ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

UMBU ENTRA NA LISTA DE ALIMENTOS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO - ENQUANTO ISSO A DERRUBADA CONTINUA...

Conhecido dos nordestinos, o umbu entrou na lista de alimentos ameaçados de extinção. De acordo com a fundação Slow Food, as secas prolongadas e a criação de bodes são os dois fatores que mais contribuem para o cenário.
Porém, durante uma coleta de sementes nas imediações da cidade de Araripina – PE, integrantes da Patrulha Ambiental se depararam com uma sena dolorosa, pois, encontraram um Umbuzeiro derrubado e mesmo tendo sua árvore matriz retirada, luta para sobreviver, como mostra as imagens com vários brotos.
O grupo voltará ao local, onde fara a solicitação dos galhos, para que os mesmos sejam doados aos interessados em manter essa árvore símbolo do nordeste viva.
Lembrando que a derrubada da vegetação nativa de qualquer dos Biomas brasileiros é considerado crime ambiental, amparado pela lei 9.605/98 em seuart. 38: Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção.
Já um Município vizinho a Araripina – PE, o qual faz parte da Área de Proteção Ambiental - APA – Araripe, tornou através da Lei Municipal nº 388/09, o UMBUZEIRO Patrimônio Ambiental do Município de Campos Sales, Ceará, Parabéns!!!
O umbuzeiro, uma árvore emblemática da caatinga, está ameaçado. Seus frutos são consumidos por toda a população do semiárido. O botânico José Alves, da Univasf, resume sua importância em poucas palavras: “O umbuzeiro matou a fome e a sede de muito sertanejo.” 
Ele conta que as árvores de umbuzeiro encontradas atualmente na caatinga são muito velhas, com mais de 100 anos de idade. E explica que o motivo disso é a procura dos animais por ela. 
” Você não encontra mais árvore jovem por conta do forrageio, dos caprinos. Esses animais consomem as folhas, as flores, os frutos e até as sementes do umbuzeiro, o que inviabiliza a sua recuperação”, diz.
O especialista aponta uma solução para o problema: a mudança no manejo de animais, como bodes. “Tem que haver áreas de proteção. Temos que escolher se vamos cercar as áreas para os caprinos usarem ou se vamos cercar os umbuzeiros para as árvores se recuperarem.”




Fotos: Patrulha Ambiental

Imagens: Google

Nenhum comentário: