadual e regional. Triunfou ao trazer a tão necessitada água ao sertão do Araripe, através da Adutora do Oeste. 

Para a parlamentar foi uma justa e merecida homenagem “Como autora da resolução desse agraciamento, afirmo com afinco que Valdeir Batista é merecedor de todo esse reconhecimento, por ser um homem empreendedor, dinâmico e ter contribuído tanto para o desenvolvimento da Região do Araripe e de todo estado”, afirmou.
Da ASCOM

IPUBI - CONTAS DO PREFEITO CHICO SIQUEIRA FORAM APROVADAS EM SESSÃO DA CÂMARA

Foi votado na sessão dessa quarta-feira (29), na Câmara de Vereadores de Ipubi, em primeiro e segundo turno, com parecer das comissões de Finanças e Orçamento a prestação de contas do poder executivo do exercício dos anos 2005 e 2012.

Após avaliação, foram votados pelos vereadores com maioria dos votos e, dado aprovação pelos parlamentares.

É de responsabilidade do Poder Legislativo Municipal, órgão eleito democraticamente pelo povo, o julgamento das contas de natureza política, já que representa a soberania popular, por isso tem a legitimidade para este exame.

“Com 9 votos a favor e 1 contra, para as contas de 2005 e 9 votos a favor e 1 abstenção para as contas de 2012, os Parlamentares entenderam que administramos a coisa pública atendendo aos ditames determinados pela lei, e que em momento algum, causamos prejuízo aos cofres públicos do município de Ipubi, destinando os recursos públicos único e exclusivamente para a melhoria da população ipubiense,” disse o prefeito Chico Siqueira (PSB) que esteve pessoalmente apresentando sua justificativa na sessão.

O prefeito agradeceu ainda em suas redes sociais o entendimento da Câmara. “Agradeço a todos pelo entendimento, em especial aos Vereadores Shell, Barrocha, Osmar, Leontina, Gilson, Venildo, Damázio, Nájila e ao Presidente Afonso. A vitória não é minha, mas sim do povo ipubiense”, frisou.

Da Assessoria

IF SERTÃO CAMPUS OURICURI - SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA OCORRERÁ NO INÍCIO DE DEZEMBRO

Com o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população, promovendo atividades de divulgação científica nas mais diversas áreas, o campus Ouricuri do IF Sertão – PE promove, entre os dias 4 e 7 de dezembro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que tem como tema “A Matemática está em tudo”.

Nesta edição, a Instituição vai ofertar minicursos, oficinas, palestras, exposições e outras atividades que apresentam como a vida humana está cercada nos mínimos detalhes pela matemática, seja a partir dos cálculos aritméticos do dia a dia, presentes na economia doméstica, na geometria aplicada por engenheiros e arquitetos, nos algoritmos utilizados pelos sistemas de busca da internet, ou no cálculo de rações de animais, entre outros.

Para se inscrever, o/a interessado/a deve acessar o site http://fsspe.petrolina.ifsertao-pe.edu.br/ifeventos/public/, cadastrar-se e escolher a atividade que desejar, observando o limite de vagas ofertadas, pois haverá a emissão de certificado para quem participar do evento.

O coordenador do Proeja de Edificações e presidente da comissão organizadora da SNCT no campus Ouricuri, o professor Luiz Santiago Lacerda, falou sobre a importância da Semana para a Instituição. “A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia apresenta anualmente a oportunidade de seus participantes entrarem em contato com um conteúdo diferenciado daquele vivenciado na vida acadêmica e cotidiana, além de integrar os servidores, o corpo discente e a comunidade externa. Na SNCT é utilizada uma linguagem acessível à população e meios inovadores que estimulam a curiosidade e motivam a discussão sobre as implicações sociais da ciência”, disse.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi criada pelo decreto de 9 de junho de 2004. Ela é realizada sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A SNCT conta com a parceria e a participação de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa, e de entidades ligadas à Ciência e Tecnologia de cada região do país.

Este ano, o tema escolhido para a 14ª edição da SNCT foi “A Matemática está em tudo”, devido ao fato de que o país sediou, pela primeira vez, a Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemáticos.

Da ASCOM/IF Sertão Campus Ouricuri

ESTATUTO DO DESARMAMENTO - COMISSÃO DO SENADO AUTORIZA POSSE DE ARMA DE FOGO POR MORADORES DA ZONA RURAL

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, na noite de quarta-feira (29), o projeto que autoriza a compra de arma de fogo por moradores da zona rural. Por 11 votos a cinco, a proposta segue para análise da Câmara caso não haja recurso para que seja apreciada pelo conjunto dos senadores, em plenário.

O texto altera o Estatuto do Desarmamento para permitir a aquisição de armas de fogo por residentes em áreas rurais maiores de 21 anos. Para isso, os proprietários rurais devem atender a pré-requisitos como atestado de bons antecedentes e comprovante de residência em área rural.

Leia também:



De acordo com o autor do projeto, senador Wilder Morais (PP-GO), a intenção é garantir a segurança dos moradores de zonas rurais que, “não raro, encontram-se a centenas de quilômetros de um posto policial, o que coloca inúmeras famílias à mercê do ataque de criminosos”.

"Eu vou me ater à minha região amazônica, o Acre. Temos uma deficiência muito grande. Essas pessoas querem ter porte de arma não é para andar com arma não, é para as suas defesas. Essa população rural virou uma espécie de uma presa fácil", avaliou o relator do projeto, senador Sérgio Petecão (PSD-AC).

Já os contrários à proposta, como o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), criticaram a possibilidade de se aumentar a criminalidade no campo. "Uma pessoa do campo pode comprar a sua arma. Aí vai lá, na sua diversão, vai num bar beber. Briga e mata outra. O cidadão quando briga, se descontrola, vai em casa e pega a arma", contrapôs. Os senadores argumentaram, porém, que se aprovada, a proposta permitirá apenas a posse e não o porte da arma.

Na mesma sessão, os senadores da CCJ aprovaram o projeto que torna crime o porte de arma branca, como faca, canivete e estilete. Assim como o texto anterior, este projeto não precisa passar pelo plenário do Senado e segue diretamente para análise dos deputados, se não houver pedido de senadores.

A proposição estabelece pena de detenção de um a três anos e multa para quem portar algum artefato cortante. O projeto esclarece, porém, que não entram na punição o uso desses instrumentos para uso em ofício, arte ou atividade para a qual foi fabricado.

Da Agência Brasil

ALEPE - VEREADORES DE ARARIPINA E DEPUTADA ROBERTA ARARES DESTACAM HOMENAGEM A VALDEIR BATISTA


Estiveram prestigiando na noite desta quarta (29) a entrega da Medalha Leão do Norte, Classe Ouro, ao político Valdeir Batista no Recife, os vereadores do Partido Republicano Brasileiro – PRB de Araripina, Tico de Roberto e Silvano do Moraes, além de Edsávio Coelho, parlamentar pertencente ao Solidariede – SD, e que em breve poderá estar integrando a sigla republicana da maior cidade do Araripe.

A homenagem mereceu registro da deputada Roberta Arraes (PSB) no Plenário. A parlamentar, autora do requerimento que propôs a homenagem no Mérito Administrativo e Assistência Social Ministro Marcos Freire, ressaltou a trajetória do agraciado.
Contabilista e empresário do ramo de tecelagem, Batista ocupou, na vida pública, os cargos de deputado estadual e de prefeito de Araripina, no Sertão do Araripe.

“Conheço de perto a luta desse homem, exemplo de quem fez política sempre com largueza”, pontuou a socialista. “Com seu empenho e seriedade, alcançou representatividade local e triunfou, ao levar a tão necessitada água para sua região”, sublinhou a deputada.

Fonte - Blog do Roberto Gonçalves

PESSOAS QUE NUNCA TIVERAM DENGUE NÃO DEVEM TOMAR A VACINA - DIZ ANVISA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou ontem quarta-feira (29) que o laboratório Sanofi-Aventis, fabricante da vacina da dengue, apresentou informações que sugerem que pessoas que nunca tiveram contato com o vírus da dengue podem desenvolver formas mais graves da doença caso tomem a vacina. A vacina Dengvaxia foi aprovada no Brasil em 28 de dezembro de 2015 e não é oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações.

Saiba Mais



A suspeita do laboratório, apresentada nesta semana, ainda não é conclusiva, mas, diante do problema, a recomendação da Anvisa é que a vacina não seja tomada por pessoas que nunca tiveram dengue. Apesar de esclarecer que a vacina por si só não é capaz de desencadear um quadro grave da doença nem induzir ao aparecimento espontâneo da dengue - para isso, é preciso ser picado por um mosquito infectado -, existe a possibilidade de que pessoas soronegativas desenvolvam um quadro mais agudo de dengue caso sejam infectadas após terem recebido o medicamento.

A bula da vacina será atualizada enquanto a Anvisa avalia os dados completos dos estudos, que ainda serão apresentados pelo fabricante. A vacina da Sanofi, chamada Dengvaxia, é a única aprovada no Brasil. O produto é indicado para imunização contra os quatro subtipos do vírus. Para as pessoas que já tiveram dengue, a Anvisa avalia que o benefício do uso da vacina permanece favorável.

Por meio de um comunicado, a Anvisa esclareceu que “este risco não havia sido identificado nos estudos apresentados para o registro da vacina na população para a qual a vacina foi aprovada”. A agência informou que, antes do registro, os efeitos da imunização foram estudados em mais de 40 mil pessoas em todo o mundo, e que as pesquisas seguiram os padrões estabelecidos por guias internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Da Agência Brasil

ARARIPINA - PROJETO SOBRE A IDEOLOGIA DE GÊNERO NA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS É APROVADO NA CÂMARA


O projeto de lei n° 037/2017 de autoria do vereador João Erlan (PDT), foi colocado em votação na terça-feira (21), na Câmara de Vereadores de Araripina, no Sertão de Pernambuco e foi aprovado por unanimidade pelos 15 parlamentares da Casa Legislativa.
Um grande público compareceu a reunião, padre, pastores, representantes de Lojas Maçônicas, Clubes de Serviços e outras entidades representativas da sociedade araripinense.O Projeto diz que fica determinantemente proibida na grade curricular da rede municipal e privada, a disciplina denominada Ideologia de Gênero, bem como toda e qualquer disciplina que tente orientar a sexualidade, ou que tente extinguir o gênero masculino e ou feminino como gênero humano.

Fonte - Blog do Roberto Gonçalves

SEGURANÇA - DEPUTADA ROBERTA ARRAES ACOMPANHA VISITA DO SECRETÁRIO ANTÔNIO DE PÁDUA AO SERTÃO DO ARARIPE

Na manhã de terça-feira (28), a deputada Roberta Arraes (PSB) esteve acompanhando a visita do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, em Ouricuri, no Sertão do Araripe.

Primeiro participaram da apresentação do quadro organizacional do 7º BPM- Voluntários da Pátria, pelo Major Carvalho, depois se reuniram com o prefeito do município, Ricardo Ramos, onde conversaram sobre a chegada do Denarc – Departamento de Repressão Ao Narcotráfico, do núcleo de Gerência Geral da Polícia Científica, além de outras reivindicações para melhorar a segurança da região, como a chegada do efetivo policial, mais viaturas, e o reforço da solicitação da parlamentar, em levar uma Delegacia Regional de Polícia da Mulher.

“Foi uma agenda bastante positiva, na certeza que essas ações somarão bastante para ajudar no combate à criminalidade do Sertão do Araripe”, afirmou Roberta Arraes.

Estiveram na oportunidade também, o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, delegado Joselito Kherle, a corregedora geral da SDS, delegada Carla Patrícia, a gerente Geral da Polícia Científica, Dra Sandra Maria, a delegada do Controle Operacional do Interior 2, Dra Pollyana Nery, o Comandante Geral do CBMPE, Coronel Cunha, o comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, além de lideranças políticas e vereadores de Ouricuri.

Da ASCOM

1.090 VAGAS - PAULO CÂMARA ANUNCIA AMPLIAÇÃO DO GANHE O MUNDO

A partir do próximo ano, alunos da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco terão também a oportunidade fazer intercâmbio na Alemanha e na Colômbia através do Programa Ganhe o Mundo. A novidade foi anunciada pelo governador Paulo Câmara, na quarta-feira (29.11), durante solenidade de lançamento da edição 2018 do PGM, no Palácio do Campo das Princesas. Para esta nova etapa, serão nove destinos parceiros e 1.090 vagas de intercâmbio divididas entre as três modalidades do PGM: Tradicional (1.045), Musical (20) e Esportivo (25). Outra novidade da edição é a ampliação das vagas com destino à Espanha – 40 para a modalidade Tradicional e 10 para a Musical -, fruto de uma parceria firmada com a companhia aérea Air Europa.

“Serão mais 1.090 alunos que vão viver essa experiência e levar um pouco de Pernambuco para o mundo. Alunos que vão aprimorar seus conhecimentos, aprender uma segunda língua e trazer para o nosso Estado um conhecimento globalizado. Mas o que mais nos orgulha é saber que tudo que foi planejado, lá atrás, com Eduardo Campos, a gente está podendo aprimorar e traçar um futuro cada vez mais promissor para os nossos estudantes. Então, são momentos como esses que nos animam a trabalhar mais determinados, mais conscientes de que estamos no caminho certo. Muito ainda temos que fazer, mas o caminho que nós estamos trilhando é o caminho da valorização e da certeza que os nossos jovens, por mérito próprio, estão tendo o seu valor reconhecido e a oportunidade de um futuro melhor”, destacou o governador.

A grande novidade desta nova edição do PGM é a inclusão da língua alemã na grade de idiomas do curso de línguas. Durante este ano, cinco estudantes foram selecionados e embarcarão em fevereiro de 2018 para a cidade de Berlim, na Alemanha. Os alunos, oriundos do Ginásio Pernambucano - unidades Aurora e Cabugá, participarão do programa internacional de intercâmbio no DID Deutsch-institut. Em Pernambuco, a língua alemã está na grade curricular desde 2009, na Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano. Para esta nova edição, a Rede Estadual conta com cinco escolas que ofertam o alemão através do PGM, totalizando 100 estudantes cursistas. Outro destaque é a inclusão da Colômbia como novo destino para os intercambistas. Serão 25 vagas com destino ao terceiro país mais populoso com a língua espanhola como idioma oficial.

O secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, fez questão de pontuar os avanços e a priorização que o Programa tem conquistado nos últimos anos. “Todos os anos nós trazemos novidades. Em 2015, foi o PGM Esportivo. Em 2016, foi o PGM Musical. Em 2017, nós ampliamos o número de vagas e incluímos o Uruguai como novo destino. E para 2018 será ainda mais especial: vamos conseguir impactar e ampliar as vagas do Ganhe o Mundo em todas as modalidades. Além disso, vamos contar com dois novos destinos e a introdução da língua alemã no curso de idiomas. Enfim, só temos a agradecer ao governador Paulo Câmara por todo o apoio que nos tem dado. A gente realmente acredita que o PGM contribui para a criação de uma nova e promissora geração de pernambucanos”, frisou.

Tárcyla Arruda, de 16 anos, integra o grupo dos cinco estudantes selecionados para o intercâmbio na Alemanha. Matriculada no 2º ano do Ensino Médio do Ginásio Pernambucano, unidade Cruz Cabugá, a aluna declarou que se preparou muito para a seleção e que está ansiosa para viver a experiência. “Eu vou aprender uma nova língua. Uma língua que poucas pessoas no Brasil falam. Vou amadurecer mais, através do contato com várias pessoas, com culturas diferentes, e isso vai me ajudar muito. Meus pais acreditam muito em mim, e eu acho que isso é a base de tudo”, disse.

PARCERIAS - Por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Air Europa, serão oferecidas mais 40 vagas para o intercâmbio na Espanha na modalidade Tradicional do PGM, totalizando 65 ofertas para o curso de língua espanhola no país. Já na modalidade Musical, serão ofertadas 10 novas vagas, também para o país europeu, duplicando o número de oportunidades já oferecidas. Com o incremento, 20 estudantes terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades musicais no Canadá (10) e, agora, na Espanha (10).

Das 1.045 vagas da modalidade Tradicional, serão 700 para a língua inglesa, 340 para a língua espanhola e 05 para a língua alemã. Os destinos parceiros desta modalidade são: Canadá (450), Estados Unidos (100), Nova Zelândia (100), Austrália (50), Argentina (125), Chile (125), Espanha (65), Colômbia (25) e Alemanha (05). Já na modalidade Esportiva, os 25 intercambistas selecionados viverão a experiência no Canadá. “O Programa Ganhe o Mundo Esportivo é um programa pioneiro que possibilita todos os anos alunos-atletas da Rede Pública ganharem o mundo e terem uma experiência inesquecível, para toda a vida. E todos esses jovens que foram ao Canadá, voltaram com seu desempenho melhor, em cada modalidade eles melhoraram as suas marcas, fazendo com que Pernambuco venha melhorando, cada vez mais, as suas marcas no esporte”, ressaltou o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Felipe Carreras.

EMBARQUE - Os alunos selecionados embarcarão para um dos nove países parceiros do Programa, conforme a língua escolhida (04 de língua inglesa, 04 de língua espanhola e 01 de língua alemã). O primeiro grupo embarca no 2º semestre de 2018 e o segundo grupo no início de 2019. Os intercambistas estudam até um semestre letivo (dependendo da modalidade do PGM) em escolas de Ensino Médio (high school) com direto a seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casas de família (host family) com todas as refeições, além de receberem bolsas mensais. Desde a primeira edição do PGM, em 2012, mais de seis mil estudantes realizaram o sonho do intercâmbio internacional. O programa é um dos principais investimentos da Educação priorizados no governo Paulo Câmara.

“Programas educacionais, como o Ganhe o Mundo, devem ser valorizados por sua capacidade de criar pontes, de ligar pessoas e culturas. Eles propiciam aos alunos uma experiência educacional enriquecedora, preparando-os para o futuro em um mundo globalizado”, ressaltou o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel.

Estiveram presentes também os secretários estaduais Lúcia Melo (Ciência, Tecnologia e Inovação), Cloves Benevides (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude), Ruy Bezerra (Controladoria Geral do Estado), Antônio Carlos Figueira (Assessoria Especial); os deputados estaduais Diogo Moraes, João Eudes, Aluísio Lessa, Roberta Arraes e Simone Santana; além do cônsul honorário da Colômbia e Guatemala, Eduardo Galvão; o cônsul geral da Argentina no Recife, Jaime Beserman; a cônsul geral da Alemanha no Recife, Maria Koenning; e o especialista em diplomacia pública do Consulado Geral dos Estados Unidos, Stuart Alan Beechler.

Da ASCOM

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

IF SERTÃO - CAMPUS OURICURI PROMOVE A I SEMANA DE HUMANIDADES E IV SEMANA DE CONSCIÊNCIA NEGRA

Com o tema “As humanidades nas artes: seus diálogos e intercâmbios”, a I Semana de Humanidades terá minicursos, oficinas, mesas redondas, exibição de filmes e apresentações culturais, os quais trarão discussões críticas e reflexivas sobre as artes com os pontos de vistas histórico, geográfico, filosófico, sociológico, político e cultural, debatendo temas como Sertão e política, militarismo, juventudes, cidades sertanejas, convivência com o semiárido, o uso da fotografia como registro humano e espacial e a importância da obra de Patativa do Assaré para cultura popular.

A ideia de promover a Semana de Humanidades surgiu do desejo e da inquietação dos professores da área das Ciências Humanas do Campus Ouricuri em debater com a comunidade escolar, de maneira mais ampliada, temas relacionados ao Brasil e ao Sertão, em especial, como corrupção, justiça e liberdade de expressão. “Para tanto, nada melhor do que aliar esse debate às artes, tão perseguida nos dias atuais e tão necessária ao povo brasileiro”, contou o docente da disciplina de Sociologia e presidente da comissão organizadora, Juliano Varela.

O professor Juliano Varela também esmiuçou como será o evento: “Vamos trabalhar exatamente a relação das ciências humanas com as artes. De que maneira nós podemos dialogar? De que maneira podemos promover intercâmbio entre as duas áreas? E como é importante ter as artes refletindo sobre as questões relativas ao ser humano em sociedade. Então, estamos pensando em discutir uma arte crítica, reflexiva e que expresse as questões da ordem do dia da humanidade em geral e, sobretudo, do Brasil e do Sertão”, declarou.

O docente também ponderou sobre a importância da Semana de Humanidades para o campus Ouricuri e para região que a Instituição está instalada. “É importante para nossa Instituição que tem como base fundamental o ensino técnico e tecnológico, mas, como costumo dizer, atrás de uma máquina e atrás de uma técnica, existe sempre um ser humano que mantém relações sociais dentro de sua realidade. Então, a Semana de Humanidades possibilita ampliar um debate que já existe na sala de aula no âmbito do ensino e através de uma atividade de extensão, nós estendermos a discussão para outras Instituições, para outras áreas do conhecimento e para as comunidades de Ouricuri e da região do Araripe Pernambucano”, disse.

IV Semana de Consciência Negra

A IV Semana de Consciência Negra do campus Ouricuri terá como tema “Ser negro no Brasil: um debate sobre religião, história e identidade”. O evento será realizado conjuntamente com a I Semana de Humanidades e constará de uma mesa-redonda sobre os desafios da convivência religiosa no Brasil, com representantes do candomblé, catolicismo e espiritismo; de uma exposição sobre a questão racial e religião no Brasil; e de um minicurso sobre as heranças africanas na sociedade brasileira.

A professora da disciplina de História e presidente da comissão organizadora da semana, Aline de Biase, contou o objetivo do evento. “O intuito da IV Semana de Consciência Negra do campus Ouricuri é de ser um espaço de discussão sobre a história da população afro-brasileira, que integra 53% da população do Brasil, sua identidade e os desafios da sua inclusão na sociedade brasileira atual”, falou.

Por fim, a I Semana de Humanidades e a IV Semana de Consciência Negra têm a parceria da UNIVASF (Artes Visuais), do SESC (Bodocó e Petrolina), da Prefeitura de Ouricuri, do Coletivo Passarinho, do Espaço Cultural Umbu Bom, do Grupo Teatral Artimanha e do Memorial Patativa do Assaré.

Outras informações no site www.ifsertao-pe.edu.br

terça-feira, 28 de novembro de 2017

ALEPE - EMPRESÁRIO VALDEIR BATISTA RECEBE NESTA QUARTA-FEIRA (29) A MEDALHA LEÃO DO NORTE CLASSE OURO POR MÉRITO ADMINISTRATIVO NA VIDA PÚBLICA


Art. 1º Fica concedida a Medalha Leão do Norte, Classe Ouro, Mérito Administrativo e Assistência Social Ministro Marcos Freire, ao empresário Valdeir de Andrade Batista, de acordo com o inciso IV, § 1º, do art. 278, da Resolução nº 905/2008 - Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. A sessão solene de entrega da medalha será na próxima quarta-feira (29) a partir das 19hs na Assembléia Legislativa de Pernambuco. Esta honraria foi indicação da deputada estadual Roberta Arraes (PSB).

Este Projeto de Resolução objetiva agraciar com a Medalha Leão do Norte, Classe Ouro, Mérito Administrativo e Assistência Social Ministro Marcos Freire, o empresário Valdeir de Andrade Batista, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Araripina, por se destacar no cenário da administração pública e assistência social pernambucana ao longo de sua vida pública e profissional, com relevante dedicação, compromisso, zelo com a coisa pública e incansável luta em benefício da população, principalmente do Sertão do Araripe. 

Valdeir Batista nasceu na cidade pernambucana de Ipubi, em 10 de outubro de 1936, mas foi criado no município de Araripina. Ainda adolescente, demonstrou coragem e inconformação com o acaso ao deixar o conforto do lar à procura de oportunidades que dificilmente uma pequena cidade do sertão pernambucano poderia oferecer nos anos 60. Então foi parar na cidade grande, a cidade maravilhosa! 

Uma vez no Rio de Janeiro, conseguiu sobreviver e estudar, apesar de todas as dificuldades vivenciadas por imigrantes nordestinos, como discriminação, falta de dinheiro, e saudade da sofrida e querida terrinha. Ao retornar a Pernambuco, terminou os estudos, formou-se em Direito, na Faculdade de Direito de Caruaru e conseguiu um bom emprego e estabilidade financeira. Venceu como imigrante nordestino! 

Voltou a Araripina pelo desejo de utilizar sua capacidade a serviço de uma região carente de profissionais qualificados, de educação, e acima de tudo, de água. Recebeu proposta de trabalho do então Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE), chegou ao cargo máximo da agência, e outra vez obteve a estabilidade e o conforto de um emprego seguro, começando sua trajetória na administração pública. Tomado pelos mesmos princípios que o fizeram deixar Araripina, deixou o emprego estável para lançar voos mais altos. E então, começou uma pequena tecelagem, que hoje emprega mais de 500 pessoas no setor têxtil. Mesmo com todas as adversidades que um empresário brasileiro está sujeito, ajudou a gerar desenvolvimento econômico em Araripina, consequentemente beneficiando o Estado de Pernambuco, gerando tributos e impostos, bem como provendo empregos diretos e indiretos. Também promovendo a cultura e entretenimento para o povo, através da rádio Arari FM, que faz parte do seu grupo empresarial. Valdeir venceu também como empresário e condutor de benefícios sociais à população na geração de emprego e renda, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias que dependem direta e indiretamente de seus empreendimentos. 

Mais uma vez, invadido pela vontade de mudar o destino do povo pernambucano, desta vez no campo da Administração Pública, usou de sua força, experiência e reputação a serviço de causas ainda mais nobres, como o bem-estar do povo do Sertão do Araripe. Dentre várias, uma de suas bandeiras era trazer água aos milhares de sertanejos que sofrem na pele com os efeitos da estiagem, sabendo, o próprio Valdeir, o que é conviver com a falta d’água. Durante este desafio, foi por duas vezes Deputado Estadual nesta Casa Joaquim Nabuco, com mandatos de 1991 a 1998. Depois, para exercer seu papel de administrador público mais perto do povo, foi Prefeito do Município de Araripina, nos anos de 2005 a 2008. Com seu empenho e seriedade na causa pública, alcançou representatividade local, estadual e regional. Triunfou ao trazer a tão necessitada água ao sertão do Araripe, através da Adutora do Oeste. É aclamado pelo povo. Venceu também como 

político e gestor público. 

Valdeir ensinou aos quatro filhos e netos o valor da dignidade e humildade. Pregou o bem não apenas por palavras, mas por atos durante toda uma vida. Não negou ajuda nem aqueles que, por fraqueza ou ignorância, o ofenderam. Semeou sempre o amor sem cobrança, à união e a importância da estrutura familiar. Hoje colhe o respeito e o amor incondicional. Venceu também como Pai. 

É só olhar para trás e ver que as marcas que deixou são eternas. Seu legado é exemplo do administrador público e empresário que estimulam o cidadão a sonhar, planejar, agir e realizar. Valdeir de Andrade Batista venceu na vida. 

DA REDAÇÃO 

Com informações da ALEPE

SEGURANÇA - DELEGADA DE ARARIPINA RECEBE DAS MÃOS DO GOVERNADO A MEDALHA DO MÉRITO POLICIAL CIVIL CLASSE OURO


A delegada municipal de Araripina, Dra. Katianna Muniz, titular da 200ª Circunscrição, recebeu na última sexta-feira 24/11, no Recife, a Medalha do Mérito Policial Civil, Classe Ouro. Ela foi a única mulher a ganhar a medalha representando Araripina, a Região do Araripe e o Sertão Pernambucano.

A medalha, uma das mais importantes da polícia civil, foi criada pelo Artigo 72 da Lei nº 6.425, de 29 de setembro de 1972, e regulamentada pelo decreto nº 24.205 de 15 de abril de 2002. Outros delegados de polícia, Comissários, escrivães e agentes, da capital e região metropolitana do Recife também ganharam.
É muito importante quem recebe essa medalha, e no caso da Dra. Katianna, foi em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à segurança pública do Estado de Pernambuco, particularmente à corporação polícia civil.
A medalha foi entrega para a Dra. Katiana Muniz pelo Excelentíssimo Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, atendendo proposta do chefe de polícia civil. O evento aconteceu nas comemorações dos 200 anos da polícia civil.
Por Fredson Paiva

Fotos - Reprodução

PROJETO SIM PARA A CIDADANIA - PAROQUIA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO DE ARARIPINA

O PROJETO SIM PARA A CIDADANIA é uma iniciativa da PAROQUIA NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO em parceria com empresas privadas, instituições públicas e mistas, pessoas físicas, associações, organizações não governamentais e todos os meios de comunicação da Cidade, da Micro e da Macro Região de Araripina. 

A saber, o mencionado PROJETO deseja criar no amalgama da festa da PADROEIRA DA CIDADE DE ARARIPINA um novo marco de comportamentos, práticas e atividades concretas que venham de encontro com as realidades, necessidades e dificuldades sociais, profissionais, pessoais e humanitárias, prioritariamente da população da Cidade de Araripina e Região. 

Ou seja, o núcleo do PROJETO volta-se para o desenho e para a execução de atividades e ações que possam sanear as mencionadas dificuldades da população no campo do acesso aos serviços básicos e elementares de saúde, educação, informação, bem estar, responsabilidade social e ambiental, inclusão e, sobretudo, manutenção da dignidade da pessoa humana na perspectiva do livre, necessário e justo exercício da cidadania. 

O MENCIONADO PROJETO acontecerá no dia 02/12/2017 das 08h às 17 no SESC – LER. Esta edição inaugural somente será possível por que muitos atores se uniram em torno de um bem maior, qual seja, a união de forças, competências, habilidades, saberes e conhecimentos em prol e em favor da comunidade araripinense. Dentre esses atores, de persi, agradecemos a adesão e disponibilidade total, pessoal e profissional do senhor Richard Santiago Alencar – Diretor do Sesc Ler e de todo o seu corpo de recursos humanos. Bem como agradecemos a todos os demais parceiros que ao Projeto fizeram plena adesão. 

Por indiscutível, é neste cenário de solidariedade, voluntariado e responsabilidade social e humana que os organizadores do PROJETO SIM PARA A CIDADANIA se unem, se organizam e se doam para ofertar as seguintes atividades e ações:

* Atendimento médico para adultos e crianças nas especialidades de clínica médica e pediátrica (Secretaria de Saúde do Município de Araripina); 

* Coleta de Preventivo para Câncer de Colo de Útero (Secretaria de Saúde do Município de Araripina); 

* Dispensação de segundas vias de certidões de nascimento, casamento, óbito e emissão CTPS (Cartório de Registro de Pessoas Naturais, Secretaria de Assistência Social, Núcleo do Ministério do Trabalho e Emprego); 

* Distribuição de mudas de espécies nativas ameaçadas de extinção ou frutíferas e realização de palestras relacionadas com o despertar para a formação de consciência de preservação ecológico-ambiental (Patrulha Ambiental, Faciagra e Chapada); 

* Consultoria Jurídica (Vara do Trabalho de Araripina e Faculdade de Direito); 

* Serviços de corte de cabeço, manicure, maquiagem, beleza, estética, bem estar e autoestima, financiamento, negociação, renegociação, acesso a produtos e serviços bancários (Sebrae, Secretaria de Educação); 

* Oferta de informações e coleta de amostras de doadores para serem cadastradas no Banco Nacional de Doadores de Medula Óssea (Hemope e Paroquia Nossa Senhora da Conceição); 

* Coleta e arrecadação de brinquedos, roupas, e calçadas novos ou em ideal condição para uso para serem doados para pessoas carentes (Lions, Rotary e outros); 

* Outras atividades.

Informações com o  Padre Izidório Alencar pelo whatsap 9-8178-5416 ou 3873 - 3652, e com o Dr. José Armando da Silva, pelo Whatsap 63 - 9- 9223 - 7499. Apoio Blog do Fredson e Rádio Arari FM.

Texto - Dr. José Armando da Silva

PETROLINA - DELEGADA POLYANNA NÉRY ASSUME INVESTIGAÇÕES DO CASO BEATRIZ

Após quase dois anos do crime e sem uma solução, a secretaria de Defesa Social anunciou que a delegada Polyanna Néry assumirá o caso do assassinato da menina Beatriz Angélica, que aconteceu no dia 10 dezembro de 2015, em um escola particular de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. As investigações estavam sendo comandadas desde dezembro do ano passado pela delegada Gleide Angêlo, que agora deixa o caso.

Gleide Ângelo assumiu a Diretoria da Mulher de Pernambuco. Enquanto que Polyanna Néry ficará afrente ds Diretoria Integrada do Interior II - Dinter II e do caso Beatriz.

Segundo o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, a delegada Pollyanna Néry tem uma longa experiência em casos de homicídio e coordenou as divisões de homicídios do norte da região Metropolitana por quase um ano. "É uma mudança natural em que a gente acredita que vai ser dado continuidade as investigações para se encontrarem os responsável e levá-lo a justiça", afirmou.

De acordo com o secretário, a delegada vai trabalhar em conjunto com a inteligância que fica baseada em Recife e terá liberdade para escolher a sua equipe de investigação. "A delegada terá um grande desafio pela frente, são 16 volumes o inquérito, mais de 16 suspeitos que já foram confrontados com as provas. Temos mais de 1 milhão de acessos às imagens que foram divulgadas do suspeito e temos a uma imagem do suspeito, além do DNA que foi colhido da arma do crime apreendida", esclareceu.

Antônio de Pádua revelou que esse é o único crime de grande repercussão em Pernambuco que ainda não tem solução. "Temos que encontrar o suspeito, prendê-lo e levá-lo a justiça".

No dia 13 de novembro, os pais de Beatriz, Lúcia Mota e o marido, Sandro Romildo Ferreira da Silva, estiveram no Recife para cobrar do governo do estado uma resposta sobre o caso.

Do G1/ Petrolina

ENERGIA - ANEEL MANTÉM BANDEIRA TARIFÁRIA VERMELHA EM DEZEMBRO, MAS ADOTA PATAMAR MENOR

A Agência Nacional de Elergia Elétrica (Aneel) divulgou ontem (27) que a bandeira tarifária para o mês de dezembro será vermelha, mas no patamar 1, com custo um pouco menor, de R$ 3 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

Desde outubro, vigorava o patamar 2 na cobrança nas contas de luz, tarifa mais cara prevista na distribuição das bandeiras e que implica a cobrança de taxa extra nas contas de luz de R$ 5 a cada 100 kWh consumidos, após reajuste anunciado em novembro. Em setembro, vigorou na cobrança das contas de luz a bandeira amarela, que aplicou uma taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh.

De acordo com a agência, houve uma ligeira melhora na situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas. A Aneel disse ainda que, embora não haja risco de desabastecimento, é preciso reforçar as medidas para evitar o desperdício de energia.

Na semana passada, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) apontou uma “pequena melhoria” nas condições de atendimento ao Sistema Interligado Nacional, em razão das chuvas registradas no mês de novembro.

De acordo com o comitê, o cenário é de acompanhamento da evolução “considerando as chuvas previstas nos próximos dias em grande parte do país.” Para o período de 15 a 30 dias, a previsão é de chuvas relativamente próximas à média histórica no Sudeste, Centro-Oeste e no centro-norte da região Sul.

Bandeiras tarifárias

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.

A bandeira vermelha é acionada quando é preciso ligar usinas termelétricas mais caras, por causa da falta de chuvas. Segundo a Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

Da Agência Brasil

TRINDADE – AUTÔNOMO É MORTO A TIROS NA TRAVESSA SÃO PEDRO

Por volta das 21:30 de domingo 26/11, policiais militares de Trindade tomaram conhecimento por funcionários do hospital local sobre a entrada de uma pessoa já sem os sinais vitais vítima de disparos de arma de fogo.

No local foi constatada a veracidade da informação e conforme a polícia a vítima identificada por Antônio Olegário Neto Filho, de 42 anos, foi abordado na Travessa São Pedro por dois indivíduos não identificados que estavam em uma moto Honda Bros de cor preta, placa não informada.

Ainda segundo a polícia após a abordagem os elementos efetuaram 04 disparos contra a vítima, o qual ainda chegou a ser socorrido, mas faleceu devido à gravidade dos ferimentos.

Foram feitas diligencias por parte do policiamento para capturar os suspeitos, porém sem êxito. A polícia civil foi ao local do crime e depois ao hospital, onde após perícia preliminar removeu o corpo ao IML de Petrolina.

O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo Departamento de Homicídios da 24ª DESEC de Araripina. Esse foi o 3º homicídio do mês de novembro em Trindade e o 6º também de novembro na Região do Araripe. Esse também foi o 23º homicídio do ano em Trindade e com esse crime já são 107 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora.

Fonte – Imprensa 7º BPM

Reportagem/ Foto – Fredson Paiva 

MUDANÇA - CHEQUES DE QUALQUER VALOR SERÃO COMPENSADOS EM ATÉ UM DIA ÚLTIL

A compensação de cheques de qualquer valor passará a ser feita em um dia útil, inclusive os de menos de R$ 300, cujo prazo atual é de dois dias úteis. A mudança está prevista na Circular 3.859, divulgada ontem (27) pelo Banco Central (BC), que altera a sistemática de compensação de cheques. Os bancos e a Centralizadora da Compensação de Cheques (Compe) terão 180 dias para se adequar à nova sistemática.

Segundo o BC, com a redução da quantidade de cheques em circulação e o aumento da capacidade tecnológica para o seu processamento, a existência de mais de uma faixa de valores para compensação deixou de se necessária. Entre março de 2005 e outubro de 2017, o número de cheques processados mensalmente pela Compe caiu de 170 milhões para 42 milhões.

“A unificação da compensação, atualmente segregada por faixas de valores, permitirá ganho de eficiência e redução de custos, operacionais e financeiros, para todo o sistema, em linha com a agenda BC+ [medidas para tornar o crédito mais barato, aumentar a educação financeira, modernizar a legislação e tornar o sistema financeiro mais eficiente]. As alterações seguem o esforço do BC de aprimorar os vários instrumentos de pagamentos, tornando-os mais seguros e eficientes para o usuário”, informou o banco.

Da Agência Brasil

BODOCÓ – HOMEM É ASSASSINADO A TIROS NO POVOADO DA SIPAÚBA

O segundo homicídio do mês de novembro em Bodocó foi registrado por volta das 16:20 de domingo 26/11, no Povoado da Sipaúba, zona rural do município, tendo como vítima a pessoa de Vanderlan Minervino, idade não informada.

Segundo a polícia militar, no local indicado foi encontrado o corpo da vítima com ferimentos provocados por disparos de arma de fogo, ao lado de uma bicicleta vermelha que populares afirmaram ser dele.

Também próximo ao corpo os policiais encontraram 10 cápsulas calibre 38. Populares não souberam informar como o fato aconteceu e nem quem efetuou os disparos. A PM realizou várias diligências, mas nenhum suspeito foi preso.

A polícia civil foi ao local do fato e após perícia preliminar removeu o corpo da vítima ao IML de Petrolina. O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo Departamento de Homicídios da 24ª DESEC de Araripina.

Esse foi o 2º homicídio do mês de novembro em Bodocó e o 5º também de novembro na Região do Araripe. Esse também foi o 15º homicídio do ano em Bodocó e com esse crime já são 106 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora.

Fonte – Imprensa 7º BPM

Reportagem/ Foto - Fredson Paiva

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

DIA NACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - MOBILIZAÇÃO PERCORRE RUAS DE ARARIPINA


Na manhã do último sábado (25/11), dezenas de mulheres caminharam pelas ruas do município de Araripina, Sertão do Araripe, para dizer: basta de violência contra as mulheres! A data é especial para o movimento feminista, já que celebra o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. 

O ato foi uma ação do Fórum de Mulheres do Araripe e organizado pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), Secretaria Executiva da Mulher de Araripina, Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Araripina, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação das Mulheres Urbanas e Ruralistas de Araripina (AMMURA).

A concentração aconteceu na Praça da Igreja Matriz da cidade e depois as mulheres fizeram uma caminhada até o mercado hortifrutigranjeiro. A ideia foi chamar atenção de quem passava no local sobre os índices de feminicídio no país e no estado, como também alertar a população sobre as várias formas de violência que atinge as mulheres, independente de classe social, raça ou religião. “O Brasil é o 5º país do mundo no ranking do feminicídio. 
Diariamente 7 mulheres são assassinadas por ex-companheiros ou atuais parceiros. Em Pernambuco, só este ano, houve um aumento de 8,7 por cento do número de casos em relação a 2016. Esta realidade justifica o nosso ato”, explica a representante do Chapada, Valéria Landim.

Por Mariana Landim - ONG CHAPADA

CERIMÔNIA - PAULO CÂMARA EMPOSSA CLOVES BENEVIDES COMO NOVO SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

O governador Paulo Câmara empossou, na tarde da sexta-feira (24.11), em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, o novo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Cloves Benevides. O novo chefe da pasta, que comandava a Diretoria de Articulação e Projetos do Ministério da Justiça, substituirá Roberto Franca, que assumiu, a partir de hoje, a Executiva de Articulação da Casa Civil.

“O Cloves, com toda sua experiência, por tudo que ele já fez, seja na questão das drogas, da assistência social, na experiência com o Sistema Sócioeducativo, ele vai poder dar as respostas aos anseios e preocupações da sociedade pernambucana. Tive o prazer de conhecer Cloves e o trabalho dele ainda quando era candidato a governador (em 2014), e eu não tenho dúvidas da sua capacidade e da sua vontade em nos ajudar a promover o desenvolvimento social que Pernambuco precisa e merece. E ele pode ter a certeza de que contará com a nossa equipe para dar continuidade ao trabalho iniciado por Isaltino Nascimento e Roberto Franca”, ressaltou o governador.

Paulo também aproveitou a oportunidade para destacar o bom trabalho realizado por Franca à frente da pasta desde que assumiu, no início deste ano. “Ao longo desses três anos, eu só tenho a agradecer a muitas pessoas que tem nos ajudado muito a trabalhar por um Pernambuco cada vez melhor. E Roberto é uma delas. Realizou seu trabalho com muito zelo e profissionalismo à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social. Hoje, Roberto assume uma função estratégica no âmbito da Casa Civil, justamente para a gente ter condição de avançar no diálogo, na comunicação e, acima de tudo, no olhar que precisa ser dado ao Governo como um todo”, frisou. 

Ao assumir oficialmente o cargo, Cloves Benevides afirmou que o ato é a realização de sua trajetória. “Alguém que foi acolhido pelas políticas sociais, chegar ao momento de dirigir uma Secretaria com a complexidade que tem a de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, é coroar toda uma trajetória, é obter a chance e a oportunidade de fazer a diferença na construção de uma política que é tão importante para todas as pessoas em situação de vulnerabilidade, como foi para mim em certo momento da minha história. Entender este momento e os compromissos que trago, é entender que a população brasileira, em grande quantidade, precisa muito, não dos favores de uma política pública, mas da garantia dos seus direitos, do respeito aos direitos que são lhe são facultados pela Constituição Federal e pelo exercício pleno da sua sabedoria a partir das suas oportunidades”, disse.

Estiveram presentes na solenidade os secretários estaduais Roberto Franca (Executiva de Articulação da Casa Civil), Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), Wellington Batista (Agricultura e Reforma Agrária), Fred Amâncio (Educação), João Campos (chefe de Gabinete), Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão), Kaio Maniçoba (Habitação), Silvia Cordeiro (Mulher), Francisco Papaléo (Cidades), Ruy Bezerra (Controladoria Geral do Estado) e Alexandre Valença (Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação). Participaram ainda o deputado federal Eduardo da Fonte; os deputados estaduais Cleiton Collins (representando o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa), Claudiano Martins Filho, Dr. Valdi, Eduino Brito, Everaldo Cabral, Waldemar Borges e Zé Maurício; além dos vereadores Chico Kiko, Romero Albuquerque e Michele Collins.

BREVE PERFIL - Cloves Benevides (39 anos) é natural de Belo Horizonte/MG, e tem atuação marcada como gestor de Políticas Públicas e projetos sociais. Benevides iniciou sua trajetória de militância na escola de líderes Operários na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como seu mais jovem aluno. O novo secretário já integrou diversos movimentos e entidades de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social no Estado de Minas Gerais, e presidiu diversos Conselhos Estaduais do setor. Desde maio deste ano, Cloves assumia o cargo de diretor de Articulação e Projetos da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça.

Da ASCOM

ENCONTRO COM SENADOR - VEREADOR JOÃO ERLAN SOLICITA KIT PARA CONSELHO TUTELAR DE ARARIPINA

Na manhã de sábado (25), o vereador João Erlan (PDT) a convite do Conselho Tutelar de Araripina, entregou ofício solicitando a destinação de Emenda Parlamentar ao senador Humberto Costa (PT), para a aquisição de um “Kit Conselho Tutelar” ao município de Araripina.

O Kit Conselho Tutelar é composto por 01 (um) Veículo Automotor, Computadores, Impressora, Geladeira e Bebedouro. O objetivo é garantir o apoio e estrutura necessária para o pleno exercício das atividades do Conselho. Essa é considerada a composição mínima, com os equipamentos fundamentais ao funcionamento e atuação do Conselho Tutelar.

“O material serve para que o Conselho Tutelar amplie e melhore o atendimento prestado a comunidade, esta ação, eu sei muito bem disso, fortalece a entidade que lida diretamente com crianças e adolescente, garantindo assim condições adequadas de funcionamento para que o trabalho seja o mais eficiente e eficaz possível”, disse João Erlan.

Fonte - Blog do Roberto Gonçalves

POLO GESSEIRO APRESENTA MELHORIA NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO - CONSTATA MPT APÓS FORÇA-TAREFA

O Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio do Grupo de Trabalho que acompanha as condições laborais nas empresas localizadas no polo gesseiro do Araripe, realizou mais uma força-tarefa na região. Na inspeção, que ocorreu de 6 a 10 de novembro, os integrantes da missão registraram melhorias significativas nas condições gerais de trabalho nas empresas fiscalizadas.

A força-tarefa teve o objetivo de verificar o cumprimento dos acordos firmados nas ações ajuizadas em 2015 e 2016. Foram inspecionados 60 empreendimentos industriais, alcançando 93,75% das empresas que firmaram acordo com o MPT. A fiscalização contou com a participação de três equipes, cada uma formada por um procurador e dois analistas periciais.

De acordo com o coordenador do GT, o procurador do MPT Ulisses Dias de Carvalho, foi constatado que dez empresas cumpriram integralmente as determinações feitas anteriormente pelo órgão. Já outros 34 empreendimentos cumpriram apenas parcialmente ou não cumpriram os acordos. As restantes 16 encontravam-se com as atividades suspensas ou encerradas. Diretamente foram beneficiados 567 trabalhadores.

Segundo ele, mesmo naquelas em que houve o cumprimento parcial de acordo, pôde-se constatar melhorias no maquinário, diminuição nos níveis de poeira e a realização de análises quantitativas dos riscos ambientais dos estabelecimentos com a consequente adoção de medidas coletivas de segurança do trabalho.

O polo gesseiro do Araripe, que compreende os municípios de Araripina, Ipubi, Trindade e Ouricuri, vem sendo objeto da atenção do MPT em Pernambuco há três anos, por meio de inspeções, audiências públicas, assinatura de compromissos de ajustamento de conduta e o ajuizamento de demandas coletivas contra empresas individualizadas. Há ainda o projeto que o MPT desenha em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (MPT) para o polo econômico.

Histórico

Desde 2015, o MPT em Pernambuco resolveu intensificar a ação de combate à precarização do meio ambiente laboral e poluição ambiental na região e realizou, com o apoio da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), a primeira grande força tarefa no setor, entre 5 e 9 de outubro desse ano.

Já ao longo do ano de 2016, foram ajuizadas 68 ações civis públicas e ações de execução por descumprimento de Termos de Compromissos de Ajustamento de Conduta (TAC). As conciliações atingiram mais R$ 500.000 em indenizações por dano moral coletivo, além de estabelecerem uma série de obrigações de fazer e não fazer relativas ao meio ambiente de trabalho. Foram beneficiados diretamente na ocasião 1.164 trabalhadores.

Da ASCOM/ MPT

SILVANO DO MORAIS - VEREADOR ACOMPANHA OBRAS DE ABASTECIMENTO SIMPLIFICADO NA ZONA RURAL DE ARARIPINA

O vereador Silvano do Moraes (PRB) visitou e acompanhou na tarde da quinta-feira (23), as obras de abastecimento simplificado da Vila Sipaúba, na Zona Rural do município de Araripina no Sertão de Pernambuco.

Segundo o parlamentar, essa importante obra irá abastecer todas as casas da localidade com água encanada. Ainda de acordo com Silvano do Moraes, a deputada Roberta Arraes (PSB), está fazendo um ótimo trabalho e atendeu ao seu pedido.

Com apenas onze meses de mandato, o parlamentar do PRB já esteve pelo menos três vezes na capital pernambucana, junto a secretários e ao governador Paulo Câmara, reivindicando obras e melhorias para a região do distrito do Moraes.

Fonte - Blog do Roberto Gonçalves

PERNAMBUCO - ESTATUTO DA PESSOA COM CÂNCER SERÁ LANÇADO NESTA SEGUNDA

Esta segunda-feira (27) é o Dia Nacional de Combate ao Câncer, data criada pelo Ministério da Saúde em 1988 com o objetivo de alertar a população sobre a enfermidade. O dia foi escolhido pela Comissão Especial de Elaboração do Estatuto da Pessoa com Câncer para a apresentação do relatório final dos trabalhos realizados pelo colegiado. A divulgação será feita às 13h30, na Assembleia Legislativa, no Plenarinho 2 do edifício Miguel Arraes de Alencar.

Leia também:



Além da confecção do estatuto, o grupo parlamentar também irá apresentar o Projeto de Lei que reúne e estabelece diretrizes, normas e critérios básicos que garantam amparo legal para pessoas com câncer, atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito do Estado de Pernambuco. Nos últimos seis meses, a comissão elaborou o estatuto com base em demandas, sugestões, reivindicações e problemas detectados em instituições governamentais e não governamentais, nos hospitais e centros médicos do Recife.

A pesquisadora da Fiocruz Pernambuco e mestra em Saúde Pública, Rosalva Raimundo da Silva, já havia identificado, em levantamento nos últimos dois anos, vários gargalos na assistência. Quase 60% das pernambucanas não começam o tratamento contra o câncer de mama dentro dos 60 dias preconizados pela Lei Federal nº 12.732, por exemplo.

Do Portal Folha