ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

CEARÁ - CIDADE DE JARDIM RECEBE A PATRULHA AMBIENTAL ITINERANTE PARA EVENTO EM DEFESA DA FAUNA REGIONAL

Patrulha Ambiental Itinerante desenvolve campanha de prevenção a acidentes envolvendo animais silvestres na cidade de Jardim – CE, onde com a cooperação dos agentes do DEMUTRAN, com a colaboração da Diretora Geral a Sra Elizete Correia de Lima Monte, orientaram os motoristas sobre questões relacionadas a acidentes de trânsito envolvendo animais silvestres, já que a cidade está localizada no centro de uma Unidade de Conservação (UC) onde existe ainda animais que com frequência atravessam as rodovias em busca de alimentos e água. 

O convite veio pelo consultor Ambiental da ECO-logica Brasil na cidade, o Sr Jayrtton Costa que, juntamente com coordenação da Patrulha Ambiental, indicaram os locais de maior tráfego de veículos e ambientes de encontro de motoristas (principalmente de lotações) que trafegam diuturnamente nas rodovias, que são os profissionais que mais tem esse contato com os animais. 
O atropelamento de fauna no Brasil é hoje uma grande ameaça. Cerca de 475 milhões de animais silvestres são mortos todos os anos, ou seja, a cada segundo, mais de 15 mortes. 
Existe um aplicativo que pode ser usado para ajudar a mudar esta situação: o Sistema Urubu. É só baixar gratuitamente e usar para fotografar animais silvestres mortos na estrada. A análise de todas as fotos enviadas vai ajudar a identificar onde estão acontecendo mais atropelamentos no país, e assim podem ser propostas medidas mitigatórias. Este aplicativo foi criado pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE). 
A evento foi um grande sucesso, pois o grupo recebeu várias mensagens parabenizando o trabalho, devido ter esclarecido algumas dúvidas relacionados a acidentes envolvendo a Fauna da região. 

Na ocasião foram abordados alguns assuntos nos quais grande parte da população desconhecia e buscou esses esclarecimentos com a equipe envolvida, como a legislação que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, citados pela Lei 9.605/98 e pelo Decreto 6.514/08. 

A equipe da Patrulha Ambiental vem desenvolvendo essas campanhas de conscientização com a população da região do Araripe (Piauí, Ceará e Pernambuco) no que diz respeito aos acidentes de animais silvestres. Sendo que esse trabalho vem trazendo resultados positivos, pois, através de palestras e esse trabalho olho no olho, como o que foi realizado em Jardim, notou-se um melhor nível de compreensão e aceitação dos condutores. 

Como sempre se realiza nos eventos, a Patrulha Ambiental realizou doações de mudas nativas. Os recebedores das respectivas mudas, moradores da zona rural e urbana, receberam orientações sobre o manejo, plantio e manutenção das árvores, ao mesmo tempo em que eram informados sobre os processos de desertificação ocorridos em alguns locais do Brasil e a preocupação constante das ONGs com os recursos naturais que a cada dia se tornam mais escassos. 

Fotos/Fonte - Patrulha ambiental 

Nenhum comentário: