A emergência do Hospital e Maternidade Santa Maria registrou da última segunda-feira dia 26/01/09 até ontem, 12 ocorrências,
sendo 07 acidentes de trânsito. Não houve vítimas fatais. Foram registrados ainda 03 agressões físicas, 01 morte natural, 01 acidente de trabalho e 01 atropelamento.
Já na área policial mais uma residência foi arrombada e furtada no centro da cidade. Várias queixas de extravio e documentos perdidos continuam sendo registrados na delegacia todos os dias. Na manhã de ontem, quinta-feira dia 29/01, mais uma vítima caiu no golpe da falsa concessionária de carros em Araripina. O maranhense Francimar Borges de Brito de 44 anos viajou quase seis dias de Macapá até Araripina para comprar Uma Caçamba no valor de R$ 23 mil e quando chegou à cidade ficou sabendo que a empresa de nome fictício, Consenso Veículos, que se diz situar na BR- 316, Km 24 no número 1.500, não existe. A vítima teria visto a propaganda no canal 16 captado via parabólica e não resistiu a oferta. Por sorte ele preferiu vir até aqui ver a mercadoria de perto e não depositou metade do dinheiro em uma conta que uma pessoa se dizendo chamar Roberta vendedora, havia lhe passado por telefone. O dinheiro seria depositado na conta poupança 16838-6, agência 0051 da Caixa Econômica Federal, em nome de uma pessoa denominada Dra. Maria. A empresa fantasma veicula ainda em sua propaganda cerca de dez números de telefones, os quais segundo a vítima, todos atendem. São eles: 81- 3077 – 4769/ 81 – 3091 – 5411/ 3071 – 2550/ 3053 – 5576/ 8653 – 4535/ 3077 – 5208/ 3088 – 6704/ 8653 – 1703, e ainda o 81 – 3071 – 2999. A maioria destes telefones é do Recife. Várias vítimas de diferentes partes do Brasil já caíram no golpe e uma delas chegou a depositar cera de 40 mil em uma das contas repassadas pela empresa fantasma. Na delegacia de Araripina constam várias queixas registradas no ano passado. A 1ª vítima do ano não chegou a depositar o dinheiro e preferiu verificar pessoalmente, mas geralmente as vítimas depositam e ficam no prejuízo.
Investigações já foram feitas pela polícia, mas os estelionatários ainda não foram identificados e continuam aplicando o golpe, e o pior, usando e sujando o nome da cidade de Araripina. Ainda durante a semana na região do Araripe foi registrado apreensão de arma de fogo e maconha em Ouricuri e 01 acidente com vítimas na PE – 604, localidade de Jacaré, 01 tentativa de homicídio em Trindade, 01 apreensão de moto roubada em Granito, 01 tentativa de assalto a uma casa loteria em Ipubí, 01 caso de uma criança que morreu carbonizada em um acidente na região de Exú e 01 tentativa de homicídio em Bodocó. Ainda naquela cidade o pároco teve o carro incendiado e a casa depredada por pessoas ainda não identificadas. Os casos estão sendo investigados nas delegacias locais.
Agora as crianças e os adolescentes de Araripina, inscritas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, terão um novo ambiente, que significa mais conforto, para realizar as suas atividades.
Uma decisão importante que demonstra o compromisso do prefeito Lula Sampaio com o bem estar das crianças.
A prefeitura já adquiriu um novo prédio, onde o grande destaque são as instalações apropriadas para o programa, contendo campo de futebol,
campo de vôlei, piscina, palco para eventos culturais e salas de aula.
O PETI, que tem o objetivo tirar crianças e adolescentes, menores de 16 anos, do trabalho e lhes dar oportunidade de estudar e receber uma bolsa para ajudar no sustento da sua família.
Além de garantir a freqüencia escolar, assegura oportunidade de acesso a atividades sócio-educativas.
Na avaliação da secretária de Assistência Social, Irenilde Guarter Sampaio, que é gestora do programa,.jpg)
a intenção da gestão Lula Sampaio é investir ainda mais no social, com ateção especial ao PETI.
A secretária está muito satistfeita com os espaços e qualidades oferecidos pela nova sede do PETI.
Iveraldo Nascimento
Secretário de Comunicação

Fotos - Paulo Elias
Os acidentes de trânsito no ano passado e começo deste ano na Região do Araripe foram destaque na imprensa pernambucana. Segundo o Capitão França, a região do Araripe tem sido ressaltada em jornais da capital do estado como área críticas em números de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motociclistas, números esses diários, semanais e mensais. Grande parte desses acidentes ocorre por conta de irresponsabilidade e pouca fiscalização. Isso deve mudar com a volta da parceria entre polícia militar, DETRAN e DER. O convênio estava suspenso há muito tempo e só agora retornou a vigorar. Policiais que estão nas rondas ostensivas na cidade vão também ser guardas de trânsito, aplicando multas para quem desrespeitar as leis de trânsito.
Por outro lado a 2ª Companhia de Polícia Militar de Araripina está servindo de exemplo e modelo para outras companhias, batalhões na região e até mesmo em outras áreas como a região do São Francisco, Sertão Central, Pajeú e região metropolitana do Recife. Além das novas modalidades de policiamento como a Patrulha nos Bairros, Polícia nos Bairros, Patrulha Escolar,
celulares nas viaturas com número disponível e destacado na lateral da GT, câmeras de vigilância 24 horas na 2ª C.P.M. e cadeia pública, o capitão França que levar a vigilância em Câmeras para as principais ruas da cidade.
A central ficaria implantada na Companhia de polícia sendo monitorada por militares durante 24 horas e dependendo das circunstâncias notadas pelas câmeras, como assalto em andamento, acidente de trânsito, entre outros,
seria acionada uma guarnição tática que ficaria especificamente livre para atender apenas as ocorrências monitoradas pela PM, através do sistema de monitoramento.
O assunto já foi levado para a Câmara de Vereadores e está em debate. Outra novidade que poderá ser implantada pela companhia de polícia em parceria com a prefeitura, é um consultório odontológico. O capitão esteve reunido com o atual prefeito Lula Sampaio e seu irmão, vereador Boba Sampaio, onde conversaram sobre um consultório odontológico completo que existe atualmente na companhia de polícia para atender a corporação
e que poderia também atender a população de bairros próximo ao pelotão, uma vez que o dentista, Tenente Cléber, atende uma vez por semana, nas sextas-feiras e poderia atender durante os outros a população carente da Vila Bringel, Vila Santa Isabel, Cavalete-01 e Cavalete-02. Segundo o capitão França, o prefeito Lula já aprovou, e o convênio seria com a secretaria de saúde. A meta é que um dentista ou mais dentistas da prefeitura sejam alocados na companhia de polícia e que o gabinete odontológico que lá existe ficaria disponível para atendimento da população nos demais dias da semana, ou seja, de segunda à quinta-feira. Essa parceria faz ainda mais a aproximação da polícia militar com os bairros e população, fazendo com que a comunidade tenha acesso através da prefeitura a um tratamento dentário. Perguntado sobre o sucesso das novas modalidades policiais implantadas na companhia de polícia que está servindo de modelo para outros batalhões e companhias da região,
o capitão França disse que agradece primeiramente a Deus e segundo as parcerias. “Logo que cheguei aqui na cidade procurei fazer parcerias com prefeitura, Câmara de vereadores, empresários, políticos da região, imprensa e vários outros órgãos também ligados à segurança, tudo isso, faz com que haja uma eficácia no policiamento”. Disse mais, “-Araripina hoje tem sido alvo de comentários a respeito da segurança em várias regiões do estado, inclusive no próprio comando geral da polícia militar. a PM daqui tem sido copiada pelo próprio batalhão em Ouricuri e por outros batalhões, mas tudo isso devido a uma coesão entre forças do município neste sentido”.
Capitão França lembrou ainda... “-Durante um ano que estamos à frente da companhia, houve uma redução significante na criminalidade comparado há tempos atrás, pois a polícia militar tem se envolvido mais com a comunidade a qual tem ajudado mais a companhia”. Finalizou França. Ainda na entrevista ele lembrou que uma das dificuldades enfrentadas é a necessidade de um policiamento com mais presença nos distritos de Araripina. Porém, a maior dificuldade enfrentada mesmo, não só em Araripina, como em várias outras cidades na questão da segurança é o pouco efetivo policial, mas segundo ele está prevista a entrada de 5 mil PMs que foram garantidos pelo governador Eduardo Campos para implementar o efetivo da polícia militar. Araripina possui cinco distritos, mas existem povoados que tem o mesmo porte de distrito como o Povoado do Cavaco, Vila Serrâea I e II e até o próprio Distrito do Morais que está precisando de um policiamento mais constante. O prefeito Lula Sampaio ofereceu condições para que o policiamento realizasse estas rondas nos locais considerados menos visitados pela PM, como também nos demais outros.
Atualmente a companhia de polícia e cadeia pública são monitoradas 24 horas por câmeras instaladas em postos estrátégicos por dentro e fora dos prédios. Essa idéia o capitão quer levar para as principais ruas da cidade.
Os mais de um milhão de trabalhadores da indústria do Estado têm até o fim do mês para se matricular nos cursos gratuitos do ensino fundamental e médio do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também do ensino médio regular promovidos pelo Sesi Pernambuco. Ao todo são 860 vagas para a Região Metropolitana do Recife e interior. Inicialmente, o serviço, que é oferecido pela primeira vez pelo Sesi no Estado, seria voltado apenas para os trabalhadores cuja renda familiar correspondesse até dois salários mínimos e meio (R$ 1.037,50). Ontem à tarde, no entanto, os coordenadores decidiram abrir para todos os funcionários de indústrias e seus dependentes. Além do Recife, as cidades que oferecem os cursos são Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, Goiana, na Zona da Mata, Caruaru, na Região Agreste, e Petrolina, no Sertão pernambucano. As vagas de Caruaru e Petrolina são destinadas apenas para o primeiro ano do ensino médio. Os alunos matriculados nessas cidades, no entanto, terão a oportunidade de ingressar, no segundo semestre, no curso técnico de manutenção automotiva oferecido pelo Senai. Estes alunos farão parte de um programa que integra o Sesi e o Senai na oferta do ensino médio articulado com o técnico. A Rede Sesi de Educação também está oferecendo vagas para a comunidade, com mensalidades mais acessíveis, se comparadas com as cobradas por instituições de ensino particulares. Os valores não foram divulgados. O ensino fundamental I e II e médio para jovens e adultos estão voltados para alunos com idade mínima de 15 anos, que desejam recuperar a vida escolar perdida em um período aproximado de cinco anos. Já o ensino médio regular tem uma grade de aprendizado direcionada para avaliações que necessitam de bons resultados, como o vestibular, por exemplo, e dispõe de estrutura com laboratórios de ciências e multimídia, bibliotecas atualizadas, além de fardamento e material didático. As matrículas já começaram. Serão realizadas por ordem de chegada na secretaria das unidades de ensino que oferecem os cursos, tanto na Região Metropolitana do Recife quanto no interior, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, até que as vagas sejam totalmente preenchidas. As aulas estão previstas para começar no dia 2 de fevereiro. A única exigência para participar dos cursos é ser trabalhador da indústria ou dependente. “Caso seja dependente, essa pessoa precisa provar legalmente”, explicou a diretora de Operações do Sesi Pernambuco, Eveline Remigio. A documentação exigida pela instituição e mais informações sobre os cursos podem ser obtidas através do telefone 3412-8555.
FONTE-JC
A Prefeitura de Araripina está trabalhando na limpeza e na manutenção do Canal São Pedro, por que entende que é uma questão de saúde pública e agora entra como prioridade na nova gestão municipal. No período de fortes chuvas, chega a causar transtorno aos moradores da região, com fortes alagamentos e transmissão de doenças. É o prefeito Lula Sampaio preocupado com o bem estar social, com essa limpeza diminui em 90% a muriçoca de toda cidade e evita alagamentos no período de chuva. Outros trabalhos já estão sendo desenvolvidos pela prefeitura municipal, como a recuperação de ruas. A partir do dia 01 de fevereiro de 2009, começa uma fiscalização na cidade para tirar das ruas animais equíneos,(cavalos, vacas e jumentos), que estão atrapalhando o trânsito e provocando acidentes.
DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO DE PAULO ELIAS
As ocorrências hospitalares foram consideradas dentro da anormalidade neste fim de semana na emergência do Hospital e Maternidade Santa Maria. Das 20:00 de quinta-feira dia 22/01/09, até a tarde desta segunda-feira dia 26/01/09, cerca de 15 ocorrências foram registradas naquela unidade hospitalar, sendo 08 acidentes de trânsito,
dentre os quais 06 envolvendo motociclistas. Houve uma diminuição considerável se comparado do começo do ano até agora. Foi o primeiro fim de semana do ano com menos acidentes de trânsito. Foram registrados ainda naquela emergência hospitalar neste fim de semana 02 agressões físicas por arma branca, faca peixeira, 04 agressões físicas por espancamento, 01 morte natural e 02 acidentes ciclísticos.
Nenhuma vítima foi transferida para hospitais da região e não foi registrado nenhum outro caso de natureza grave. Neste fim de semana deram entrada vítimas de localidades como: Sítio Santa Rosa, Cavalete-01, Planalto, Sítio Ramalhete, 1º trevo de entrada da cidade, BR-316, Alto da Boa Vista, Centro, Rua 08 de Dezembro, Rua José Barreto Alencar, Sítio Tamboril,.jpg)
Distrito Industrial, Bom Jardim do Araripe, Sítio Jatobá, Rua Vereador Antonio de Brás Sobrinho, Zé Martins, Vila Serrânea e Marcolândia-PI. Alguns destes casos também foram registrados na 2ª Companhia de Polícia Militar e Delegacia de Araripina.
A secretaria de Saúde do município de Araripina passou por uma reforma interna em sua estrutura física onde foi aplicada uma nova pintura com o intuito de melhorar o atendimento ao público, abrindo as portas para atendimento de todos os que ali vão em busca de atendimento. Houve uma rápida visita do prefeito Lula Sampaio, acompanhado de sua assessoria de comunicação e vários técnicos que estão avaliando os problemas e buscando soluções. Houve uma solenidade rápida, no pronunciamento do prefeito, ele foi bem categórico em suas palavras “acabou a boquinha daqueles que não querem trabalhar, e que por ventura atendia mal a população que vinha aqui atrás dos benefícios, estamos correndo incansavelmente para resolver a inadimplência do município para recebermos verbas estaduais e federais prestando assim uma melhor assistência ao nosso povo” disse Lula Sampaio. O Secretário já começou com muito esforço a melhorar o espaço de trabalho da secretaria, para atender de forma igualitária do menor ao maior, sem distinção, “a ordem do prefeito Lula é atender a todos principalmente os mais carentes do nosso município” finalizou Venilton Cardoso secretário de saúde.
DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO-PAULO ELIAS