ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 9 de dezembro de 2017

EDUCAÇÃO - ATIVIDADES MULTIDISCIPLINARES MOVIMENTAM CAMPUS OURICURI DO IF SERTÃO-PE


Na última terça-feira (5), o campus Ouricuri do IF Sertão – PE promoveu a abertura da I Semana de Humanidades e a IV Semana de Consciência Negra. Também ocorreram atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) edo I Workshop de Agroindústria do Araripe.

Semana de Ciência e Tecnologia

No segundo dia da Semana de Ciência e Tecnologia, aconteceu uma “Feira de Saúde: Comunidade acadêmica em foco”, que teve aferição de pressão, teste de glicose, exame DST/AIDS, orientações com educador físico e nutricionista e um estande do Hemocentro de Pernambuco com informações sobre doação de sangue, plasma e medula óssea. A Feira de Saúde teve o apoio do Hemocentro de Pernambuco unidade de Ouricuri (HEMOPE), Secretaria de Saúde de Ouricuri e Escola Técnica Florence. Também ocorreu uma feira de ciência com Mostra de Experimentos de Física, oficinas de Introdução à linguagem de programação, Matemática e Origami e uma palestra “Princípios básicos da matemática aplicados ao Web Design”.

Workshop de Agroindústria do Araripe

No Workshop de Agroindústria do Araripe, houve os minicursos Secagem Solar de Frutas e Hortaliças, Uso de Resíduo Agroindustrial na Elaboração de Composto Orgânico, Horta Urbana em Pequeno Espaço e Fabricação de CupCake.

Semana de Consciência Negra

Teve início, no dia de ontem,a IV Semana de Consciência Negracom a atração musical dos professores Thatiane Mendes, Iuri Ozires, Ricardo Macedo e Noberto Freire. Logo após, ocorreu a mesa redonda“O desafio da convivência religiosa na contemporaneidade” sob a mediação da professora Aline de Biase, composta por Rosangela Ferreira (membro do centro espírita Casa Fraterna Doutor Bezerra de Menezes), padre Luciano Lima(Igreja Católica de Ipubi) e Rodrigo Lopes Neto (membro do templo Vale do Amanhecer).
Na abertura, a docente das disciplinas de História do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, Aline de Biase, falou sobre a Semana de Consciência Negra. “É com muito prazer que venho abrir a IV Semana de Consciência Negra da nossa Instituição. Este ano, o tema da semana é ‘Ser Negro no Brasil: um debate sobre religião, história e identidade’ e o objetivo é discutir temas referentes à inserção do negro na sociedade brasileira. O dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, data que marca a morte de Zumbi, um dos líderes do quilombo dos Palmares. Esta data foi escolhida pelo Estado brasileiro como um marco pelo fato desse personagem ser símbolo da resistência do negro. O dia da Consciência Negra foi instituído em 2003 como parte de um projeto político que visa a diminuir as desigualdades no Brasil e que foi acompanhado da instituição das cotas raciais nas universidades públicas, nos institutos federais e no serviço público, em leis sancionadas nos anos de 2012 e 2014. É necessário que esse debate seja feito permanente, mas o dia da Consciência Negra marca um espaço para repensarmos o nosso cotidiano, olharmos com profundidade a nossa sociedade e entender como as heranças histórias do nosso país ainda influenciam a vida de 54% da população brasileira”,disse.

Semana de Humanidades

Na terça-feira, ocorreu a abertura da Semana de Humanidades do campus Ouricuri. Foi encenado o espetáculo teatral “Maria e Virgulino na hora anunciada”, do Coletivo Passarrinho, de Petrolina –PE. Também aconteceu a mesa redonda “Arte, Política e Sertão” sob a mediação do professor Rodrigo Slama e com os palestrantes LuisOsete e Fernanda Barboza.

No discurso de abertura, o professor das disciplinas de Sociologia e presidente da comissão de organização do evento, Juliano Varela, falou: “Estes eventos são importantes para nós, pois foram concebidos para serem disseminadores de ideias de liberdade, ocupação e resistência. As ciências humanas e as artes ocupam seus espaços de resistência dentro desta Instituição e nesta comunidade. Foi assim que eventos foram concebidos e é esta a mensagem que eles querem compartilhar”.
Por fim, o docente dedicou a I Semana de Humanidades do campus Ouricuri ao fotografo Lídio Parente e agradeceu aos servidores e alunos que compõem a organização da semana, à gestão do campus Ouricuri e às parceiras da Prefeitura de Ouricuri, UNIVASF (curso de Artes Visuais), SESC Bodocó e Petrolina, Grupo Artimanha de Teatro, Coletivo Passarinho, Memorial Patativa do Assaré, Espaço Cultural Umbu Bom, Marijú Ateliê, Arte Estampa, Paróquia São Sebastião, ONG Caatinga e ao professor Lécio.

Da ASCOM/ IF-Sertão Campus Ouricuri

Nenhum comentário: