ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

OBR - GOVERNADOR PARABENIZA ALUNOS VENCEDORES DA ETAPA ESTADUAL DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA

Em um ato de reconhecimento pelo esforço e dedicação dos estudantes que participaram da premiação estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), o governador Paulo Câmara recebeu, na tarde desta quarta-feira (13.09), no Palácio do Campo das Princesas, integrantes das equipes N@nobit e Lego Bulls, vencedoras desta etapa da competição. Com a conquista da 1ª e 3ª colocação, respectivamente, as equipes são compostas por estudantes da rede pública estadual de ensino, a mais premiada desta edição. A disputa, que contempla instituições públicas federais, municipais e estaduais, além da rede particular e do SESI, foi realizada no dia 03 de setembro, na Arena de Pernambuco.

“Pernambuco tem um caminho que vem sendo construído na educação pública há uma década. Temos, hoje, mais de 50% dos nossos alunos em escolas de tempo integral. Ofertamos a robótica em 300 escolas no Estado, e os resultados estão aí. É só ver que as escolas da rede pública conquistaram as melhores colocações desta etapa estadual e vão representar Pernambuco na etapa nacional. Enxergamos um futuro muito promissor para a nossa juventude. E a gente vai continuar ampliando essas oportunidades e criar condições de um aprendizado cada vez mais rápido, utilizando ferramentas modernas que possam ajudar na formação dos nossos alunos”, destacou Paulo Câmara.

Para a competição, os estudantes precisaram construir um robô com capacidade para simular, no menor tempo possível, ações de resgate, de acordo com o percurso pré-estabelecido pela equipe da OBR. O evento reuniu mais de 300 equipes dos níveis 1 (11 a 14 anos) e 2 (14 a 19 anos) de instituições públicas e particulares.

Formada pelos estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) José de Alencar, localizada no Paulista, a equipe N@nobit garantiu o tricampeonato estadual, conquistando o primeiro lugar com 620 pontos e, com isso, a vaga na competição nacional, que acontece de 7 a 9 de novembro, na cidade de Curitiba (PR). Integram o grupo os estudantes Marcus Vinicius Souza, Edyson Acioli, Hugo Cesar Silva e Cássio Júnior Lima. 

Orgulhoso pela conquista da N@nobit pelo terceiro ano consecutivo, o aluno Marcus Vinicius, de 17 anos, contou que está muito ansioso e preparado para o próximo desafio. “Esse ano foi mais difícil conseguir esse prêmio, e, por isso, a gente fica ainda mais orgulhoso por ter chegado lá. Vamos aprimorar a versão que apresentamos na etapa estadual, e, com muita esperança, trazer esse nacional para Pernambuco. Ano passado ficamos em segundo lugar, então, esse ano, temos que trazer esse prêmio”, declarou.

Outra representante da rede estadual no pódio da OBR, e também classificada para a etapa nacional, foi a EREM Porto Digital. Localizada no Recife, a escola conquistou o terceiro lugar com a equipe Lego Bulls (370 pontos), composta pelos estudantes José Vitor Barbosa, Lucas José, Eduardo Gomes e Gabriel Glaydson. O segundo lugar ficou com a equipe The Hackers, da rede municipal do Recife (390 pontos).

“A robótica não tem haver só com a competição, é, também, um meio de tornar a escola mais atrativa para os alunos. Atualmente, trabalhamos a robótica nas nossas escolas através da capacitação dos professores de matemática e de física, como um instrumento para o ensino dessas duas disciplinas. E, naturalmente, a gente acaba descobrindo talentos na área da robótica. Então, a gente fica muito contente em ver essa evolução do trabalho e do empenho desses alunos, que têm conquistado cada vez mais espaço nas competições. Dos três que vão para a etapa nacional, dois são da nossa rede. E a gente fica muito feliz por isso”, ressaltou o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio.

Da ASCOM

Nenhum comentário: