ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

ARARIPINA - SECRETARIA DE SAÚDE INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA PARA CÃES E GATOS

A Prefeitura de Araripina por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos. O dia D da campanha está marcado para este sábado, dia 15. Segundo a Secretaria de Saúde, os pontos de vacinação no dia D serão o Centro de Saúde, o Alto da Boa Vista (próximo à igreja) e o Cavalete I, mas durante todo o mês de setembro, as equipes e vacinação irão percorrer todo o município. 

Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina, exceto os animais doentes (animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades). Embora não seja contraindicado é preferível que fêmeas prenhes não sejam vacinadas em campanha, devido ao risco no transporte e manejo do animal. Cadelas no cio podem causar transtornos no posto volante, é aconselhável a vacinação em um dos Postos Fixos. 

A vacinação é anual, e uma das mais importantes medidas para a prevenção e controle da doença. 

A Raiva 

A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, através de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, como por exemplo, morcegos, infectados. A adesão da população à Campanha é importante para que a Raiva permaneça sob controle.

Da ASCOM

Nenhum comentário: