ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 31 de julho de 2018

PETROLINA - PROJETO DA PREFEITURA VACINA MAIS DE 1.600 ANIMAIS CONTRA A RAIVA


Conscientizar sobre os cuidados com a saúde e o bem estar dos animais domésticos. É com esse objetivo que a Prefeitura de Petrolina vem ampliando os atendimentos do “CCZ Móvel”, projeto do Centro de Controle de Zoonoses que desde de setembro de 2017 vem levando vacinação antirrábica e orientações médico-veterinárias gratuitas a diversas comunidades da cidade.

Após quase um ano e um total de 21 comunidades atendidas entre zona urbana e rural, o CCZ contabilizou 1.604 vacinados contra a raiva. Durante os eventos, a equipe do órgão também discorria sobre as zoonoses e os perigos da raiva, doença que pode contaminar o ser humano. 

“O objetivo de realizar o CCZ Móvel em diversos bairros é justamente estar mais perto da população, conscientizando sobre os cuidados com os animais, a adoção responsável, os perigos do abandono de animais para a saúde pública, além, é claro, da vacinação antirrábica. Com a ação perto de suas casas, as pessoas tinham a comodidade de levar seus cães e gatos para se imunizar”, explica Graziella Correia.

O CCZ Móvel irá retornar em outubro de 2018, percorrendo outros bairros da cidade. Porém, a vacinação antirrábica não para. Os proprietários de cães e gatos que ainda não vacinaram seus animais terão a possibilidade de fazê-lo em setembro, quando se inicia a campanha anual antirrábica. Em breve, a Prefeitura de Petrolina divulgará a programação completa. 

RAIVA

A raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC). É uma encefalite, em geral de evolução rápida, dependendo da assistência médico-hospitalar recebida pelo paciente.

É uma zoonose (antropozoonose) que tem como hospedeiro, reservatório e transmissor, o animal que, dependendo da situação, transmite a doença aos humanos através da mordedura, arranhadura ou lambedura.

Da ASCOM

Nenhum comentário: