segunda-feira, 31 de outubro de 2016

RETOMADA DA ECONOMIA EM 2017 TRARÁ DE VOLTA GERAÇÃO DE EMPREGOS - DIZ MEIRELLES

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (31) que com a confiança na economia brasileira aumentando, há indicações de retorno do crescimento em 2017. Em entrevista exclusiva ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Meirelles disse que o crescimento econômico trará como “consequência natural e inevitável” a retomada do emprego.

“Existem diversas indicações de que teremos, de fato, a economia crescendo no próximo ano”, afirmou o ministro durante o programa, que estreou hoje um novo formato. Meirelles voltou a defender a necessidade das reformas econômicas para a retomada do crescimento. “O Brasil precisa reformar a economia para que cresça e seja capaz de gerar empregos, gerar renda para a população e baixar a inflação.”

PEC dos Gastos

O ministro também reforçou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, chamada de PEC 241 durante a tramitação na Câmara, não reduzirá investimentos na educação e saúde. A proposta limitará os gastos públicos à inflação oficial do ano anterior durante 20 anos. “O que se estabelece é um mínimo de gastos com saúde e educação, é acima do mínimo estabelecido até agora. O Executivo e o Congresso podem, inclusive, aprovar mais despesas. Portanto, é algo que preserva, sim, o investimento nessas duas áreas fundamentais para a sociedade”, disse.

Caso a PEC 55 seja aprovada pelo Senado, não haverá impacto para o orçamento da educação em 2017, primeiro ano de vigência da restrição. O gasto na área vai seguir a regra constitucional, que prevê que 18% de tudo que o governo arrecada tem que ser aplicado em educação. No caso da saúde, em 2017, a parcela do orçamento subirá dos atuais 13,7% para 15%. A partir de 2018, o crescimento dos pisos para educação e saúde passarão a ser corrigidos pela inflação do ano anterior.

Na entrevista a A Voz do Brasil, Meirelles comparou a PEC dos Gastos Públicos à redução de despesas de uma família que gasta acima da capacidade de sua renda. “Imaginem uma família que comece a gastar mais do que ganha, a tomar empréstimos em quantidades cada vez maiores. Esta proposta vai limitar o crescimento dos gastos, da mesma maneira que faz uma família que está gastando mais do que ganha.”

O ministro da Fazenda reafirmou que, com a aprovação da PEC, não será preciso aumentar impostos. “O aumento seria necessário se as despesas continuassem a crescer de forma descontrolada. No momento em que o governo corta na própria carne, como disse o presidente Michel Temer, elimina a necessidade de aumentar impostos.”

Nova A Voz do Brasil

Programa de rádio mais antigo do Brasil, A Voz do Brasil estreou hoje um novo formato, mais interativo e próximo do cidadão. Com jornalismo, prestação de serviço e diálogo com os ouvintes, o programa terá mais participação do público.

Da Agência Brasil

OURICURI – BAIRRO SANTA MARIA – JOVEM E EXECUTADO POR MOTOQUEIROS EM MESA DE BAR

O último homicídio do mês de outubro foi registrado em Ouricuri por volta dos primeiros 00:40 da madrugada de domingo 30/10, tendo como vítima o jovem Israel dos Santos Pereira, de 19 anos.

Segundo informações policiais e relatos de testemunhas, a vítima estava sentada numa cadeira, no Bar Ytaipava, localizado na Avenida Fernando Bezerra, altura do Bairro Santa Maria, quando dois indivíduos em uma motocicleta chegaram e efetuaram alguns tiros contra ela, atingindo principalmente a cabeça.

Após o crime os elementos fugiram tomando destino ignorado, enquanto a vítima morreu sentada. Familiares do jovem informaram para a polícia que noite anterior, sábado 29/10, um individuo conhecido como Nando esteve na residência dele ameaçando-o de morte.

A polícia militar diligenciou no intuito de capturar os homicidas, porém sem sucesso. A polícia civil foi ao local e após perícia preliminar, removeu o corpo ao IML de Petrolina. O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo Departamento de Homicídios da 24ª DESEC de Araripina.

Esse foi o 1º homicídio do mês de outubro em Ouricuri e o 12º também de outubro na Região do Araripe. Esse também foi o 20º homicídio do ano em Ouricuri e com esse crime já são 98 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora.

Fonte – Polícia Militar de Pernambuco

Reportagem – Fredson Paiva

Foto – Reprodução Whatsapp

CAMPANHA - GRUPO PATRULHA AMBIENTAL E VERDELÂNDIA SE UNEM PARA SALVAR A BARAÚNA E OUTRAS ÁRVORES AMEAÇADAS NA REGIÃO DO ARARIPE

O Grupo Patrulha Ambiental juntamente com o viveiro de mudas da Verdelândia, estão organizando uma campanha de coleta de sementes da árvore Baraúna (Schinopsis brasiliensis), onde, após pesquisa de campo detectaram a redução drástica da espécie na região do Araripe. Esse foi um dos ensejos que motivaram a parceria entre as instituições para que essa espécie permaneça presente em nossa região.
A árvore está presente em toda a extensão da caatinga e possui alguns exemplares no Pantanal. Sua madeira é muito resistente e por isso ela é bastante cortada para confecção de móveis, embora esteja em extinção.
A Caatinga é um ecossistema rico e diversificado, e que apesar de ocupar até 11% (o que equivale a quase 850 mil quilômetros quadrados) do território do Brasil, ainda foi pouco estudado. No entanto, apesar de não existirem muitos estudos sobre esta formação natural, a caatinga está seriamente comprometida: cerca de 80% da extensão da caatinga já foi alterada pela ação do homem.
As medidas de proteção à caatinga ainda são poucas, tanto que apenas 1% da extensão deste ecossistema é protegido por reservas ambientais. Isso se dá em parte pela crença de que a caatinga não abriga grande biodiversidade, e que é um erro muito grande. A caatinga abriga diversas espécies animais e vegetais importantes, mas que não foram devidamente estudados ainda. O pior é que essa espécie está prestes a se extinguir, se não for tomado atitudes eficazes.
Fonte: http://meioambiente.culturamix.com/

















Imagens: Google imagens Pedimos para quem souber da presença de sementes, entrar em contato com os funcionários da Verdelândia ou com algum membro da Patrulha Ambiental ou entre na página da Patrulha no endereço:

www.facebook.com/patrulhaambientalintinerante















Fonte - Blog Patrulha Ambiental Itinerante

ARARIPINA – JOVEM MORRE APÓS COLIDIR MOTO COM JUMENTO NO DISTRITO DO MORAIS

Um jovem de aproximadamente 20 anos, identificado por Kalipe Oliveira, o qual residia no Distrito do Morais, zona rural do município, morreu vítima de acidente de trânsito na madrugada de sábado 29/10.

Conforme as primeiras informações, a vítima conduzia uma motocicleta nas imediações do Distrito do Morais, quando colidiu com um jumento e morreu no local. Uma pessoa que vinha na garupa ficou apenas com algumas escoriações.

A polícia militar foi acionada e registrou o fato. A polícia civil também foi acionada e o caso registrado na DPC local. O sepultamento do jovem aconteceu na tarde de ontem, domingo 30/10, no distrito do Morais com a presença de centenas de pessoas.

Reportagem – Fredson Paiva

Foto – Reprodução Facebook

NOVOS VALORES - MULTAS MAIS PESADAS PARA INFRAÇÃO NO TRÂNSITO COMEÇARÃO A SER APLICADAS


Os condutores de veículos que costumam violar as regras de trânsito devem ter mais cuidado. A partir desta terça-feira (1°/11) as multas mais rígidas determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) passam a valer. 
Os novos valores das multas podem ser conferidos no quadro abaixo:

Fonte - Blog do Carlos Britto

2º TURNO - APÓS CONTAGEM DE VOTOS, ELEIÇÃO PARA PREFEITO SEGUE INDEFINIDA EM 146 CIDADES

Concluído o processo eleitoral, 146 dos 5.568 municípios brasileiros ainda não sabem quem assumirá o cargo de prefeito no ano que vem. São as cidades em que os candidatos mais votados continuam com registro de candidatura pendente de decisão final na Justiça Eleitoral.

É o caso, por exemplo, do prefeito reeleito de Niterói (RJ), Rodrigo Neves (PV), que obteve mais de 58,59% do votos válidos (130.473) ontem (30), no segundo turno, mas espera o julgamento de um recurso contra o registro de sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O estado com o maior número de municípios cujo candidato vencedor corre o risco de ser cassado, antes mesmo de assumir, é São Paulo, com 26 cidades nessa situação.

O TSE tem até o dia 19 de dezembro, data da diplomação dos candidatos eleitos, para proferir uma decisão sobre todos esses casos. Segundo a assessoria do tribunal, tal prazo será cumprido, de modo a não provocar insegurança jurídica a respeito de quem de fato assumirá as prefeituras.

Se o candidato vencedor da eleição tiver sua candidatura impugnada, os votos recebidos por ele são computados como nulos e assume o segundo mais votado.

É o caso de Salto de Jacuí (RS), onde Lindomar Elias (PDT), apesar de ser alvo de três condenações judiciais, conseguiu manter seu nome nas urnas e acabou eleito no primeiro turno, antes da decisão final do TSE, Na última quinta-feira (27), o órgão cassou o registro do candidato, dando a vitória ao segundo colocado, Nico (PP).

“Esse caso é um exemplo de como talvez o Congresso Nacional tenha que repensar o prazo do julgamento dos recursos de registro de candidatura. Essa hipótese é, nitidamente, a de uma pessoa que não poderia ter concorrido às eleições”, afirmou o ministro relator do caso no TSE, Henrique Neve, durante o julgamento.

Eleições suplementares

Em algumas cidades, os eleitores podem inclusive ser obrigados a voltar às urnas. De acordo com o Código Eleitoral (Lei 4.737/65), se os votos nulos ultrapassarem os 50% do número total de votos, a Justiça Eleitoral tem de 20 a 40 dias para marcar a data de um novo pleito, a chamada eleição suplementar.

A situação se repete a cada eleição municipal, mas este ano foi agravada, segundo o presidente do TSE, Gilmar Mendes, pela redução do tempo de campanha de 90 para 45 dias, o que afetou também os prazos para o registro das candidaturas.

“Com o encurtamento do prazo, nós tivemos problemas com os registros, muitos deles, a maioria, não chegaram ainda ao Tribunal Superior Eleitoral, e alguns ainda sequer foram votados nos Tribunais Regionais Eleitorais, então temos um quadro de insegurança”, disse Mendes ao apresentar o balanço do segundo turno das eleições.

O presidente do TSE sugeriu que talvez seja preciso antecipar o prazo com uma "fase de pré-registro", para que já ocorressem as impugnações e as apreciações, a fim de evitar as instabilidades no processo eleitoral.

Da Agência Brasil

BR-232 - ÔNIBUS DO TFD DE ARARIPINA É INTERCEPTADO POR BANDIDOS E CRIVADO DE BALAS PRÓXIMO A SÃO CAETANO

 

O ônibus do TFD, Tratamento Fora domicílio, da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Araripina, foi interceptado e crivado de balas na madrugada desta segunda-feira 31/10, na BR-232, altura da cidade de São Caetano, no Agreste. 

Conforme as primeiras informações, o ônibus de cor branca, placa HXR-4935, conduzido pelo motorista Batista, saiu de Araripina por volta das 17:00 de ontem, domingo dia 30/10, com dezenas de passageiros que fazem tratamento de saúde na capital pernambucana, o TFD. 
Hoje por volta das 03:00 da madrugada, segundo relatos do próprio motorista a um taxista do Recife, o mesmo conduzia normalmente o ônibus quando foi surpreendido por um veículo, possivelmente um Fiat Pálio de cor vermelha, e placa não anotada, onde elementos não identificados se posicionaram na frente do ônibus, mandaram parar e já foram logo atirando em direção ao motorista. 
Ainda segundo Batista, foram pelos menos 12 disparos de arma de fogo que atingiram o para-brisa, para choque, retrovisor e por pouco não lhe atingiu de cheio, mas uma bala passou de raspão próximo ao seu ouvido, chegando a causar um pequeno ferimento. Após a investida os bandidos fugiram tomando destino ignorado. 
O motorista acredita que foi uma tentativa de assalto, pois os elementos poderiam ter confundido o ônibus do TFD com um ônibus de turistas ou sulanqueiros, uma vez que o ônibus foi recentemente pintado de branco e não foi incluído o nome TDF, Tratamento Fora Domicílio, para identificar se tratar de um veículo que conduz pacientes do interior para a capital. 
Uma passageira adolescente menor de idade que vinha no ônibus atrás do motorista, ficou ferida em um dos pés, mas não se sabe até o momento de por alguma bala perdida ou se foi por estilhaços do vidro atrás do condutor que estourou com um dos tiros. 
A menor foi socorrida por um taxista identificado por Rogério, o qual foi acionado pelo motorista do coletivo, e levada até uma unidade de saúde na cidade de Pombos, enquanto os demais passageiros saíram ilesos, mas bastante assustados.
Reportagem - Fredson Paiva

Fotos - Reprodução Whatsapp

SECIAGRA - SEMANA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS FOMENTOU DEBATES EM PROL DA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ARARIPE

 
O desenvolvimento territorial da região do Araripe foi o tema central debatido durante quatro dias na Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina com a participação de renomados pesquisadores, professores e universitários. A XII edição da SECIAGRA reuniu mais de 500 participantes entre os dias 25 a 28 e serviu como referência para a produção de estudos acadêmicos e políticas públicas.

Participaram da Semana de Ciências Agrárias de Araripina pesquisadores de instituições como o IPA, EMBRAPA Semiárido, IBAMA, Ministério da Agricultura, Univasf, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e outros órgãos como o Crea-PE, FIEPE, ONGs Chapada e Caatinga. 
As palestras trataram temáticas atuais como mandiocultura, legislação florestal, apicultura, agricultura de baixo carbono, hidroponia, pesquisa e produção animal, sistemas de gestão de unidades de conservação e outros. Além das palestras, houve minicursos para os participantes sobre conservação de solo, manejo de caprinos, riscos ambientais, irrigação de fruticultura, homeopatia e fitoterapia.

Mestres e doutores das mais variadas áreas deram suas contribuições durante os ciclos de palestras. Passaram pela XII SECIAGRA o Superintendente do IBAMA-PE, Francisco Barreto Campelo, o coordenador do Ministério do Meio Ambiente, Michael Ferraz, o presidente do IPA, Gabriel Maciel e o professor da Univasf Matheus Matiuzze que tem pesquisas financiadas pelo MIT nos Estados Unidos.
Os universitários produziram mais de cem trabalhos de pesquisas científicas sobre diversos temas. Os melhores avaliados foram sobre a “Influência e danos econômicos do ácaro nas abelhas africanizadas” e “Levantamento arbóreo da Praça Antônio de Barros Muniz em Araripina – PE”. 

Para Maria Ramos Muniz, diretora presidente da Autarquia Educacional do Araripe, o evento foi um sucesso, pois reuniu os melhores palestrantes e despertou nos alunos um olhar atualizado sobre as ciências agrárias. “No ano em que a FACIAGRA completa 30 anos de atuação, a SECIAGRA teve o objetivo de unir pesquisadores, extensionistas, instituições, discentes, docentes e agricultores para construir o debate político-científico a cerca do desenvolvimento territorial do Araripe”, comemorou.
Da Vera Cruz Comunicação - Jornalista Jorge Possetti

CARUARU - RAQUEL LYRA QUER GOVERNAR COM TODOS OS PARTIDOS

A prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), discursou após a vitória nas urnas. Ela comentou que seu governo será de união com todos os partidos e em todos os locais do município. A tucana foi a única mulher eleita neste domingo (30) em todas as cidades do País que realizaram segundo turno.

“Nós vamos unir Caruaru. Não vamos enxergar cores partidárias, de credo, do lugar onde vive, no centro, na periferia, ou na Zona Rural. Serei prefeita de todos os caruaruenses. Isso que o povo de Caruaru espera de nós. Unir o interior do Estado, o Agreste pernambucano, para que façamos ações que beneficie a nossa gente com mais emprego e buscando soluções para o que Caruaru precisa”, afirmou a tucana. 

Também em discurso, o ex-governador João Lyra (PSDB) lembrou das eleições em 1988 quando venceu Tony Gel (PMDB), derrotado no pleito deste domingo. Ele também alfinetou o Governo do Estado. Segundo ele, a coligação soube enfrentar “os abusos do governo”.

“O que sinto hoje meu pai João Lyra Filho sentiu em 1988 quando derrotei o atraso. Neste momento não poderia deixar de fazer uma homenagem não só a de João Lyra Filho e a meu irmão ministro deputado Fernando Lyra”, disse.

“Soubemos enfrentar abusos do governo. A tentativa da compra de votos. Quero dizer o seguinte: Tenho certeza que Caruaru vai viver momento diferente a partir de 1 de janeiro”, completou.

Raquel Lyra venceu com 53,15% dos votação válida - exatos 93.803 votos - contra 46,85% (82.679 votos de Tony Gel, do PMDB. Foram 2.891 votos brancos (1,55%) e 7.451 nulos (3,99%). A abstenção foi de 10,99% - deixaram de comparecer às urnas 23.073 eleitores.

Da Folha de Pernambuco

2º TURNO - ABSTENÇÃO E NULOS MOSTRAM DISTANCIAMENTO ENTRE ELEITOR E POLÍTICOS, DIZ MENDES

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, disse hoje (30) que os altos índices de abstenção e de votos nulos registrados no segundo turno da eleição no Rio de Janeiro - acima da média nacional - representam uma “espécie de distanciamento entre o eleitor e os políticos”.

Em entrevista coletiva para comentar os números finais da eleição deste domingo, Mendes também disse que a ocupação de escolas que seriam usadas como locais de votação “tumultuou o processo eleitoral”.

Em todo o país, 25,8 milhões de eleitores (78,45%) compareceram às urnas, de um total de 32,9 milhões que estavam aptos a votar. Ou seja, cerca de 7 milhões não votaram, levando a uma abstenção de 21,55% neste segundo turno.

No Rio de Janeiro, os índices de abstenção e de votos nulos superaram a média nacional. A abstenção na capital fluminense chegou a 26,85% (1,3 milhão de faltantes) e foram registrados 569,4 mil votos nulos (15,9% do total).

A soma de nulos e abstenções no Rio foi maior que a votação obtida pelo segundo colocado na disputa pela prefeitura, Marcelo Freixo (PSOL), que teve 1,1 milhão de votos. O prefeito eleito, Marcelo Crivella (PRB), recebeu 1,7 milhão de votos. O total de votos brancos no município chegou a 149,8 mil.

Para o presidente do TSE, os índices não devem ser desprezados, mas também devem levar em conta imprecisões do cadastro eleitoral, como pessoas que mudam de endereço e não fazem a atualização de seus dados.

“Percebe-se que alguma coisa ocorre no que diz respeito a esse estranhamento ou a esse distanciamento entre o eleitor e os políticos que eventualmente o representam. Alguma coisa traduz a ausência ou também na opção pelo voto nulo, especialmente no segundo turno”, disse o ministro.

Saiba Mais


Escolas Ocupadas

Segundo Gilmar Mendes, a Justiça Eleitoral gastou cerca de R$ 3 milhões para realocar seções eleitorais que estavam localizadas em escolas públicas ocupadas por estudantes no Paraná em protesto contra mudanças no ensino médio.

Para o presidente do TSE, o protesto estudantil teve “suas consequências”, como o deslocamento de 700 mil eleitores em Curitiba, por exemplo.

“O exercício de um dado direito [protestar] não deve levar a impedir o exercício de outro direito [votar]. Neste caso, esse protesto, com todas as boas intenções em que ele possa estar revestido, contribuiu para tumultuar o processo eleitoral, o direito de as pessoas votarem.”

De acordo com a Justiça Eleitoral, o custo do voto de cada eleitor no segundo turno foi em torno de R$ 4,5. O custo total do pleito, somando os gastos do primeiro e do segundo turno, foi de aproximadamente R$ 650 milhões.

Votação

Os eleitores que voltaram às urnas para a escolha de prefeitos e vice-prefeitos em 57 cidades de 20 estados do país utilizaram 90.532 urnas eletrônicas.

A cidade de Maringá (PR) foi a primeira a terminar a apuração, às 17h51.

Cada eleitor que compareceu às urnas hoje gastou cerca de 40 segundos para votar nas seções eleitorais que não contavam com processo de identificação por biometria; e 60 segundos onde os equipamentos de leitura pela digital estavam disponíveis.

Por causa do horário de verão, nos municípios dos estados de Roraima, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, o pleito terminou às 19h, pelo horário de Brasília.

Ocorrências

O TSE registrou durante todo o período da votação, 293 ocorrências e 94 prisões. Em 217 casos, a Justiça Eleitoral flagrou cabos eleitorais fazendo propaganda para candidatos, a tradicional boca de urna. Nenhum candidato foi preso.

Da Agência Brasil

AFETO É IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL DE CRIANÇAS - DIZ ESPECIALISTA

O carinho e o contato físico são fundamentais para o pleno desenvolvimento cerebral das crianças, afirma o neuropsicólogo espanhol Álvaro Bilbao, que se dedica a ajudar pessoas com danos cerebrais a melhorar a memória e outras funções cognitivas.

“Os bebês precisam de colo, de serem beijados, tocados, abraçados. Quando são um pouquinho maiores, também necessitam de contato físico, mas principalmente que os pais falem com eles, que digam as coisas que são boas para eles e as que não são boas. Que se nutram com alimentos, com jogos, exercícios, pois são essas coisas que fazem com que o cérebro esteja preparado para se desenvolver”, ensina.

Álvaro defende que os primeiros anos de vida são os mais importantes para o desenvolvimento cerebral. “Se a criança, nos seis primeiros anos, não tiver a oportunidade de experimentar o mundo, descobrir as coisas, se não receber afeto dos seus pais, se não se comunicar, o cérebro terá carências que podem durar toda a vida. Sabemos que as crianças que não recebem afeto se tornam adultos com menor desenvolvimento cerebral”.

Importância do afeto e do carinho

O especialista explica que a neurociência fornece muitas informações sobre o que as crianças precisam, principalmente, sobre a importância do afeto e do carinho nos primeiros anos de vida. Mas também mostra como é fundamental que as crianças aprendam as coisas que podem e que não podem fazer.

“A neurociência mostra a diferença de uma experiência educativa se comparada a uma outra, portanto nos ensina o que realmente funciona”, explica o especialista.

Inspirado por sua experiência em ser pai de três crianças pequenas, e baseado em pesquisas de diversos autores, publicadas nos últimos 30 anos, Álvaro escreveu o livro “O cérebro da criança explicado aos pais”, lançado esta semana em Portugal, e ainda sem previsão de lançamento no Brasil.

Para ele, o livro pode ajudar pais que queiram entender melhor seus filhos, que possam perceber quais coisas os motivam, quais necessidades têm para seu desenvolvimento intelectual, emocional, e também como podem ajudar a se comportar melhor.

Tecnologia nas escolas

Quanto ao uso de tecnologias nas escolas e na vida cotidiana dos pequenos, Álvaro defende que é sempre melhor optar primeiro por atividades que impliquem trabalho em grupo com os colegas e atividades manuais, em vez de qualquer opção que tenha a ver com utilizar “telas”.

“Há muitos debates sobre se as tecnologias dentro das escolas facilitam ou dificultam o aprendizado e há estudos que apontam nos dois sentidos. Curiosamente, Steve Jobs e Bill Gates não compraram dispositivos eletrônicos, nem tablets, para os seus filhos até que fossem grandes porque sabem que a educação analógica é o que te prepara para inovar, para que se saia bem no mundo digital”, disse Álvaro Bilbao.

Conselho para os adultos

Para aqueles que querem manter o cérebro saudável, o neuropsicólogo indica seis cuidados essenciais. “O primeiro é o exercício físico, o mais importante. O segundo é a nutrição: ingerir alimentos saudáveis, ômega 3, frutas e verduras e reduzir muito o consumo de gordura animal. A terceira chave para o cérebro é o sono, ou seja, dormir pelo menos 7 ou 8 horas todos os dias. A quarta é a socialização; reunir-se com os amigos, com a família e passar pelo menos uma hora todos os dias com pessoas com quem conversamos. A quinta é evitar o estresse e a sexta é estimular o cérebro, principalmente aprendendo coisas novas. Não é fazer sudokus, palavras cruzadas... é aprender coisas novas e desafiantes”.

Quem é

Álvaro Bilbao é doutorado em Psicologia da Saúde e formado em Neuropsicologia pelo Hospital Johns Hopkins e pelo Kennedy Krieger Institute, nos Estados Unidos, e pelo Royal Hospital for Neurodisability, no Reino Unido.

Colaborou com a Organização Mundial da Saúde e já recebeu diversos prêmios por suas investigações no âmbito da psicologia e da neurociência. Especialista em plasticidade cerebral, é professor universitário na área da reabilitação da memória e psicoterapeuta.

Da Agência Brasil

CARUARU - SETE ADOLESCENTES MORTOS DURANTE REBELIÃO NA FUNASE

Terminou com sete adolescentes mortos uma rebelião registrada na noite deste domingo na Fudandação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Caruaru, Agreste de Pernambuco. Uma das vítimas foi decapitada, enquanto as demais morreram carbonizadas por um incêndio provocado pelos internos, que ateram fogo aos colchões. Os corpos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. Ainda não há informações oficiais sobre a causa da rebelião na unidade, que tem capacidade para atender 90 adolescentes, mas atualmente abriga 205.

Na terça-feira passada, uma rebelião registrada na unidade da Funase de Timbaúba, Zona da Mata Norte de Pernambuco, deixou quatro adolescentes mortos. Durante a rebelião, os internos queimaram móveis e colchões. O prédio foi danificado. O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar o incêndio. No mesmo dia, o governador Paulo Câmara exonerou o assessor técnico do Centro de Atendimento, Jaime Santos da Silva. Em seu lugar, assumiu Ana Lúcia Gusmão Brindeiro. Uma sindicância foi instaurada para investigar o caso. A Corregedoria deu um prazo de 20 dias para a apuração ser concluída, podendo ser prorrogada por mais 20 dias. Dezesseis adolescentes acusados pelos homicídios e danos ao patrimônio foram conduzidos à Delegacia de Timbaúba.

No início de setembro deste ano, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (Ceaca/PE) deu um prazo de 30 dias para que o governo do estado elabore um plano para aprentar um plano para resolver a superlotação da unidade da Funase em Abreu e Lima. A mesma medida deverá ser solicitada em relação às unidades da fundação instaladas nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Caruaru. 

Com capacidade para receber 98 adolescentes, a Funase de Abreu e Lima abrigava 285 pessoas, em levantamento feito no final do ano passado. Este ano, dois internos foram brutalmente assassinados no local durante brigas entre socioeducandos. No dia 20 de agosto deste ano, um interno do local foi espancado até a morte. O crime aconteceu no pátio do Centro de Ressocialização. A vítima foi identificada apenas como Carlos André. Em nota à imprensa, a Funase disse que houve um tumulto no Centro de Atendimento Socioeducativo e o adolescente teria sido morto durante uma briga entre grupos rivais dentro da unidade.

Menos de um mês antes, no dia 25 de julho, um jovem morreu e outros dois ficaram feridos em um tumulto no Centro de Atendimento de Abreu e Lima. Uma briga entre rivais no Pavilhão 9 terminou com um jovem morto a pedradas. Um dos feridos foi atingido por golpes de faca artesanal e outro teve as pernas quebradas durante a agressão.

Do Diário de Pernambuco

PSDB CONQUISTA 14 PREFEITURAS NO 2º TURNO - PT PERDE NAS 7 CIDADES

Os partidos que apoiaram o impeachment de Dilma Rousseff e hoje formam a base do governo de Michel Temer vão comandar 81% do eleitorado do País. O resultado consolida uma ampla base municipal formada pelas legendas com assento na Esplanada e, ao mesmo tempo, revela a ampliação do espaço dos partidos nanicos. Das 57 municípios onde houve segundo turno, siglas aliadas ao governo elegeram 46 prefeitos - sendo 12 em capitais. Ao todo, contando o resultado do primeiro turno, foram 4.446 eleitos. A conta inclui PMDB, PSDB, PSD, PP, PSB, PR, DEM, PTB, PPS, PRB e PV.

A exemplo do primeiro turno, o maior vitorioso ontem foi o PSDB, que levou cinco das oito capitais em que disputava. Destaque para Porto Alegre, onde a legenda terá o comando da prefeitura pela primeira vez. O partido, porém, perdeu em Belo Horizonte, quarto maior colégio eleitoral do País e crucial para os planos do senador Aécio Neves (PSDB-MG) de viabilizar seu nome para a disputa presidencial de 2018. 

O PMDB venceu metade das seis capitais em que disputava. Em Florianópolis, a vitória de Gean Loureiro sobre Ângela Amin (PP) foi por pouco mais de mil votos. Também levou em Goiânia, com Iris Rezende, e Cuiabá, com Emanuel Pinheiro. As outras vitórias vieram de partidos menores que também fazem parte da base aliada, como o PRB, que venceu no Rio, o PSD, eleito em Campo Grande, e PPS, que administrará a capital capixaba, Vitória.

Oposição 

Dos partidos da oposição, o PDT venceu nas duas em que estava no páreo. Em Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio foi reeleito com 53,57% dos votos. Sua vitória fortalece os planos nacionais do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), também pré-candidato ao Planalto. O partido conquistou São Luís, onde o atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior foi reeleito com apoio do governador maranhense Flávio Dino. O PCdoB venceu em Aracaju. PSOL, que disputava no Rio e em Belém, e PT, que tentava voltar à prefeitura do Recife, não venceram em nenhuma cidade. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

domingo, 30 de outubro de 2016

30 ANOS DE POLÍCIA CIVIL - COMISSÁRIO IVAN HONÓRIO SE APOSENTA E É HOMENAGEADO NA DELEGACIA DE ARARIPINA


O comissário Ivan Honório, foto acima, lotado na 200ª Circunscrição, Delegacia Municipal de Araripina, da 24ª DESEC, Delegacia Seccional, foi homenageado pelos companheiros de polícia por sua aposentadoria, a qual saiu na data de ontem, sexta-feira 28/10/16. Foram 30 anos servindo nas quadros da Polícia Civil do Estado de Pernambuco. 
Ivan Honório foi homenageado pela Delegada Municipal, Dra. Katianna Muniz, pelo Delegado Regional, Dr. Jairo marinho, e pelos companheiros também comissários, agentes e escrivães. Nossos parabéns ao sempre Comissário Ivan Honório, afinal 30 anos não são 30 dias, e bom descanso.

Reportagem/ Fotos - Fredson Paiva

sábado, 29 de outubro de 2016

CONTRACEPTIVOS - PESQUISADORES DESENVOLVEM ANTICONCEPCIONAL INJETÁVEL PARA HOMENS

Enquanto as mulheres podem escolher as formas de evitar uma gestação, os contraceptivos masculinos se restringem aos preservativos e à vasectomia. Mas, segundo um estudo publicado no "Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism", é possível desenvolver um anticoncepcional masculino injetável.

O contraceptivo foi desenvolvido e testado por um braço da Organização Mundial de Saúde e pela Faculdade de Medicina Oriental da Virginia, nos Estados Unidos. Um estudo de um ano foi realizado em dez centros em sete países, incluindo os EUA, Austrália, Indonésia, Chile, Alemanha e Índia.

A pesquisa foi realizada com 320 homens com idades entre 18 e 45 anos, que estavam em relações monogâmicas por pelo menos um ano - e cujas parceiras concordaram em participar. A contagem de esperma dos homens foi verificada no início do estudo, para garantir que os índices estavam normais.

Eles receberam duas injeções de hormônios (progesterona e uma forma de testosterona) a cada oito semanas, e foram monitorados por até seis meses. Durante este tempo, os casais foram instruídos para usar os outros métodos de controle de natalidade não hormonais.

O fármaco suprimiu a produção de esperma até o ponto onde a gravidez é improvável, deixando a contagem de esperma em menos de um milhão. As injeções, segundo os especialistas, precisariam ser tomadas a cada dois meses para manter a eficácia.
Risco de depressão e distúrbio de humor

Os pesquisadores ainda estão a trabalhando para aperfeiçoar a combinação de contraceptivos hormonais e reduzir o risco de efeitos secundários como depressão e outros distúrbios de humor.

Os homens relataram outros efeitos colaterais, incluindo dor no local da injeção, dor muscular, aumento da libido e acne. Vinte homens abandonaram o estudo por conta dos efeitos.

Apesar dos efeitos adversos, mais de 75% dos participantes relataram estar dispostos a utilizar este método de contracepção.

Para o médico Mário Philip Reyes Festin, da Organização Mundial da Saúde, em Genebra, Suíça, e um dos responsáveis pela pesquisa, o método é eficaz, mas ainda precisa de mais estudos para encontrar o equilíbrio entre a eficácia e a segurança.

Da UOL Notícias

O BIOMA CAATINGA - EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRO

A Caatinga tem como principal característica o fato de ser o único bioma exclusivamente brasileiro. Mesmo assim, estudos divulgados pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Caatinga (CECAT) alertam que esse é o domínio florestal menos conhecido cientificamente da América do Sul, tanto em termos geográficos quanto em observações biológicas. De toda forma, à medida que as pesquisas sobre o bioma avançam, mais se descobre que ele é um ambiente natural mais rico em biodiversidade do que se pensava.
Embora tenha uma grande importância para as condições naturais da região do Nordeste brasileiro, a caatinga vem sendo desmatada sobremaneira ao longo dos últimos anos. Segundo pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, cerca de 45% dos 734.478 km² originais de sua vegetação foram desmatados até o ano de 2010. No ano de 2015, um estudo mais aprofundado revelou que há uma proporção de 40% de Caatinga Preservada para 45% de Caatinga Degradada, 7,2% de Solo Exposto, 6,5% de lavoura e 0,7% de corpos d’água. Entre as áreas degradadas, cabe destaque para o espaço nos territórios do Alagoas, Ceará, Bahia e Pernambuco.
A vegetação desse domínio natural possui um alto poder calorífico, sendo bastante adequada para a utilização como lenha. Essa característica, associada à grande necessidade energética de uma região que sofre com a falta de investimentos e de presença do Estado, é a principal causa do desmatamento da Caatinga. Estima-se que 30% da energia utilizada pelas indústrias locais advenham dessa prática de extração da lenha da vegetação do semiárido.
Se considerarmos apenas o estado de Pernambuco, de acordo com dados do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), cerca de 260 mil caminhões com lenha advinda da caatinga são transportados para atender a demanda energética da região. Ainda segundo o órgão, existe certo mito em pensar que a população de baixa renda e os pequenos agricultores são os responsáveis principais pelo desmatamento em questão. Trata-se de um problema energético associado à atuação ineficaz do Estado, tanto na permissão de atividades desse tipo quanto na não fiscalização adequada de práticas ilícitas.
Outra consequência do desmatamento da Caatinga é a desertificação. Sabe-se que nas regiões de clima mais quente e com pouca precipitação, o que se verifica em algumas das áreas ocupadas por esse bioma, a tendência de desertificação é alta em virtude da desidratação dos solos ocasionada pelo elevado índice de evaporação. Com a remoção da vegetação, o problema é intensificado, além de tornar os solos mais expostos e, por isso, altamente propensos a erosões e outros problemas ambientais, como a salinização.

Fonte - Blog Patrulha Ambiental Itinerante

MUDANÇA - NÚMEROS DE CELULARES DE TODO PAÍS TERÃO NOVE DÍGITOS A PARTIR DO DIA 06

Quem costuma fazer ligações ou mandar mensagens para celulares já percebeu que, em grande parte do país, é preciso acrescentar o número 9 na frente do número do telefone para que a ligação seja completada. O nono dígito já está em vigor para 24 estados e daqui a uma semana valerá para todo o país.

A partir do dia 6 de novembro, o nono dígito deverá ser acrescentado também para os telefones das regiões com DDD entre 41 e 49, ou seja, os estados do Paraná e de Santa Catarina, e para as áreas de registro 51, 53, 54 e 55, no Rio Grande do Sul. Essa é a última etapa de implantação do nono dígito, que começou em 2012, por São Paulo.

Para fazer ligações ou mandar mensagens de qualquer lugar do país, seja de telefone fixo ou móvel, para celulares será preciso discar o 9 antes do número do telefone. Segundo a Anatel, a inclusão de mais um dígito nos telefones móveis tem como principal objetivo aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular.

Da Agência Brasil


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

PERNAMBUCO - SEGUNDA ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA COMEÇA NA PRÓXIMA SEMANA

A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa irá acontecer de 1º a 30 de novembro no Estado de Pernambuco. Todo o rebanho bovino e bubalino deve ser imunizado. Mesmo com o estatus de área livre da aftosa, autoridades sanitárias do Estado alertam que é preciso continuar protegendo os animais da doença. A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro) espera imunizar mais de 90% do rebanho, que hoje é de cerca de 1,9 milhões de animais.

Em Pernambuco, mais de 99 mil produtores rurais são obrigados a adquirir a vacina nas casas agropecuárias e declarar nos escritórios da Adagro a vacinação. O criador que não vacina fica impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e não pode se cadastrar em programas do governo estadual, além de pagar multa de no mínimo R$ 60,00.

A vacina só é eficaz se conservada no gelo. Para evitar o estresse dos animais, é recomendada a aplicação nas horas mais frias do dia, pela manhã ou no fim da tarde. Os animais recém-nascidos também devem ser imunizados. 

Fonte - Blog do Carlos Britto

ARARIPINA – ALTO DA BOA VISTA – JOVEM ENCONTRADO MORTO COM MARCAS DE TIROS AO LADO DA ETE

 
Um jovem de apenas 19 anos de idade, identificado por Erick Souza Lima, o qual residia na Rua São Benedito, no Bairro Alto da Boa Vista, foi encontrado morto por volta das 05:00 da manhã desta sexta-feira 28/10, em um loteamento ao lado da ETE – Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão.
Conforme as primeiras informações, a vítima foi encontrada por populares que acionaram a polícia militar e no local foi encontrado o corpo do mesmo apresentando várias perfurações, principalmente no rosto e pescoço, provocadas por disparos de arma de fogo de calibre ainda não identificado.
Até próximo ao meio-dia a vítima não sido identificada, mas como tinha algumas tatuagens, logo chegou-se a identidade. A polícia militar isolou o local do fato até a chegada da polícia civil, a qual realizou a perícia preliminar e removeu o corpo ao IML, Instituto Médico Legal de Petrolina. O caso foi registrado na DPC local e será investigado pelo Departamento de Homicídios da 24ª DESEC de Araripina. 
Esse foi o 4º homicídio do mês de outubro registrado em Araripina e o 11º também de outubro na Região do Araripe. Esse também foi o 30º homicídio do ano em Araripina e com esse crime já são 97 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora.

Fonte – Polícia Militar de Pernambuco

Reportagem – Fredson Paiva

Fotos – Reprodução Whatsapp

NOVEMBRO - CONTAS DE LUZ TERÃO ACRÉSCIMO R$ 1,5 A CADA 100 KWH CONSUMIDOS

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz no mês de novembro será a amarela, com custo de R$ 1,5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A medida se deve às condições hidrológicas menos favoráveis, o que determinou o acionamento de usinas termelétricas, mais caras.

Definição das bandeiras tarifárias depende de número de termelétricas acionadas para produção de energia no país Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Desde abril deste ano, a bandeira tarifária estava verde, ou seja, não havia custo extra para os consumidores. No ano passado, todos os meses tiveram bandeira vermelha, primeiramente com cobrança adicional de R$ 4,5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos e, depois, com a bandeira vermelha patamar 1, que significa acréscimo de R$ 3 a cada 100 kWh.

O sistema de bandeiras tarifárias foi adotado em janeiro de 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, mai cara do que a energia de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia elétrica em função das condições de geração de eletricidade. Por exemplo, quando chove menos, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país.

Cobrança

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz, mas uma forma diferente de cobrar um valor que já era incluído na conta de energia, por meio do reajuste tarifário anual das distribuidoras. A agência considera que a bandeira torna a conta de luz mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente.

Da Agência Brasil

FISCALIZAÇÃO NAS VIAS ESTADUAIS - GOVERNO DE PERNAMBUCO REFORÇA DETRAN COM 47 NOVAS VIATURAS

 
A segurança viária pernambucana recebeu um importante reforço, nesta sexta-feira (28.10), com a entrega de 47 novas viaturas ao Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). A modernização da frota dialoga com a estruturação do órgão e dos serviços oferecidos pelo Estado. Os veículos vão ser incorporados a quatro operações de ordenamento do trafego, buscando a promoção da paz do trânsito e a redução de acidentes. Nesta ação, o Governo do Estado investiu R$ 8,5 milhões. A cerimônia, que aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, foi comandada pelo governador Paulo Câmara.

"O intuito dessa modernização dos equipamentos é dar condições à população para que haja uma maior orientação em relação ao ordenamento do trânsito e dos serviços ofertados pelo Estado", afirmou Paulo. O chefe do Executivo ainda destacou a redução do número de acidentes em Pernambuco. "Diante de um conjunto de ações promovidas pelo Detran-PE, a gente conseguiu estancar uma curva que está crescendo em todo o País", completou Câmara.

A modernização da frota também fortalece o Pacto pela Vida, dinamiza a arrecadação de débitos e reforça as ações da Secretaria de Saúde, através da operação Lei Seca. "Temos que cuidar desses novos equipamentos e fazer com que eles cheguem à população", disse o governador, pontuando que o objetivo do investimento é impulsionar o trabalho do Detran no Estado.
Dos 47 veículos, 30 são do modelo Chevrolet Spin e serão destinados às Operações Trânsito Seguro (OTS) e Rota de Fuga (ORF). Outros três veículos Chevrolet Montana serão usados para deslocamento de equipamentos. Para a Operação Lei Seca, serão disponibilizados oito veículos do modelo Renault Sandero e, para o 1º Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), cinco carros do modelo Chevrolet Spin. 

O secretário das Cidades, Francisco Papaléo, disse que as ações promovidas para o ordenamento e educação do trânsito no Estado impactaram na redução dos índices de mortes. "Houve uma redução de 5,5% no índice de mortes no trânsito e de 12% no número de acidentes envolvendo motos, comparando 2014 e 2015", destacou Francisco. A redução representou uma economia de R$ 300 milhões para o Estado. "Para 2016, a meta é dobrar essa redução", afirmou o gestor.

DETRAN ITINERANTE - Além dos veículos destinados às ações de prevenção e repressão, o Detran ainda recebeu uma unidade móvel. Um caminhão Iveco - o primeiro de uma série de 10 - vai rodar o Estado levando os serviços da sede a municípios que não dispõe de posto de atendimento. Na unidade será possível realizar os serviços ofertados na sede, com exceção da entrega do documentos.

"Dos 10 postos itinerantes, dois vão ficar na Região Metropolitana do Recife, onde nós vamos oferecer a possibilidade dos usuários quitarem seus débitos no cartão de crédito durante uma blitz. Os demais veículos serão enviados ao Interior do Estado. O cronograma de atividades das unidades se dará pelas Ciretrans Especiais, com um posto em Petrolina, Araripina, Ouricuri, Serra Talhada e Caruaru", explicou o presidente do Detran, Charles Ribeiro.
Também participaram desta solenidade o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia; a presidente da CTTU, Taciana Ferreira; o deputado federal André de Paula; o coordenador executivo da Lei Seca, o tenente coronel Luciano Alves; e o comandante do BPTran, o tenente coronel Raul Cavalcanti. 

Da ASCOM

EVENTO - EMPRESÁRIOS DO POLO GESSEIRO PARTICIPAM DA FEICON BATIMAT NORDESTE NO RECIFE

 
Empresários da cadeia da Construção Civil do Sertão do Araripe estiveram presentes na Feicon Batimat Nordeste, 4º Salão Internacional da Construção, que foi realizado no período de 19 a 21 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
Em caravana organizada pela Unidade Sertão do Araripe, os empresários participaram do evento com o objetivo de conhecer as tendências de mercado do setor, conhecer as novas tecnologias de produtos e serviços, aumentar a rede de relacionamentos (Networking), prospectar novos negócios e construir parcerias de negócios.
Vários eventos paralelos simultâneos engrandeceram a Feicon, tais como: Congresso Anamaco e Habitar, Decor Prime Show, Expolux Nordeste e Febrava Nordeste.
Em sua quarta edição na região Nordeste, a Feicon se consolida como um ponto de encontro de lançamentos e tendências nos setores de construção e arquitetura. O evento contou com exposição de mais de 150 marcas nacionais e internacionais, distribuída em uma área de 10 mil metros, por onde passaram em torno de 10 mil visitantes.

ASCOM/SEBRAE