ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

MEIO AMBIENTE - PATRULHA AMBIENTAL REALIZA PALESTRA NA ESCOLA DESTAK DE ARARIPINA

O grupo da Patrulha Ambiental foi convidado e realizou uma palestra dia 27 de Outubro, para os alunos da escola DESTAK na cidade de Araripina – PE. 
O convite veio pelas professoras Solange Teixeira Paulino e Tereza Silvana de Oliveira que desenvolveram o trabalho voltado aos danos já causados ao meio ambiente e os movimentos que podem ser realizados para minimizar a escassez dos recursos naturais.
Na apresentação os assuntos abordados foram Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), desmatamento, reflorestamento e Política Nacional de Resíduos Sólidos, (Lei 12.305/12) e a Política Nacional de Recursos Hídricos, (Lei 9.433/97).
O objetivo da palestra foi mostrar aos alunos como pode-se evitar danos ao meio ambiente a fim de minimizar os efeitos negativos, mostrando-lhes os benefícios da conscientização (principalmente dos jovens) e por conseguinte responsabilizando-os pelos cuidados a serem tomados para a preservação da natureza, redução dos impactos ambientais, promoção do uso racional e sustentável dos recursos naturais e demonstrando que trabalhos como esses, podem elevar a qualidade de vida da população.
No dia seguinte à palestra foi realizado um passeio com as turmas de alunos envolvidos no evento até o açude de Lagoa do Barro, que no atual momento encontra-se seco, pois, as chuvas dos anos anteriores (06 últimos anos) não foram suficientes para deixar os reservatórios no seu nível normal.
De acordo com dados do Monitor de Secas do Nordeste, entre 2012 e 2017 o volume dos reservatórios da região Nordeste passou de 67,1% de disponibilidade para 15,6% no fim de janeiro deste ano. O baixo volume de chuvas nesse período fez com que grande parte do Nordeste passasse a conviver com uma situação de seca excepcional.
Há aproximadamente 11 meses a Patrulha Ambiental já havia se deslocado até o açude para verificar denúncia e o mesmo já se encontrava praticamente vazio como mostrado na foto abaixo.

Fotos: Patrulha Ambiental

Nenhum comentário: