ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 26 de agosto de 2017

PETROLINA - VACINAÇÃO CONTRA HPV É AMPLIADA A HOMENS E MULHERES ATÉ 26 ANOS

Homens e mulheres com até 26 anos poderão receber a vacina contra o vírus HPV, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A vacina pode ser encontrada em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, das 7h às 17h, na Zona Urbana, e das 7h30 às 14h, na Zona Rural. É necessário apresentar RG, cartão do SUS e carteira de vacina.

A determinação é do Ministério da Saúde e é válida para todos os municípios do país que possuem estoque da vacina com prazo de validade até setembro deste ano. Após isso, o público-alvo a receber as doses passa a ser apenas adolescentes de 9 a 15 anos.

De acordo com a Secretaria de Municipal de Saúde de Petrolina, a cidade tem um estoque de duas mil doses da vacina contra o HPV.

HPV

O papilomavírus humano (HPV) é transmitido através de contato sexual e é uma das infecções sexualmente transmissíveis (DSTs) mais comum. Em mulheres, pode causar o câncer de colo de útero. Em homens, o vírus pode causar câncer de boca, pênis e ânus.

Ampliação da vacina

Em junho deste ano, o Ministério da Saúde anunciou a ampliação da oferta da vacina contra o HPV para meninos de 11 a 15 anos. Antes, a imunização era destinada apenas a meninos de 12 e 13 anos.

Do G1/ Petrolina

Nenhum comentário: