ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

OURICURI - PATRULHA AMBIENTAL PARTICIPA DO SEMINÁRIO DO FOGO NA SEDE DA ONG CAATINGA

Integrantes do grupo da Patrulha Ambiental participaram ontem terça feira (12/09) na sede da ONG Caatinga na cidade de Ouricuri – PE, da elaboração de um plano de ação para tratar da prevenção e combate a incêndios florestais na Chapada do Araripe, que abrange os Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.
No evento estiveram presentes representantes de várias instituições como a ONG Caatinga que participou e cedeu o espaço para o debate, da APA Araripe, IPA, ICMBIo, FETAPE, CPRH Recife, SEMACE, AGACE, sindicatos, associações de toda a região e dos Estados do Ceará e Piauí.
Foi elaborado um documento durante o debate, que será repassado aos gestores municipais integrantes do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano (CISAPE), através do seu representante legal o senhor Marcelo Coelho, Secretário Executivo. 
A preocupação da maioria dos participantes é referente a criação de uma Brigada de Incêndio na região da APA Araripe, pois, diante da crescente onda de incêndios (2015/2016) que assusta moradores, autoridades e ambientalista, corre-se o risco de ocorrer um incêndio de grandes proporções e os brigadista a disposição não serem suficientes para sua contenção.
Outro problema grave nos incêndios que atingem a floresta é o impacto sobre o soldadinho-do-Araripe (Antilophia bokermanni), onde a principal ameaça de extinção desta espécie é a ocupação humana em áreas de florestas na Chapada do Araripe e os incêndios. Infelizmente, o Soldadinho do Araripe encontra-se em estado de perigo crítico de extinção.
Os dados levantados pelo ICMBio revelam que os incêndios florestais são 100% causados por imperícia, imprudência, negligência e dolo humanos. “Os incêndio são provocados, na maioria das vezes, com a queima de lixo e renovação de pastagem”.
Para resolver o problema, o instituto sugere que os proprietários rurais se comprometam com a defesa de suas propriedades e que as prefeituras das cidades que compõe a APA Araripe, formem suas brigadas de incêndio ou contratem bombeiros civis.
Adiantamos que o Governo de Pernambuco o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em parceria com a Econsultoria Ambiental, realizaram um Curso de Prevenção e Combate a Incêndio na cidade de Ouricuri - PE, ministrado pelo IBAMA, onde se fizeram presentes representantes de várias cidades, como: Exú, Salgueiro, Ouricuri, Araripina, Santa Filomena, Serrita, Terra Nova, Afrânio, Moreilândia, Bodocó, Trindade, Parnamirim, Cedro, todas no Estado de Pernambuco e Jardim e Iguatu no Estado do Ceará, portanto existe uma mão de obra especializada, faltando tão somente o alinhamento com os gestores para formação desta brigada.

Fotos: Patrulha Ambiental 
Foto: Francisco Monteiro
Imagem: Google

Nenhum comentário: