ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

CARIAMA CRISTATA - PATRULHA AMBIENTAL CAPTURA E DEVOLVE SERIEMA A SEU HABITAT

Integrantes da Patrulha Ambiental foram solicitados pela senhora Cléia Rodrigues, residente nas proximidades do Riacho São Pedro em Araripina – PE, para capturarem uma ave de grande porte que estava em seu quintal.
Ao chegarem ao local indicado os patrulheiros reconheceram a ave como sendo uma Seriema que é uma ave, típica do Cerrado brasileiro, podendo chegar até 90 centímetros de comprimento (da ponta do bico até o fim da cauda) e pesar em média 1,4 kg, porém, é encontrada na caatinga com alguma frequência.
Ave pernalta (que tem pernas altas) de aparência arcaica e porte avantajado, de asas largas e "duras", cauda longa. Plumagem cinzenta com ligeira tonalidade parda ou amarelada na base do bico, o que é forte e vermelho como as pernas. 
Come gafanhotos e outros artrópodes, roedores, calangos, lagartixas e outros animais pequenos, inclusive cobras. Tem a reputação de devorar "grande quantidade" de cobras, o que aparentemente é exagero. Não é imune ao veneno ofídico. Não gosta de bicho morto.
O animal após sua captura, foi conduzido até uma propriedade de um agricultor local e solto. Segundo o proprietário, em seu sítio existe vários exemplares de seriena, deixando os patrulheiros mais tranquilos, pois o animal ali solto terá liberdade e companhia.
A Patrulha Ambiental desenvolve, quando possível, esse trabalho de captura de animais silvestres da Caatinga, uma vez que tem treinamento para esse tipo de situação, pois participaram de uma capacitação de manejo e contenção de animais silvestres no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara), da CPRH, em Aldeia (PE) coordenado pelo Biólogos Yuri Valença.



Fonte: http://www.faunacps.cnpm.embrapa.br
Fotos: Patrulha Ambiental
Imagem: Google

Nenhum comentário: