ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

EXU - TERRA DO REI DO BAIÃO - 110 ANOS DE HISTÓRIA - POR NASÁRIO DUARTE BENTO

A Cidade de Exu-Pe, famosa pelo legado de seu filho mais ilustre: Luiz Gonzaga, rei do Baião e Pernambucano do Século XX, completa hoje cento e dez anos de história. Exu era para ser um dos pontos turísticos mais valorizados do Estado Pernambucano, pois além da honra de ter tido Luiz Gonzaga, é um município privilegiado do ponto de vista das riquezas naturais e sua história é rica em muitos sentidos.

Ocorre porém, que ao completar um século e uma década de emancipação política, o município atravessa um período muito conturbado, a população está aterrorizada com a crescente onda de violência que assola a cidade, são assaltos, estupros, e assassinatos em série, que fazem a cidade do Rei do Baião famosa também pela guerra familiar que ali sucedeu, voltar aos noticiários como uma das cidades mais violentas do Estado.

Não bastasse isso, não há muito o que comemorar na cidade, pois até mesmo o seu legado maior: O Parque Aza Branca e o Museu do Gonzagão, enfrentam muitas dificuldades, dada a falta de apoio financeiro do poder político constituído em suas mais diversas esferas.

Orgulho-me de ser da Cidade do Rei, admiro suas figuras públicas internacionalmente conhecidas: Luiz Gonzaga, o Barão de Exu-PE, Bárbara de Alencar etc, mas meu maior desejo no aniversário deste lugar é que voltemos a ter paz e segurança para continuarmos desfrutando de nossas riquezas naturais e de nossa linda cultura.

Viva a Cidade de Exu!!!

Dr. Nasário Duarte Bento – Advogado

Foto - Reprodução Internet

Nenhum comentário: