ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

OPERAÇÃO PAPAI NOEL - SEGURANÇA EM PERNAMBUCO É REFORÇADA ATÉ O NATAL

A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) vai reforçar, a partir desta sexta-feira (8), o patrulhamento nos principais centros comerciais do Estado. A Operação Papai Noel vai colocar nas ruas 3.812 agentes a mais para ajudar a reprimir furtos e roubos nesses locais. A ação segue até o dia de Natal (25) e funcionará durante todo o horário comercial, regular ou estendido. A iniciativa foi anunciada na tarde desta quinta (7), em coletiva realizada na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), em Santo Amaro, Centro do Recife.

Ao todo, 33 cidades serão contempladas. Só na Capital, a adição será de 992 policiais. As outras treze cidades da Região Metropolitana recebem 640. No Interior, Caruaru contará com 512 PMs extras; Garanhuns, 190; Santa Cruz do Capibaribe, 166; e Petrolina no Sertão terá mais 128. O pagamento desses agentes será feito através de diárias. 

Leia também




"Identificamos as cidades-pólos onde existe grande concentração de pessoas comprando e vendendo e estabelecemos aí esses 33 municípios que terão policiamento reforçado", disse o secretário estadual de Segurança Antônio de Pádua. Ainda, segundo o gestor da pasta, o reforço operacional se aplica tanto aos agentes a pé, quanto aos motorizados. "Já existe um reforço do com a Operação Têxtil nas feiras de Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Toritama. A Operação Natal irá somar", concluiu Pádua. 

O coronel Roberto Santana, diretor de planejamento operacional da PMPE, espera que a operação ajude a tranquilizar os consumidores neste final de ano. "Esses números de CVP (Crimes Violentos contra o Patrimônio, como são contabilizados esses roubos) já foram reduzidos. E queremos que diminuam mais para que a população se sinta segura e tranquila para ir às compras", disse o coronel. 

Localidades

No Recife, serão intensificados o 11º, 12º, 13º, 16º e 19º Batalhões de Polícia Militar (BPM) e a Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATUR). Na Região Metropolitana, a operação está em Olinda (1º BPM e CIATUR); Jaboatão dos Guararapes (6º e 25º BPM); Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma e Araçoiaba (17º BPM); Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca (18º BPM); Camaragibe e São Lourenço da Mata (20º BPM); e Moreno (25º BPM). O reforço na RMR representa 42,8% do efetivo destacado pela polícia - são 1.632 agentes a mais nos 14 municípios. 

O reforço na Zona da Mata fica nas cidades de Goiana (com a 3ª CIPM), Palmares (10º BPM), Vitória de Santo Antão e Escada (21º BPM). Já no Agreste, chega em Gravatá por meio da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM); Caruaru (4º BPM); Garanhuns (9º BPM); Pesqueira (8ª CIPM); Belo Jardim (15º BPM); Surubim (22º BPM); Santa Cruz do Capibaribe e Toritama (24º BPM). Por fim, no Sertão do Estado, foram selecionados os municípios de Arcoverde (3º BPM); Petrolina (5º BPM); Ouricuri e Salgueiro (8º BPM); Serra Talhada (14º BPM); Afogados da Ingazeira (23º BPM) e Santa Maria da Boa Vista (7ª CIPM).

Da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: