ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

PETROLINA - ALEGRIA E IRREVERÊNCIA MARCAM A TERCEIRA NOITE DO CARNAVAL

 
Mesmo sendo uma segunda-feira, em que muita gente já estava vencida pelo cansaço do final de semana, quando se passaram duas noites seguidas de shows de festa carnavalesca, os foliões continuaram a todo vapor na terceira noite de Carnaval de Petrolina. Uma festa marcada pela irreverência das bandas e alegria dos foliões.

Nesta segunda-feira (08) quem foi aos Polos Orla e 21 de setembro conferiu vários ritmos em um só lugar e caiu na folia ao som das bandas: Dubaia; Fernando Júnior; Sem Radar e Thiago Carvalho.
Crianças, jovens e adultos aproveitaram a festa com tranquilidade e alegria. Aos 90 anos, a aposentada Maria Augusta cantou, dançou e fez questão de conferir até o final o show de Fernando Júnior. “Carnaval tem que aproveitar, é só uma vez ao ano. Estamos curtindo em família. O ambiente está muito gostoso, agradando todo mundo”, disse.

A foliã Clarissa Brás também era uma das mais animadas na Avenida. Ela, que já pulou Carnaval em Recife e Olinda, parabenizou pela estrutura e organização do evento. “A Prefeitura de Petrolina está de parabéns, tanto pela organização, como pelas atrações. Valorizar o artista local, o frevo, resgatar o sentido do verdadeiro Carnaval, esse é o caminho. Me surpreendi com o público e com todo o evento. Não me arrependi de passar meu Carnaval aqui”, destacou.
Nesta terça-feira (28), última noite de Carnaval, a agitação ficará por conta das bandas: Matingueiros; Super Banda; Trio Granah e Araketu. O evento está marcado para começar às 18h.

Da ASCOM/ PMP

ARARIPINA – CENTRO – ELEMENTO ARMADO PRATICA DOIS ASSALTOS E BATE CARRO DA VÍTIMA NA FUGA

 
Dois assaltos seguidos terminaram com um grave acidente de trânsito por volta das 15:45 de sexta-feira 24/02, no Centro comercial de Araripina, quando um elemento não identificado e armado com um revólver invadiu um estabelecimento comercial.
Na ação o indivíduo roubou de uma comerciante, proprietária de uma loja de perfumes na Rua Hortência Pereira Lima, a quantia de R$ 700,00 em espécie e dois aparelhos celulares da marca LG.
Após o primeiro assalto o bandido fugiu à pé em direção à Avenida Antônio de Barros Muniz e na fuga tomou de assalto um veiculo Fiat Siena de cor preta, placa PEG-1051, pertencente a um homem que passava em baixa velocidade.
Após tomar o carro o ladrão acelerou em direção ao Bairro Planalto, mas nas imediações do Atacadão Vitória, perdeu o controle e colidiu com outro veículo que seguia em sentido contrário.
Como o veículo que o assaltante tomou de assalto ficou bastante danificado após a batida, o mesmo abandonou o carro e fugiu à pé pelo matagal por trás da AABB, tomando destino ignorado.
A polícia militar realizou várias diligências na tentativa de capturar o elemento, mas ele não foi encontrado. Os veículos avariados foram encaminhados para o pátio da delegacia, onde o caso foi registrado.

Fonte - Polícia Militar de Pernambuco

Reportagem - Fredson Paiva

Fotos - Reprodução Whatsapp

SUCESSOS DA ARARI FM - LÉO SANTANA - SANTINHA



Clique AQUI e ouça ao vivo a Arari FM!

Rádio Arari FM 26 Anos, O Melhor Som Na Melhor Rádio!

CONECTADOS - MAIS DE 5 BILHÕES DE PESSOAS TERÃO UM CELULAR EM 2017

Mais de cinco bilhões de pessoas devem ter um telefone celular em meados de 2017, segundo um estudo realizado pela associação global de operadoras (GSMA) e publicado nesta segunda-feira no Congresso Mundial do Celular em Barcelona.

Em 2020, 5,7 bilhões de pessoas, três quartos da população mundial, terão um telefone celular, devido principalmente à rápida aquisição destes dispositivos por parte das populações asiáticas, começando pela Índia, que contribuirá com metade deste crescimento.

Também aumentará o número de telefones com conexão à internet móvel 3G e 4G. Atualmente, 55% dos celulares contam com estas conexões, e em 2020 essa porcentagem chegará a 75%.

Os dispositivos com conexão 4G serão os que mais avançarão, passando de 23% (hoje) a 41% no final da década.

"É a consequência do investimento das operadoras no 4G", afirma a GSMA em seu estudo, acrescentando que "no final de 2016, havia 580 redes de 4G em 188 países, cobrindo 60% da população mundial".

A passagem do 3G ao 4G e o salto futuro para o 5G acontecem através de um maior investimento por parte das operadoras, indica o estudo, que estima em um trilhão de dólares os investimentos realizados desde 2010 nas redes em nível mundial e em 700 bilhões adicionais até 2020.

Estes investimentos têm um efeito na economia mundial, afirma a GSMA, calculando em 3,3 trilhões de dólares a contribuição das telecomunicações no PIB mundial, 4,4% do total.

Em 2020, essa parcela deve chegar a 4,9%, cerca de 4,2 trilhões de dólares.

Em relação à quinta geração de tecnologias móveis (5G), o estudo aponta o lançamento das primeiras ofertas comerciais em 2019 e uma cobertura de um terço da população mundial em 2025.

Do Diário de Pernambuco

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

CARNAVAL DE PETROLINA - SECRETARIA FAZ CAMPANHA DE PREVENÇÃO À DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Está sendo realizada durante o carnaval de Petrolina uma campanha de conscientização e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A ação da Secretaria de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) tem o objetivo de orientar o folião em relação ao sexo seguro e à prevenção da gravidez indesejada.

Segundo o coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento, Anderson Andrade, nesses dois primeiros dias foram entregues 20 mil preservativos. “Estamos reforçando a campanha do Ministério da Saúde, e continuaremos nesses últimos dias. Nossa equipe está sendo abraçada pelas pessoas que estão recebendo as orientações e as camisinhas”, frisou.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui um alto número de pessoas com HIV. De acordo com os dados, existem no país aproximadamente 112 mil brasileiros com o vírus. Do total, cerca de 260 mil pessoas não se tratam.

A previsão é de que até amanhã (28), encerramento do Carnaval, cerca de 60 mil preservativos sejam entregues aos foliões por 28 funcionários do CTA.

Da ASCOM/ PMP

ARARIPINA – SÍTIO SIPAÚBA – POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM QUE TOCOU FOGO NA CASA COM A MULHER DENTRO

 
Policiais civis componentes da Equipe Malhas da Lei e Equipe da Delegacia de Homicídios da 24ª DESEC de Araripina, deram cumprimento a um mandado de prisão por volta das 19:30 da quinta-feira 24/02, no Distrito do Morais, zona rural do município, e prenderam um foragido da justiça.

Segundo informou a polícia civil ao Blog do Fredson, o mandado de prisão preventiva foi em desfavor de Murilo Pereira, Vulgo Sancho, foto acima, de 27 anos, agricultor, natural de Trindade e sem endereço fixo. 

A aludida medida acautelatória foi oriunda de representação formulada pelo Delegado Regional, Dr. Jairo Marinho e pela Delegada Municipal, Dra. Katianna Muniz, ao tomar conhecimento dos crimes de tráfico de drogas, disparo de arma em via pública, lesão corporal, ameaça e constrangimento ilegal praticado pelo acusado em desfavor de sua companheira Maria de Lurdes, a qual teve sua casa e móveis totalmente destruídos no Sítio Sipaúba, zona rural do município, no último dia 18 de fevereiro deste ano.
Ainda segundo a polícia civil, o mandado de prisão foi deferido pelo magistrado plantonista Dr. Torricelli Lopes Lira, e durante o cumprimento foi encontrado na posse do acusado uma espingarda Calibre 12 de fabricação artesanal e 150g de maconha pronta para o consumo.

Após a prisão o preventivado foi apresentado à delegada municipal Dra. Katianna Muniz, ocasião em que formulou o auto flagrancial e o encaminhou ao juiz de custódia, o qual por sua vez recolheu o mesmo à cadeia Pública, onde está à disposição da justiça. 

OUTRO CASO
Na tarde do último dia 21/02, investigadores da polícia civil da Operação Malhas da Lei, seguindo determinações da delegada municipal Dra. Katianna Muniz, efetuaram diversas diligências e conseguiram capturar o foragido da justiça José Valmir Macedo da Silva, o Zé Valmir, de 44 anos, apresentando ao mesmo o mandado de prisão preventiva em seu desfavor expedido pelo juiz, Dr. Thiago Meireles Silva Santos. O preventivado Zé Valmir foi preso em sua residência na cidade de Betânia-Pi, e reponde a processo por crime de homicídio qualificado na Comarca de Trindade, e mais três tentativas de homicídios em Araripina. Segundo a polícia ele não reagiu à prisão. Ainda segundo a polícia, na cidade de Trindade ele matou a pessoa de José Mariano, além de três tentativas de homicídios contra as pessoas de Luiz, Bartolomeu e o atual Presidente da Câmara de Vereadores de Araripina, vereador Evilásio Mateus. O acusado Zé Valmir, considerado de alta periculosidade, foi recolhido á cadeia Pública de Araripina, onde ficará preso à disposição da justiça. 

Fonte - Fotos - Polícia Civil de Pernambuco

Reportagens - Fredson Paiva

SALGUEIRO - BICHARADA DE MESTRE JAIME E ANIMAÇÃO DE DOIS GERALDOS AGITA CARNAVAL

O domingo de Carnaval em Salgueiro (PE) movimentou também a zona rural da cidade, a maior do Sertão Central do estado. A programação oficial da folia no município deu início à festa nos polos distritais, o início dos desfiles de blocos e troças como a famosa ‘Bicharada’ do Mestre Jaime e os artistas Geraldo Azevedo e Geraldinho Lins, que marcaram o passo no Polo Bomba, o principal do evento em Salgueiro.

Umãs foi o primeiro distrito a receber as atrações momescas da folia na zona rural. Os polos distritais já são tradição em Salgueiro, uma espécie de extensão do polo principal da cidade. Quem animou o folião de Umãs foram a Banda D Tribus e Marcílio Kinó.

Nesta segunda-feira, 27, quem recebe a programação carnavalesca é o distrito de Conceição das Crioulas, com as Bandas Swinga Brasil e Tarcísio Black.

Bicharada

Já o desfile dos cortejos e blocos tradicionais na cidade seguiram em direção ao Polo Bomba, puxando o ritmo do frevo e das marchas tradicionais do Carnaval. O Bloco da Melhor Idade e a Bicharada do Mestre Jaime saíram da Praça Benjamim Soares acompanhados da Orquestra Cultura Pernambucana, passistas de frevo e Maracatu Nação Salgueirense.

A Orquestra Imperial acompanhou o bloco ‘Bomba Chiando’ do Padre Cícero. No Bairro Colina, a Orquestra Urbana saiu em cortejo com o Bloco ‘Los Descolinização’; e do Girador do Prado também puxou o folião salgueirense e visitantes a Orquestra Tropicaliente.

O Carnaval de Salgueiro é uma promoção da prefeitura municipal, em parceria com o Governo do Estado, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Fonte - Blog do Carlos Britto

Foto - Site Wilson Monteiro

ARARIPINA – AVENIDA ANTONIO DE BARROS MUNIZ – JOVEM QUE ESTAVA NA FESTA DE CARNAVAL É ASSASSINADO A FACADAS

 
Mais um homicídio foi registrado em Araripina neste carnaval 2017 e aconteceu na Avenida Antônio de Barros Muniz, no Centro, imediações onde aconteceu a festa promovida pela prefeitura municipal.

Conforme informações da polícia militar que atendeu a ocorrência, a vítima identificada por Cícero Silva Teixeira, de 20 anos, foi encontrado caído na citada avenida apresentando pelo menos 05 perfurações de arma branca, possivelmente faca peixeira nas costas, braços e tórax. 

A vítima ainda chegou a ser socorrida pelo corpo de bombeiros ao Hospital e Maternidade Santa Maria, mas já deu entrada sem vida devido a gravidade dos ferimentos. Segundo os familiares o mesmo não tem passagem pela polícia, não tem inimigo e não sabem o motivo e nem nome do suspeito que o lesionou.
A polícia militar ainda realizou diligências, mas nenhum suspeito foi preso. A polícia civil compareceu ao Hospital Santa Maria e após perícia preliminar, removeu o corpo ao IML de Petrolina.

O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo Departamento de Homicídios da 24ª DESEC também de Araripina. Esse foi o 4º homicídio de fevereiro registrado em Araripina e o 7º também de fevereiro na Região do Araripe.

Esse também foi o 6º homicídio do ano em Araripina e com esse crime já são 13 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora.
Fonte – Polícia Militar de Pernambuco

Reportagem – Fredson Paiva

Fotos – Fredson Paiva/ Reprodução Whatsapp

ECLIPSE SOLAR ANULAR - ANEL DE FOGO ESCURECEU PARTE DO CONE SUL E DA ÁFRICA

Um eclipse solar anular formou neste domingo um "anel de fogo" em volta da Lua e emocionou observadores, gerando aplausos entre rituais místicos no sul da Argentina, onde - como no Chile - o fenômeno foi visto com plenitude, antes de ser apreciado na África.

Durante 44 segundos, às 10H44 locais (10H44 em Brasília), centenas de curiosos e turistas se emocionaram ao ver um anel vermelho muito nítido que rodeou a Lua.

A visibilidade do fenômeno esteve ameaçada minutos antes pelas nuvens na província patagônica de Chubut, mais de 1.900 km ao sul de Buenos Aires.

Com lentes especiais ou simples acessórios artesanais criados com papel e cartão, os amadores esperaram desde cedo o espetáculo, que alguns experimentaram ouvindo música eletrônica e outros com os sons intensos das tigelas tibetanas de meditação.

A Lua se interpôs entre o Sol e a Terra dando lugar ao primeiro eclipse de 2017, e provocando momentos de escuridão em plena manhã no sul da Argentina e Chile, antes de que pudesse ser apreciado no centro da África.

Com ventos de até 60 km por hora, o fenômeno começou depois das 09H23 locais (09H23 de Brasília), principalmente em Chubut, onde se observou uma clara descida da maré, como se fosse noite.

Em Sarmiento, uma cidade petroleira da Patagônia com cerca de 11.000 habitantes, centenas de amadores observaram o ocultamento do Sol com 97% de plenitude, segundo especialistas.

- Caçadores de astros -

Alemães, espanhóis e uma grande maioria de argentinos viajaram a esta terra remota, árida e fria.

A previsão era de que o fenômeno seria visto em uma faixa de 100 km que incluía Chile, Argentina, Angola, Zâmbia e República Democrática do Congo.

Às 15h15 GMT, o fenômeno começou a ser observado na África, primeiramente em Angola e, depois, em Zâmbia e República Democrática do Congo.

Em Luanda, capital de Angola, o eclipse foi observado por um público reduzido, mas fascinado.

"É um fenômeno que acontece poucas vezes, por isso viemos em família", disse Timoteo Mputu.

"É a primeira vez que assisto a este fenômeno. Estou muito feliz, mas não consigo ver muito bem, porque meus olhos doem", comentou Providencia Luzolo.

- GPS do 'anel de fogo' -

O eclipse começou em pleno coração do Oceano Pacífico ao nascer do Sol, e alcançou o continente sul-americano pela cidade chilena de Coyhaique.

Depois de atravessar a Argentina e antes da África, o eclipse foi visível no Atlântico Sul, para "navios que estivessem no local e no momento adequados", disse à AFP Terry Moseley, da Associação Astronômica Irlandesa (IAA). 

O eclipse solar anular acontece quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham. Ele dura cerca de duas horas, mas, o alinhamento total, menos de um minuto.

Mesmo quando estão perfeitamente alinhados, a Lua está tão longe da Terra que não consegue encobrir totalmente o Sol, o que cria a impressão de um anel de fogo.

Da FolhaPE

CABROBÓ - ASSALTANTE DE BANCO MORRE APÓS CONFRONTO COM A PM

O Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) localizou na tarde deste domingo (26) "um dos maiores assaltantes de banco e carro forte do Nordeste", segundo informou e descreveu a assessoria de imprensa da Policia Militar de Pernambuco (PMPE). Nilo Moreira Moraes possuía vários mandados de prisão e foi encontrado em Cabrobó, no Sertão do Estado. Ele estava na companhia de seu bando e houve intensa troca de tiros com os policiais. No confronto, Moraes foi alvejado e morreu no hospital.

Segundo a PMPE, equipes do BEPI fizeram campana no Sítio Santa Cruz, em Cabrobó, onde ele morava e, depois de horas, o cerco foi fechado. Na ação, o chefe da quadrilha foi atingido, mas seus comparsas fugiram pela Caatinga. Cessado o tiroteio, a Polícia Militar socorreu Nilo Moreira Moraes até o hospital da cidade, mas o homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Com o homem, foi encontrada uma espingarda calibre 12. Ele era acusado pela morte de diversos policiais nos últimos 30 anos. Entre os mortos, está um agente da Polícia Civil, morto dentro da delegacia de Petrolina, no Sertão, na década de 90. Um cabo e um soldado de Terra Nova, também foram alvos do homem na década de 90. Nilo Moreira Moraes também era acusado de ter agido contra agências bancárias do Ceará no início deste mês.

Da Folha de Pernambuco

Foto - Reprodução Whatsapp

SESI ARARIPINA - III COPA ARARI FM DE FUTSAL CHEGA NAS SEMIFINAIS

A bola rolou na quadra poliesportiva do SESI Araripina ! Na quinta-feira (23), começou as quartas de final da III Copa Arari FM de Futsal. A equipe do Padrão Gypsum eliminou de lavada o Vila Real (Trindade) por 4 x 1. O segundo jogo foi menos animado, Porto 0 x 1 Belenense de ‘Chiquinho’ do Armazém PB.

Na sexta-feira (24), os Galat’s (Trindade) empataram em 1 x 1 com AJ Seguros/Lojas Perfil. Nos pênaltis deu Galat’s por 2 x 1. O segundo jogo foi marcado por grandes emoções. Academia Fitn’s 2 x 2 NG Posto SJoao Batista (Serrolândia). Nos pênaltis 3 x 1 pra Serrolândia.

Os vencedores se enfrentam na próxima sexta-feira (03), quando conheceremos os finalistas. A partir das 20 horas jogam Padrão Gipsun (Araripina x NG Posto São João Batista (Serrolandia) e logo depois, Galats de Trindade x Belenense de Rancharia.

Nos jogos das quartas de Final, mais de 2 mil pessoas lotaram o quadra do SESI prestigiando o maior evento da modalidade no Araripe Pernambucano.

Com relação a segurança, o torcedor pode levar a sua família tranquilo. A Rádio Arari FM, conta com a parceria dos policiais da 2ª CPM de Araripina, sob o comando do Capitão Barros. Os militares estão presentes em todos o jogos.

Fonte - Blog do Roberto Gonçalves

RIO DE JANEIRO - DESFILE DA GRANDE RIO CELEBRA IVETE SANGALO E AGITA PÚBLICO NO SAMBÓDROMO


A grande expectativa pelo desfile da Grande Rio, agremiação de Duque de Caxias (Baixada Fluminense) que homenageou a cantora baiana Ivete Sangalo, foi amainada pelo impacto do acidente com o último carro alegórico da Paraíso do Tuiti. O início, previsto para aproximadamente 23h15, atrasou cerca de 45 minutos. Ao saudar o público, o presidente da Grande Rio, Milton Perácio, lamentou o episódio.

A partir daí, todos os holofotes foram para Ivete, que desfilou duas vezes - primeiro na comissão de frente, com dançarinos, e depois no sexto e último carro alegórico, com a família. Com fantasias luxuosas e carros alegóricos muito bem acabados, a escola do carnavalesco Fábio Ricardo foi muito aplaudida, atravessou a avenida sem correria e se credenciou a pelo menos voltar para o desfile das campeãs, que reúne as seis melhores escolas - o grupo de elite reúne 12 agremiações. Escola mais jovem do Grupo Especial, com apenas 29 anos, a Grande Rio nunca conquistou um título - sagrou-se vice-campeã em 2006, 2007 e 2010.

A escola dividiu sua apresentação em seis setores: o primeiro fez menção à cidade natal de Ivete, depois passou a narrar a história da cantora, desde criança até o estrelato, passando pelo primeiro contato com a música, a mudança para Salvador e a fama mundial.
Famosa por sempre reunir celebridades - em sua maioria, artistas da TV Globo -, a Grande Rio não fez diferente neste ano: reuniu as atrizes Suzana Vieira, Tayla Ayala e Paloma Bernardi (esta, rainha da bateria), a apresentadora Luciana Gimenez e até Xuxa, que se exibiu no quarto carro alegórico, homenagem à axé music. A ex-rainha dos baixinhos, que também já inspirou um enredo - foi homenageada pela Caprichosos de Pilares em 2004 -, só não ganhou tantos aplausos quanto Ivete.

Ao longo do desfile, a cantora usou três modelos de roupas - na própria comissão de frente usou dois trajes, e depois usou um vestido branco para se exibir no último carro alegórico.

Da Agência Estado

ARARIPINA – AVENIDA PERIMETRAL – HOMEM É ASSASSINADO A TIROS DENTRO DE BAR


O 3º homicídio do mês de fevereiro em Araripina foi registrado por volta de 01:30 da madrugada de ontem, domingo 26/02, em um bar na Avenida Perimetral, imediações da Artesa, zona urbana do município.

Segundo a polícia militar que registrou a ocorrência, a vítima identificada por Marcio Rosa da Silva, de 26 anos, foi executada com vários disparos de arma de fogo que lhe atingiram a cabeça, efetuados por um elemento não identificado que após a prática delitiva, fugiu a pé tomando destino ignorado.

A polícia militar compareceu ao local, realizou diligências, mas não obteve êxito na captura de nenhum suspeito, em seguida isolou o local do crime até a chegada da polícia civil, a qual realizou a perícia preliminar e removeu o corpo ao IML, Instituto Médico Legal de Petrolina. 
O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo Departamento de Homicídios da 24º DESEC. Esse foi o 3º homicídio de fevereiro registrado em Araripina e o 6º também de fevereiro na Região do Araripe. 

Esse também foi o 5º homicídio do ano em Araripina e com esse crime já são 12 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora. Araripina vai liderando o ranking.

Fonte - Polícia Militar de Pernambuco

Reportagem - Fredson Paiva

Fotos - Fredson Paiva/ Reprodução Whatsapp

PERNAMBUCO - GOVERNADOR FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DO SÁBADO DE CARNAVAL

O governador Paulo Câmara reuniu ontem domingo (26/02) pela manhã secretários de Estado e os comandos da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Polícia Científica para fazer uma avaliação do trabalho do Governo no sábado de Carnaval, nas áreas de Saúde, Segurança Pública e Turismo. A reunião foi no Palácio do Campo das Princesas. No sábado, a reunião ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle de Pernambuco. 

"Tivemos um bonito sábado de Carnaval em Pernambuco. O ponto alto foi o desfile do Galo da Madrugada, no Recife, e do Homem da Meia Noite, em Olinda. Os números mostram que estamos tendo um Carnaval tranquilo. Tivemos mais gente na ruas e, ao mesmo tempo, menos ocorrências. Isso mostrou que o nosso planejamento de segurança pública para o Carnaval tem dado resultado. A população pode continuar brincando o Carnaval, com paz, tranquilidade, que as nossas polícias estão na rua e estão dando as respostas", afirmou o governador. 

Paulo também destacou a importância do reinado de Momo para a população. "O Carnaval é patrimônio de todos os pernambucanos. E vamos continuar fazendo uma festa de alegria e que nos enche de orgulho", ressaltou.

Da ASCOM

CARNAVAL 2017 - PRIMEIRA NOITE DE DESFILES DO GRUPO ESPECIAL DO RIO TEM DISPUTA ACIRRADA

A primeira noite de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro teve política, literatura e música cantados em sambas-enredos. Alegorias grandiosas foram vistas do início ao fim do desfile, mas Salgueiro e Beija-Flor levantaram mais o público com suas torcidas numerosas. A Grande Rio causou frisson com Ivete Sangalo na Sapucaí, e a Imperatriz emocionou com a homenagem a lideranças indígenas do Xingu.

Paraíso do Tuiuti

Marcado pelo atropelamento de mais de 20 pessoas por um de seus carros alegóricos, a Paraíso do Tuiuti fez o que pôde para não ter seu desfile abalado pelo desastre. A escola abordou o movimento antropofágico modernista e o Tropicalismo, entrando na Sapucaí com muitas cores da fauna e da flora nacionais.

O administrador Rodrigo Sodré, 37 anos, estava em cima do carro acidentado, e contou que a situação causou nervosismo. “Deu para ver o carro amassado. Deu uma angústia muito grande.” Apesar do ocorrido, ele disse confiar que a escola fez um bom desfile.

Grande Rio

Aguardada com ansiedade para estrear na Sapucaí, a cantora Ivete Sangalo chegou e saiu da avenida cercada de seguranças duas vezes. Em uma aposta arriscada, a Grande Rio trouxe a cantora na coreografia da comissão de frente, e, quando Ivete chegou à dispersão, um carro estava à espera para levá-la às pressas para a última alegoria. O plano funcionou, e o público saiu ganhando com a diva passando duas vezes pelo sambódromo.

Imperatriz

O desfile da Imperatriz Leopoldinense teve como grandes estrelas os indígenas do Xingu, cujos clamores por direitos e sustentabilidade foram amplificados por um enredo que chegou a ser criticado por setores do agronegócio. O cacique caiapó Raoni Metuktire, 86 anos, foi destaque em um carro alegórico dedicado a ele e teve a ajuda do neto Beptuk Metuktire, 22 anos, para traduzir sua mensagem de agradecimento para o português.

“Que bom que os brancos lembraram de nós, porque tem muito impacto o que vem causando na população indígena quando querem destruir nossos parques e florestas e poluir os rios”, disse o cacique.

Para Ianacula Kamayura, 61 anos, não foi surpresa que o enredo tenha incomodado o agronegócio. “Como indígenas do Xingu, ficamos muito emocionados de poder estar aqui diante dessa multidão para trazer à tona todos os nossos problemas”, disse o indígena. “O enredo fala mais do respeito, da necessidade de preservar a terra. Mas a verdade, às vezes, dói.”

Vila Isabel

A Vila Isabel contou a influência da cultura negra em ritmos que conquistaram o continente americano, como o próprio samba, o blues, o soul, o rap e o hip hop.

O carnavalesco Alex de Souza apostou na imagem de cantores consagrados e figuras que representam clássicos musicais para dar forma aos ritmos negros. Ele disse ter ficado satisfeito com o resultado, mas não viu o público tão empolgado.

“A escola fez um desfile bonito, mas vamos ver. Acho o público de domingo muito frio. Não sei se a escola não empolgou.”

Salgueiro

Com alegorias grandiosas e fantasias ricas, o Salgueiro levantou a Sapucaí com um enredo que começou no inferno e percorreu o caminho da Divina Comédia em direção ao céu.

No caminho, a escola encontrou uma avenida suja de óleo, que foi derramado nos desfiles anteriores. A presidente Regina Celi chegou a reclamar no alto-falante do Sambódromo e serragem foi usada para amenizar o problema. Estrela da escola, a rainha de bateria Viviane Araújo sentiu o chão mais escorregadio, mas contornou o problema sambando com mais atenção. “Foi meio tenso”, disse, na saída do desfile.

A passista Michele Alves, 31 anos, chamou a atenção do público por sua gravidez de cinco meses. Com um sorriso enorme na dispersão, ela contou que foi a segunda vez que desfilou grávida. “Parece que meu coração vai sair do peito, mas estou muito satisfeita e espero pelo título. É muito gostoso, por isso que voltei.”

Beija-Flor

A última escola desfilou já com o dia claro, mas contou com o apoio da torcida, que não se deixou vencer pelo cansaço depois de mais de oito horas de desfiles.

A Beija-Flor recontou a história de Iracema em um desfile com alegorias e fantasias luxuosas e coloridas, que compensaram a desvantagem de desfilar durante o dia. O samba fácil de cantar estava na ponta da língua dos integrantes da escola, e logo foi aprendido pela arquibancada.


O desfile das escolas do Grupo Especial continua na noite de hoje. Confira a programação:

22h União da Ilha
23h25 São Clemente
00h50 Mocidade
2h15 Unidos da Tijuca
3h40 Portela
4h50 Mangueira

Da Agência Brasil

domingo, 26 de fevereiro de 2017

REBANHÃO DE CARNAVAL 2017 - RETIRO ESPIRITUAL ATRAI FOLIÕES PARA O CENTRO PAROQUIAL DE ARARIPINA


A Renovação Carismática de Araripina e a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, realizam entre os dias 25 e 28 de fevereiro, a 7ª edição do tradicional Retiro de Carnaval co Cristo, em Araripina, no Sertão de Pernambuco. O evento reúne centenas de jovens e adultos e está ocorrendo no Centro Paroquial no centro da cidade.

Atividades como adoração, celebração da Santa Missa, momentos de louvor e oração, pregações, shows com ministérios católicos estão na programação . As presenças de Padre Izidório, Padre Expedito, Padre Pedro, Padre Evandro, Padre Fábio, Padre Leandro e Padre Ferreira estão confirmadas.
Neste sábado (25), na 1ª Noite do Rebanhão de Carnaval 2017 Cristo em Nós, uma realização da Renovação Carismática de Araripina e a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição. A Missa foi celebrada pelo Padre Izidorio (páraco de Araripina) junto com o Padre Cleodon. A Carismática esteve completando com júbilo de prata , 25 anos de existência em Araripina, desde 02 de Junho de 1991.

Fonte - Blog do Roberto Gonçalves

sábado, 25 de fevereiro de 2017

12º DESFILE - BLOCO SOU LEGAL, SOU ESPECIAL GANHA AS RUAS E FAZ INCLUSÃO NO CARNAVAL DE PETROLINA

 
Oficialmente, o carnaval de Petrolina começa neste sábado (25), mas ontem (24) já teve alegria especial nas ruas da cidade. Pessoas com deficiência, amigos e familiares ganharam as ruas no bloco inclusivo ‘Sou Legal, Sou Especial’ que desfilou pela 12ª vez na folia.

O bloco é composto por pessoas com algum tipo de deficiência e teve sua concentração na Praça Dom Malan de onde os participantes seguiram pelas principais ruas da cidade levando a bandeira da inclusão.
Mãe de um adolescente especial, a comunitária Aparecida Luiza participou da festa pela terceira vez e garante que se sente em família. “É muito bom a gente estar aqui entre pessoas que vivem a mesma realidade. Eu já me sinto em casa e aqui somos todos uma grande família”, disse.

Segundo a organizadora do bloco, Cristiane Galindo, a festa levanta a autoestima das pessoas com deficiência e de seus familiares. “Estas pessoas às vezes são excluídas e nós queremos levantar a autoestima delas e de seus familiares”, afirmou.
O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, também acompanhou o evento e celebrou o momento de confraternização. “É uma festa da família. Um clima de amor ao próximo que emociona a gente e ficamos muito felizes em perceber como as pessoas têm participado e compreendido o espírito deste encontro”, disse o gestor.

Da ASCOM/ PMP

40º DESFILE - GOVERNADOR DE PERNAMBUCO EXALTA A BELEZA E A PARTICIPAÇÃO POPULAR NO BLOCO GALO DA MADRUGADA

 
Assim como os mais de dois milhões de foliões que participam, todos os anos, do Desfile do Galo da Madrugada, no Recife, o governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza também dedicaram o Sábado de Zé Pereira (25.02) para prestigiar a 40ª edição do maior e mais famoso bloco carnavalesco do mundo. Símbolo tradicional e importante da cultura e do turismo pernambucano, o desfile deste ano homenageia e destaca como “Guerreiros do Frevo” o cantor Alceu Valença e o compositor Jota Michiles. 

Na companhia do prefeito Geraldo Julio, de secretários de Governo e parlamentares, Paulo Câmara ressaltou a importância da agremiação e comemorou mais um ano de sucesso do desfile. “O nosso Carnaval é feito pelo povo que enche as ruas com alegria, boas energias e muita paz. E o Galo é um símbolo importante dessa tradição. Por isso, fico muito feliz em poder dizer que, mais uma vez, fizemos um bonito desfile, com muita paz e alegria”, registrou.
No início da manhã, Paulo visitou a sede do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), no bairro de São José, onde se reuniu com secretários estaduais, comandantes das polícias Militar e Civil e os chefes de todos os órgãos envolvidos com a segurança pública estadual.

Na ocasião, o governador afirmou que repetirá o encontro durante todos os dias de Carnaval para acompanhar os trabalhos realizados no Estado. “Fizemos um bom planejamento, eficiente, que vai, com toda a certeza, deixar os foliões mais tranquilos para brincar com suas famílias e amigos. Não vamos deixar que nada atrapalhe o ir e vir das pessoas e nem tire o brilho dessa linda festa que tanto nos orgulha. Mostramos ao Brasil e ao mundo a força do Carnaval de Pernambuco. O melhor, maior e mais democrático Carnaval do Brasil”, defendeu o governador.
Após sua passagem pelo Ciods, Paulo e comitiva participaram do tradicional café da manhã da agremiação no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, e depois seguiram caminhando para o Camarote Oficial do Galo. Durante o percurso, o gestor conversou com foliões e desejou uma festa com muita paz para todos. 

SEGURANÇA – No maior bloco carnavalesco do mundo, o efetivo de segurança contou com 4.254 profissionais (sendo 3.106 PMs). Agentes descaracterizados estiveram entre os foliões, para agir de imediato em caso de necessidade. Já para atender toda a programação carnavalesca, serão 31.213 lançamentos de policiais e bombeiros militares, distribuídos na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Interior.
Para acompanhar em tempo real a Folia de Momo, está em funcionamento, desde o dia 24 de fevereiro e segue até 1º de março, o Centro de Operações do Carnaval, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR, localizado no bairro de São José. Toda a logística de monitoramento funciona de forma integrada à SDS e diversos órgãos, como as polícias Federal e Rodoviária Federal, DER, Prefeitura do Recife, Consórcio Grande Recife e Metrorec. Ao todo, o Desfile do Galo contou com 30 câmeras espalhadas durante o percurso, e outras 495 monitoram toda a RMR.

Da ASCOM

FOLIA COM ÂNIMO - SESI-PE DÁ DICAS PARA A POPULAÇÃO APROVEITAR O CARNAVAL COM SAÚDE

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) sabe que o carnaval é uma das festas mais esperadas por grande parte da população. Por isso, a entidade preparou algumas dicas para ajudar as pessoas a aproveitar a folia com ânimo e disposição nestes dias e garantir o bem-estar também depois do folguedo. As dicas podem ser acessadas pelo site www.pe.sesi.org.br e nas redes sociais da entidade. Confira abaixo:

1 - Evite o consumo de alimentos gordurosos como frituras e carnes com gordura aparente, pois tais alimentos são de difícil digestão.


2 - Cuide da sua hidratação antes, durante e depois. Água de coco e suco de frutas são boas pedidas para repor eletrólitos e alguns minerais perdidos no suor.


3 - Aplique protetor solar 15 minutos antes da exposição ao sol e reaplique-o a cada duas horas. Proteja sua pele dos raios ultravioletas.


4 - Evite o exagero na hora de consumir bebidas alcoólicas e não consuma de estômago vazio. Além de serem calóricas, elas aumentam as idas ao banheiro para urinar, o que pode elevar o risco de desidratação.


5 - Use camisinha! A maneira mais eficaz de se proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis.


6 - Para reduzir os efeitos da ressaca neste período, aumente o consumo de alimentos desintoxicantes como couve, laranja, cenoura, kiwi, morango.


7 - Não se esqueça de fazer uma boa alimentação antes de sair pra folia. Prefira o consumo de carboidratos integrais como pão integral, granola, aveia, arroz, etc. Eles fornecem energia por mais tempo, já que possuem uma absorção mais lenta.


8 - Bebidas energéticas quando consumidas em excesso podem acarretar problemas de saúde, já que há altas concentrações de cafeína e, quando associado ao consumo de álcool, os efeitos podem ser ainda mais perigosos.

Da ASCOM / SESI-PE

EDUCAÇÃO - ALUNOS DO CAMPUS OURICURI FORAM APROVADOS NO SISU E NO FIES


Através de resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), 13 discentes do campus Ouricuri foram aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sendo dez do Ensino Médio Integrado (EMI) e três do Subsequente (SUB).

Amante dos animais e aluna do quarto ano do Ensino Médio Integrado em Agropecuária, Ravenna Vyctorya Cavalcante conseguiu a aprovação em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Campina Grande. “Desde pequena tenho afinidade com os animais, daí fiz o curso no IF que tinha a ver com o que escolhi no Sisu”, disse a estudante, que se sente privilegiada por ser discente do IF Sertão – PE.

Aprovado em Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidade de Brasília, discente do curso de Edificações, Leonardo Santos, falou com orgulho por ter estudado no campus Ouricuri do IF Sertão - PE. “O IF foi uma instituição que me possibilitou transgredir o ensino médio, não apenas por oferecer um curso técnico integrado ao médio, mas pelas oportunidades que obtive por lá. Dentre elas, não poderia ficar de fora a proximidade que tínhamos com os magníficos professores, sempre dispostos a nos ajudar e contribuir com nossa formação”, falou o aluno, que escolheu cursar Engenharia Aeroespacial por um misto de vocação e influência.

Estudante do curso de Edificações na modalidade Ensino Médio Integrado, Paulo Ícaro Apolinário também falou da importância do IF Sertão – PE na preparação para aprovação em Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará. “O IF foi importante para me preparar tanto referente ao ensino das disciplinas, quanto na abertura de horizontes de vivência. O instituto tem professores altamente qualificados e eficazes na transmissão de conhecimento. A minha preparação foi mais dentro do campus mesmo, tive também ajuda de colegas sobre o que estudar referente a temas prováveis para redação”, declarou.

João Cícero Filho é aluno do Ensino Médio em Informática e se interessa por Gestão de Pessoas e Gestão Financeira, por isso, escolheu o curso de Administração na Universidade Federal da Paraíba. Ele aproveitou e falou como o campus Ouricuri contribuiu para sua preparação. “Foi muito importante para minha aprovação, pois conta com profissionais qualificados, que ministram excelentes aulas”, contou.
Confira a lista dos estudantes do campus Ouricuri que foram aprovados no Sisu e no Fies:

Dez do EMI 

João Cícero Bezerra Filho – Administração – UFPB/ Direto – Faculdade Maurício de Nassau de Maceió
Hozana Mendes Gomes Silva – Zootecnia – UFRPE
Leonardo da Silva Santos – Engenharia Aeroespacial – UNB/ UFSC
Paulo Ícaro Ferreira Apolinário – Engenharia Civil - UFC
Josiel Marinho Lopes – Engenharia Civil – UFAL
Murilo da Silva Lima - Geografia – UFPB
Hyago Lucas de Souza Oliveira – Ciência e Tecnologia – UFRN
Raylla Monteiro Alves – Tecnologia em Alimentos – IF Sertão – PE
Bruna Luanny Lopes Neves – Tecnologia em Alimentos – IF Sertão – PE
Ravenna Vyctoria Figuereido Cavalcante – Medicina Veterinária - UFCG

Três do SUB

Maria Audijene de Souza Coelho – Zootecnia - UFRPE
Josevânia Alencar da Costa - Medicina Veterinária - CESAMA/AL
Romário Monteiro Horas - Engenharia Civil - CESAMA/AL – Agronomia- URFPE

DOIS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO CAMPUS OURICURI FORAM APROVADOS NO CONCURSO DE PROFESSOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO
O discente Hadhy Hally Melo Gonçalves e o ex-aluno Edjan de Castro Souza, ambos da Licenciatura em Química, ofertada pelo campus Ouricuri do IF Sertão-PE, foram aprovados no concurso para docente do Estado de Pernambuco. Eles lecionarão nos municípios de Bodocó e Ouricuri, respectivamente.

Aluno da turma 2015.2, Hadhy Melo falou sobre o sentimento dele em ter sido aprovado no concurso de professores da rede estadual de ensino. “Foi uma sensação maravilhosa. Fiquei bastante emocionado quando soube. Sinto-me realizado pela minha aprovação em um concurso bastante concorrido”, disse.

Ele também contou como as aulas no Instituto Federal o ajudaram a ter um resultado exitoso. “Elas tiveram papel principal na minha conquista. E quando eu estava fazendo a prova e me deparava com as questões, eu pensava: meu professor estava explicando exatamente isso na semana passada”, declarou.

Já diplomado pelo campus Ouricuri do IF Sertão-PE, Edjan de Castro discorreu sobre sua aprovação no concurso. “Foi resultado de muita dedicação e esforço nos estudos. Ela também se deve ao ensino de qualidade ofertado pelos docentes ao longo da minha formação, assim como aos colegas de curso da Licenciatura em Química que, por muitas vezes, nos foi possível compartilhar noites de estudos”, falou.

Da ASCOM/ IF-Sertão Campus Ouricuri

PETROLINA - FREVO MARCA CARNAVAL NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

O clima de carnaval já tomou conta de Petrolina. No circuito oficial a folia começa neste sábado (25), porém, para os pacientes das três unidades do Centro de Atenção Psicossocial de Petrolina (CAPS), a festa começou na última terça-feira (21) e encerrou nesta quinta-feira (23).

Foram três dias de muita animação e muito frevo. O encerramento, que aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III), contou com as presenças da secretária municipal de saúde, Magnilde Albuquerque, e da diretora técnica em saúde, Ana Carolina Freire.

A coordenadora da unidade, Mariana Almeida, destacou a importância de promover esses momentos de integração para os pacientes em que são realizadas rodas de conversa com orientações de profissionais da saúde. Ela ressaltou que por ser uma festa em que o uso de drogas e bebida alcoólica são intensificados, é importante orientar e preparar esse público.

“Desde o início de fevereiro que a gente começou a fazer algumas programações com eles. A decoração foi toda confeccionada pelos pacientes nas aulas de artesanato, tivemos momentos de discussões sobre redução de danos durante o carnaval, não abusar no consumo de álcool e usar camisinha durante as relações sexuais. Então, encerramos as atividades com a nossa festa e com a entrega de certificados do curso de padeiros que eles fizeram no ano passado”, destacou.

A psicóloga Nayara Trocoli, destacou que essa foi mais uma oportunidade da equipe gestora se aproximar dos pacientes e dos seus familiares, além de apresentar o serviço à comunidade. “A gente entende que a família é fundamental no tratamento do paciente. Esse é um serviço especializado para o uso abusivo de álcool e drogas, mas além disso, a gente tenta tratar outras questões, como a relação com a família, trabalho e autonomia. Questões que influenciam no tratamento”, frisou.

Seu Elias Rodrigues, 44 anos, frequenta o CAPS há oito anos e há dois anos e dois meses está livre do cigarro. Ele conta que repassa as orientações que recebe na unidade para os amigos. “Eu sempre digo que aqui é como uma família. Eu passo mais tempo aqui do que em casa. Eles conversam com a gente e nos orientam ao contrário de casa que é cada um para seu lado”, ressaltou.

Da ASCOM

IPUBI - VEREADOR DENUNCIA SUPER LOTAÇÃO EM ÔNIBUS QUE TRANSPORTA ALUNOS PARA ARARIPINA

Na sessão da Câmara Municipal de Ipubi realizada nessa sexta-feira (24), O vereador Damázio Pulqueiro, que assumiu o seu segundo mandato no legislativo municipal, e é líder da oposição, usou a tribuna da casa para falar sobre a superlotação no Transporte Escolar utilizado para fazer o translado dos universitários do município de IPUBI a cidade de Araripina.

Segundo o parlamentar, aproximadamente 140 pessoas estão utilizando um ônibus que tem apenas 48 assentos, o mesmo ainda informou que recentemente um universitário passou mal por conta da superlotação. Veja abaixo um vídeo com o pronunciamento do vereador.
Da Assessoria de Comunicação

PAULO CÂMARA - O RECIFE ABRE O CARNAVAL COM ALEGRIA, IRREVERÊNCIA E MUITA PAZ

O Recife manteve a tradição e iniciou, nesta sexta-feira (24.02), a celebração de um Carnaval alegre, colorido e com muita participação popular. O governador Paulo Câmara conferiu de perto, do Marco Zero da Capital, a empolgação dos pernambucanos que lotaram o tradicional espaço para brindar o Reinado de Momo. Paulo destacou a importância da festa para o Estado e convocou a população para seguir na folia.

"O Recife abre o Carnaval com alegria, irreverência e muita paz. Teremos dias de uma bonita festa, que reverencia a nossa cultura e a nossa gente. Vamos seguir assim: curtindo, com muita tranquilidade, esse Carnaval, que é a maior festa do mundo", exaltou o governador. 

O chefe do Executivo estadual também destacou que a segurança está garantida. "O planejamento da segurança do Carnaval já está feito. Pernambuco terá um Carnaval de paz, como sempre teve o nosso Estado, em que a população pode ir brincar nas ruas de forma tranquila", afirmou. Por fim, Paulo destacou a tradição da cultura pernambucana. "É nossa marca. O carnaval de Pernambuco é feito de cultura: do maracatu, do caboclinho, do frevo. Isso tudo estará presente tanto aqui, como no Interior. Os pernambucanos sabem fazer carnaval", ressaltou. 

O anfitrião da festa, o prefeito Geraldo Julio, comentou sobre a homenagem do Carnaval do Recife 2017 ao artista Naná Vasconcelos. "Naná, que fez a abertura de tantos carnavais no Recife, agora, está aqui imortalizado e recebe essa grande homenagem. Estamos muito felizes e ele, certamente, também estaria bastante", considerou Geraldo. 

Entre as atrações da abertura do Carnaval do Recife, estiveram Tribo Indígena Carijós do Recife, Almir Rouche, Spok Frevo Orquestra, Marrom Brasileiro e Nonô Germano. 

Da ASCOM

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

PETROLINA - BLOCO DA MELHOR IDADE ANIMA IDOSOS

 
Uma tarde de muita animação embalada por marchinhas de Carnaval. Assim foi a 1ª edição do bloco ‘A Melhor Idade, Na Melhor Folia’ que marcou a prévia do carnaval de Petrolina ontem quinta-feira (23).

Com fantasias, brilho e visual diferenciado, os idosos ligados aos Centros de Convivência e grupos alternativos de Petrolina se divertiram ainda nos preparativos para o Carnaval da cidade que começa neste sábado (25) e segue até a próxima terça-feira (28).
Os idosos se reuniram na Praça 21 de Setembro onde a diretora de Atenção à Pessoa Idosa ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Carolina, reforçou a importância de atividades de lazer voltadas às pessoas com mais de 60 anos.

“Queremos oferecer ao idoso a alegria, o lazer e o prazer do encontro e da confraternização. Este tipo de atividade contribui para o processo de envelhecimento saudável. Além disso, a participação do idoso no carnaval é uma maneira de difundir para a sociedade em geral, que a pessoa idosa tem direito à educação, cultura, esporte e lazer, conforme preconizado no Estatuto do Idoso em seu art. 20”, explica Carolina.
Em Petrolina, a Diretoria de Atenção à Pessoa Idosa realiza atendimento em quatro Centros de Convivência do Idoso (CCIs); dez Grupos de Atenção à Pessoa Idosa, além dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e cinco Grupos Alternativos nos quais são desenvolvidas ações de atenção aos idosos.

Da ASCOM/ PMP