ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 17 de julho de 2018

ANÁLISE - PESQUISA APONTA MUDANÇAS EM POSSÍVEL 2º TURNO NAS ELEIÇÕES DE PERNAMBUCO

As simulações de segundo turno feitas em parceria da Datamétrica com o Diário de Pernambuco trazem algumas mudanças em comparação com a primeira pesquisa, realizada no começo de junho. Armando Monteiro cresce no enfrentamento com Paulo Câmara, Marília Arraes também em uma disputa com Paulo Câmara e diminui no duelo com Armando Monteiro.

No cenário entre Paulo Câmara e Armando Monteiro houve um empate de 32% a 32%. Na pesquisa anterior, embora tenha havido empate técnico, os números eram de 28% e 24% em favor do governador.

Na simulação entre Paulo Câmara e Marília Arraes, a petista vence com 34% a 30%. Trata-se de um empate técnico, mas, em comparação à pesquisa anterior, mostra uma pequena ampliação em benefício da pré-candidata do PT. Naquela ocasião, Marília Arraes aparecia com 28% e Paulo Câmara com 27%.

Por fim, num cenário com o senador e a pré-candidata do PT, Marília desponta com 31% (29% em junho) e Armando com 29% (20% em junho). Ou seja, um crescimento expressivo de Armando Monteiro, enquanto Marília se manteve praticamente igual.

A expectativa de vitória entre os eleitores quanto à disputa ao governo do estado neste ano segue indicando que Paulo Câmara será reeleito. Enquanto 24% afirmaram que ele ganharia a disputa, 17% acreditam que será Marília Arraes e 15% disseram que deverá ser Armando Monteiro o vitorioso na disputa. 

Em comparação com os resultados da última pesquisa, a posição relativa dos pré-candidatos permaneceu a mesma. Os números eram outros, todavia, Paulo tinha 26%, Marília tinha 12% e Armando tinha 11%. Portanto, cresceram os pré-candidatos do PT (5%) e do PTB (4%), enquanto o do PSB caiu 1%.

No Senado, três nomes despontam

Os nomes mais fortes hoje na disputa pelo Senado seguem sendo o deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB), o senador Humberto Costa (PT) e o deputado federal Mendonça Filho (DEM). Seja na intenção de voto espontânea, seja na estimulada, esses são os nomes que se destacam entre os concorrentes às duas vagas no Legislativo federal.

Na resposta espontânea de intenção de voto, aparecem Humberto Costa - tenta renovar o mandato no Senado Federal - e Mendonça Filho com 10% e Jarbas Vasconcelos com 9%. Todos os demais ficam entre 0% e 1%.

Na resposta estimulada da pesquisa, os três principais pré-candidatos se reafirmam na liderança. Jarbas Vasconcelos, que já exerceu o mandato de senador anteriormente (entre 2007 e 2014), lidera com 32%, Humberto Costa surge em segundo lugar com 25% e Mendonça Filho vem em terceiro com 24%. José Queiroz (PDT) aparece com 8%, Silvio Costa (Avante) com 5%, Maurício Rands (Pros) com 3% e André Ferreira (PSC), Antônio Souza (Rede) e Eugênia Lima (PSol) com 2% cada, enquanto Albanise Pires (PSol) obteve 1%.

Os que declararam intenção de anular seu voto ou votar em branco somaram 27% e 10% se declararam indecisos, segundo o levantamento.

AMOSTRA

A amostra da pesquisa produzida pela Datamétrica foi composta por 600 entrevistas realizadas junto a eleitores que moram e votam no estado de Pernambuco. A pesquisa foi realizada nos dias 11 e 12 de julho. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE)e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Análise//Analice Amazonas, sócia diretora da Datamétrica Pesquisa e Consultoria Econômica

"A Segunda Pesquisa da Datamétrica sobre a disputa eleitoral não traz surpresas ou reviravoltas, mas detecta discretos movimentos que podem sinalizar algumas tendências iniciais. Os números mantêm as posições relativas entre os três principais pré-candidatos em praticamente todos os cenários, e todos navegando no turvo ambiente do empate técnico. 

Não obstante, vê-se que Armando Monteiro e Marília Arraes começam a ganhar musculatura para uma disputa que promete ser bastante acirrada, caso os entendimentos políticos de bastidores concluam por manter a candidatura da postulante do PT. Enquanto isso, apesar dos números reafirmarem a liderança do atual governador nas simulações feitas, mostram também algum enfraquecimento dele quando comparados aos números de junho último. 

Um aspecto animador da pesquisa é ver que os eleitores que declaram intenção de votar em branco ou anular seu voto começam a rever sua posição. Aumentou o conjunto dos indecisos em 13%, enquanto caiu em 13% os que declaravam desejo de votar branco ou nulo, sugerindo que o assunto principal da pauta deixa de ser o futebol e passa a ser a eleição que se avizinha. Já não era sem tempo".

Do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: