ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 5 de março de 2018

ENCONTRO - PAULO CÂMARA RECEBE EMBAIXADORES PARA DISCUTIR PARCERIAS COM O SUDESTE ASIÁTICO

O governador Paulo Câmara recebeu, nesta segunda-feira (05.03), uma missão com 12 representantes e embaixadores de seis países do Sudeste Asiático - Vietnã, Indonésia, Myanmar, Tailândia, Cingapura e Filipinas. Durante o encontro, realizado no Palácio do Campo das Princesas, foram discutidas as potencialidades econômicas e sociais do Estado, tais quais Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação e Turismo. A iniciativa foi organizada pela Associação das Nações do Sudeste da Ásia (ASEAN) e pelo Comitê da Instituição em Brasília (ACB- ASEAN Commitee in Brasilia).

"Pernambuco vem demonstrando, já há algum tempo, que está no radar de países estrangeiros, devido à sua relevância no Nordeste e no País. Essa missão é mais uma oportunidade de reafirmar nossos potenciais e estabelecer novas oportunidades de negócios. Estamos sempre abertos para receber representantes de países e de regiões de todo o mundo", destacou Paulo Câmara.

Chefe da missão, o embaixador do Vietnã e atual Presidente do ACB, Do Ba Khoa, explicou que o objetivo da missão é conhecer melhor a realidade e as oportunidades que Pernambuco tem a oferecer. “Vamos tentar discutir e encontrar maneiras a fim de melhorar a nossa cooperação no âmbito econômico e, sobretudo, comercial. Pernambuco e os estados da ASEAN têm objetivos comuns, que é promover a cooperação pelo interesse dos povos”, afirmou.

Entre os setores que mais chamaram a atenção dos embaixadores estão a economia criativa e o turismo. “O setor tecnológico é bastante desenvolvido em Pernambuco, e nós podemos trocar experiências e aprender uns com os outros. O setor de Turismo também tem muito potencial. Devemos estabelecer uma parceria bilateral entre nossos operadores de turismo a fim de levar mais asiáticos da nossa região a visitar o Brasil em geral e conhecer Pernambuco e levar mais brasileiros para nossa região”, concluiu.

Além da reunião com o governador Paulo Câmara, a comitiva terá compromissos, no próximo dia 7, com empresários e representantes de entidades locais, como o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger, e com o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya. No mesmo dia, os embaixadores asiáticos farão uma visita ao Porto de Suape, um dos maiores projetos de desenvolvimento da economia do País.

A ASEAN é uma organização regional de Estados do Sudeste Asiático, que engloba 12 nações e dez países e visa acelerar o crescimento econômico junto aos parceiros. Nesse sentido, o Brasil tem desempenhado um papel importante, com o comprometimento em fortalecer relações entre o Mercosul e a ASEAN.

Também participaram da reunião o secretário-chefe da Assessoria Especial, Antonio Figueira; e a secretária-executiva de Relações Internacionais, Rachel Pontes.

Da ASCOM

Nenhum comentário: