ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 16 de julho de 2018

PERNAMBUCO REDUZ EM 11,6% NÚMERO DE ASSASSINATOS EM JUNHO - DIZ GOVERNO

Durante o mês de junho de 2018, foram registrados 335 assassinatos em Pernambuco. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), esse dado divulgado nesta sexta (13) representa uma redução de 11,6% em comparação com o mesmo período de 2017, quando foram contabilizados 379 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Maio teve 335 casos.

Ainda de acordo com a pasta, junho foi o sexto mês consecutivo com redução no número de assassinatos em Pernambuco. Desde janeiro deste ano, a quantidade de CVLIs não tem apresentado aumento.

Durante o primeiro semestre deste ano, Pernambuco contabilizou 2.279 assassinatos, o que representa uma diminuição de 596 homicídios, ou 20,73%, em comparação com o mesmo período de 2017.

Segundo o governo, a maioria dos homicídios foi causada por envolvimento com o tráfico de drogas, acerto de contas e outras atividades criminosas, que provocaram 74,03% dos assassinatos registrados em junho de 2018. A segunda maior motivação é composta por conflitos em comunidades, com 13,13% das ocorrências.

Os conflitos afetivos ou familiares correspondem a 3,28% dos assassinatos registrados no estado. Em junho deste ano, houve sete casos de feminicídio (2% dos casos), que foi instituído por lei estadual como os crimes em que mulheres morrem por questões de gênero. No mesmo mês, 1,79% do total de homicídios foi motivado por roubos seguidos de morte, os chamados latrocínios.

Assassinatos por região

De acordo com a SDS, a Região Metropolitana do Recife concentra o maior número de homicídios no primeiro semestre deste ano, com 691 casos. A capital pernambucana, por si só, responde por 308 ocorrências.

A Zona da Mata teve 524 assassinatos, e o Agreste de Pernambuco registrou 460 homicídios. O Sertão teve o menor índice de casos, com 296 ocorrências. Além do distrito de Fernando de Noronha, 96 dos 184 municípios do estado não tiveram homicídio registrado em junho deste ano.

Foram as seguintes cidades: Afogados da Ingazeira, Afrânio, Agrestina, Água Preta, Altinho, Belém de Maria, Betânia, Bezerros, Bodocó, Bom Conselho, Bom Jardim, Brejão, Brejinho, Buenos Aires, Caetés, Calçado, Calumbi, Camocim de São Félix, Camutanga, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Casinhas, Cedro, Chã Grande, Correntes, Cortês, Cumaru, Custódia, Dormentes, Exu, Ferreiros, Glória do Goitá, Granito, Iati, Ibimirim, Ibirajuba, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Itacuruba, Itapetim, Jataúba, João Alfredo, Joaquim Nabuco, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro e Lagoa dos Gatos.

Também estão nessa lista os municípios de Macaparana, Machados, Manari, Maraial, Mirandiba, Moreilândia, Moreno, Nazaré da Mata, Orobó, Orocó, Palmeirina, Panelas, Paranatama, Passira, Pedra, Petrolândia, Pombos, Primavera, Quipapá, Quixaba, Riacho das Almas, Sairé, Salgadinho, Salgueiro, Sanharó, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Terezinha, São Benedito do Sul, São João, São Joaquim do Monte, São José da Coroa Grande, São José do Belmonte, São José do Egito, Serrita, Solidão, Tacaimbó, Tacaratu, Taquaritinga do Norte, Tracunhaém, Triunfo, Tupanatinga, Tuparetama, Venturosa, Verdejante, Vertente do Lério e Vicência.

Do G1/ Petrolina

Nenhum comentário: