ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 12 de agosto de 2018

SURUBIM E TAQUARITINGA DO NORTE - OBRAS HÍDRICAS NO AGRESTE SETENTRIONAL AVANÇAM E AMPLIAM A OFERTA DE ÁGUA NA REGIÃO

 
Em agenda no Agreste Setentrional, na sexta-feira (10.08), o governador Paulo Câmara visitou duas importantes obras de abastecimento hídrico na região. A primeira delas foi a ampliação da produção do Sistema Jucazinho, no município de Surubim. Com um investimento de R$ 300 mil, a intervenção irá beneficiar cerca de 200 mil habitantes de 11 cidades. Em seguida, o chefe do Executivo foi acompanhar a retomada da produção do Sistema Mateus Vieira, em Taquaritinga do Norte. O equipamento irá abastecer cerca de 12 mil habitantes locais. 

"Estamos trabalhando para melhorar o abastecimento de água em todas as regiões de Pernambuco, principalmente nas áreas mais afetadas pela estiagem. Estamos conseguindo normalizar e reforçar o abastecimento das cidades do Agreste Setentrional, algumas delas vão receber água, praticamente, todos os dias. É uma mudança importante para o futuro que a gente quer", destacou o governador. "A volta da chuva, esse ano, garante uma capacidade de água maior. Mas também estamos preparados, caso ocorram novos períodos de estiagem, através de um planejamento bem feito junto à Compesa", ressaltou.

A intervenção na Barragem de Jucazinho contempla a instalação de conjuntos motobombas nas estações elevatórias, além da ampliação e melhorias da Estação de Tratamento de Água de Jucazinho. A finalidade é ampliar a oferta de água aos habitantes das 11 cidades, passando de 130 L/s para 260 L/s, ou seja, 100% de aumento. O sistema irá abastecer os municípios de Surubim, Casinhas, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Vertentes, Toritama, Salgadinho, Bom Jardim, João Alfredo e Orobó.
O presidente da Compesa, Roberto Tavares, ratificou a importância da intervenção, principalmente no atendimento à Zona Rural dos municípios beneficiados. "As comunidades da Zona Rural sofrem muito com a estiagem, e a ampliação desse sistema em 100%, vai nos possibilitar levar água para essas áreas também. Então a gente fica muito feliz em poder concretizar mais essa importante ação", disse. 

O mesmo sentimento de satisfação foi compartilhado pela prefeita de Surubim, Ana Célia. "Para nós aqui do Agreste Setentrional a questão hídrica é muito importante. Surubim era abastecido 100% por caminhão-pipa quando assumi. Mas a parceria com o Governo do Estado foi fundamental para que a gente pudesse mudar essa realidade. Primeiro, trazendo água de Pedra Fina, depois com as Barragens de Sirigi e Jucazinho. Água é vida, é cidadania, é progresso. Então é das pessoas o direito de ter acesso à água", pontuou.

MATEUS VIEIRA - Após visitar a barragem de Jucazinho, Paulo seguiu para o município de Taquaritinga do Norte, onde vistoriou as obras de retomada da produção do Sistema Mateus Vieira. O equipamento voltou a abastecer os cerca de 12 mil taquaritinguenses, após três anos de colapso. A ação contemplou a instalação de conjuntos motobombas nas estações elevatórias, além de melhorias da Estação de Tratamento de Água de Mateus Vieira. 
O objetivo é restabelecer a oferta de água aos habitantes de Taquaritinga do Norte, por meio da Barragem Mateus Vieira, através de uma rede de distribuição. Ao todo, foram investidos R$ 150 mil. "A gente só tem a agradecer essa importante obra, que vai melhorar a vida do nosso povo e que mostra o compromisso do Governo do Estado com essa região", salientou o prefeito Lero.

Da ASCOM

Nenhum comentário: