ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DECISÃO INÉDITA - TJPE CONDENA EX-JUIZ DE ARARIPINA A 4 ANOS DE PRISÃO


O juiz Luiz Eduardo de Souza Neto, de Araripina, no Sertão do Estado, foi condenado por estelionato e acabou demitido. A decisão, inédita na história do judiciário pernambucano, saiu após sessão que durou quase cinco horas, anteontem à tarde, na Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Com isso, ele perdeu o salário e o direito a aposentadoria proporcional. Além disso, foi condenado a quatro anos de reclusão e pagamento de multa. O magistrado já estava afastado das funções e não foi localizado pela reportagem do Jornal do Commercio. A ação administrativa que resultou na denúncia do Ministério Público foi julgada pela mesma Corte Especial do TJPE na semana passada e também resultou na condenação de Luiz Eduardo.

A condenação foi unânime. A relatora da ação penal, desembargadora Helena Caúla, decretou a perda do cargo a Luiz Eduardo de Souza Neto “em razão de conduta criminosa, absolutamente incompatível com o exercício da judicatura e violadora do dever para com a administração pública”.

“Quando um magistrado, como no caso em julgamento, que tem uma missão tão séria em termos constitucionais, pratica um ilícito penal ou até administrativo, as consequências são maiores e mais graves do que as praticadas por um cidadão comum.

Tal conduta denigre a própria instituição e faz com que, muitas vezes, a sociedade sinta-se desamparada, porque o exemplo é dado por aqueles que estariam distribuindo a justiça e aplicando as leis”, diz o voto.

Luiz Eduardo Souza Neto foi condenado porque, embora fosse juiz de Araripina, concedeu liminar em Ação Cautelar de Substituição de Garantia para troca fraudulenta de bens móveis e imóveis por letras (títulos de crédito) podres aos advogados Décir Félix e Rosa Suleyman Alencar Liberal Santiago, moradores de Colatina (ES).

Ele tomou a decisão sem avaliar as novas garantias nem dar conhecimento à outra parte, o Banco do Brasil. Na comarca de Colatina estava marcado o leilão dos bens oferecidos em penhora (imóveis, veículos e máquinas) para 26 de maio de 2006.

Poucos dias antes, os próprios devedores, cujos bens tinham sido executados, pediram a sustação do leilão dos bens, alegando que o juízo da 1ª Vara da Comarca de Araripina, presidida por Luiz Eduardo, havia determinado a baixa dos gravames de todos os bens penhorados. Os bens até tinham sido alienados.

Golpe idêntico havia sido aplicado em ação semelhante endereçada ao mesmo magistrado, que concedera a liminar em 14 de dezembro de 2005. Na mesma data, foram expedidas as cartas precatórias para as comarcas de Taquaritinga, e Brazilândia (ambas em Brasília) e Itabuma, Santa Sé, Salvador e Parado, na Bahia.

Agora, os autos serão encaminhados ao presidente do TJPE, desembargador Jones Figueiredo, para que assine o ato de demissão de Luiz Eduardo de Sousa Neto. O revisor do processo, desembargador Fernando Ferreira, disse, ao votar, que o caso todo configura “um tumor, que tem de ser extirpado do Judiciário”

Fonte-JC

6 comentários:

Anônimo disse...

este juiz foi injustiçado, então tem que cassar este ladrão que está na prefeitura de araripina, cade os 180 mil de jalecio o acordo foi pagar victor e leo com o dinheiro, e pagar ao rapaz com cheques do filho de airton de argolino os cheque voltaram e ai ladrão, cade esses vereadores todos também corruptos que nao tomam providencias, vou a promotoria!

Anônimo disse...

bem quero dizer que é uma falta de vergunha. o juiz de Araripina não é culpado não, ele não merece com diz o nosso amigo ele foi injustiçado, agora tem um tal tio patinhas na prefeitura e monte de irmãos metralha na camera de vereadores, fora as outas entidades como compesa, a celpe, e ainda vem dizer que o juiz roubor pelo amor de Deus.
obs: faz dois meses que não chega agua em minha casa e eu ainda pago a conta por que se não meu nome vai para o spc. e se brincar vai para a cadeia

brígida calado disse...

''que injustiçado que nada, quando ele fez as mágicas dele, para beneficiar sim certos corruptos que estavam a frente da prefeitura e de outras instituições; ele sabia exatamente o que podia acontecer com ele''. ja o caso do rapaz mencionado! o ''prefeito ladrão'' como o amigo anônimo voz falam, nao tinha e nem tem obrigação de pagar, pois foi contas deixadas da gestão passada... já victor e leo e outra história. pois bem amigo, sorte sua que voçe vai procurar a promotoria em novos tempos... pensando bem vç teria mais sorte se fosse no passado, não e? pois parece que era da panelinha do juiz bacana... bjosssssssssss

Anônimo disse...

tem que pagar mesmo, é como diz o seu programa fredson "Aqui se faz, aqui se paga" e realmente a Lei de Deus não aliza, ainda bem que eu ainda tenho minha velha bicicleta. posso ir e voltar, sem me amostrar.

Anônimo disse...

gostaria de saber como ficou a situação do juiz. foi realmente demitido ou nao? nao vi mais nenhuma materia sobre o assunto, gostaria de saber a respeito.

Anônimo disse...

So diz que esse cara é um injustiçado quem não assina o comentário.há os que não assinam porque discordam e pensam que podem sofrer represalias.Os desembargadores de Pernambuco necessitam mandar apreender a carteira de juiz que esse cara anda com ela fazendo miséria no nordeste todo.No Maranhão juntou-se com um tal de Raimundo Borges de Oliveira e até litigancia de má fé ja fizeram para se apoderarem de um navio.Em Brasília criaram uma empresa fantasma de cartão de créedito chamada Shalom Card e sairam estelionatando.Pior que encontram adovogados com mente demente e corrupta que a eles se associa e sai mandando ver no mesmo modus operandi.Coloca o nome desse sócio dele no TJDFT e no TJMA e no SEGURSIS-Sistema Nacional de Segurança e vão ver quem é a dupla Batman e Robin agindo desee Brasilia e até no nordeste atualmente.Esse Borges conseguiu fazer o instituto de terras do Maranhão avaliar terras de R4100 por hectare pelo valor masi de 10 vezes acima.So não conseguiu foi receber ainda porque o MP está de olho neles e a PF tambem.