ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

MÉDIA NACIONAL - TRINDADE É O ÚNICO NO IDEPE DO ARARIPE COM MELHOR AVALIAÇÃO

Com o Indicador estadual medindo a evolução da educação pública nas escolas da rede, as Escolas estaduais, municipais e gerências regionais que se destacaram no Índice foram reconhecidas em solenidade de premiação, no Recife, na segunda-feira (28), entre elas está o nosso município de Trindade que fica no Sertão do Araripe como à única cidade dos sertões (São Francisco; Central, Moxotó e Araripe) a se destacar com o resultado e o Prêmio IDEPE (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco).

“Uma alegria para todos nós que fomos convidados pelo governador Paulo Câmara, ao lado da primeira dama Dra Conceição, do secretário de Educação Juka Sá e deputado Ricardo Costa para receber este título das mãos do gestor estadual. Mais uma vitória importante para nossa cidade e para nossos educadores, gestores, servidores, alunos e pais que acompanham ativamente junto da nossa educação municipal a evolução dos nossos estudantes”, disse o prefeito de Trindade Dr. Everton Costa.

Nas redes sociais muitas mensagens estão sendo enviadas parabenizando o prefeito por tantas conquistas. "Esse resultado prefeito Everton vem do compromisso com a educação e principalmente com o funcionalismo do FUNDEB 60. O senhor é o único prefeito que o primeiro projeto de cada ano é o reajuste dos professores. Parabéns e vamos a luta", disse o professor Marcos Leite (Cocota), presidente do Centro de Aposentadoria do FUMAPE.

Para quem não sabe, este evento é considerado no Estado o mais importante do calendário da educação pública de Pernambuco, o Prêmio IDEPE é uma inciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, com o objetivo de valorizar o trabalho das escolas, Gerências Regionais de Educação (GRE) e municípios que obtiveram bons desempenhos educacionais no Estado. Divulgado anualmente, a realização da solenidade de premiação do IDEPE entrou no calendário do Governo do Estado em 2015 e, desde então, é um momento de grande expectativa para professores e gestores estaduais e municipais de Pernambuco. 

As variáveis utilizadas no IDEPE são as mesmas usadas no cálculo do índice nacional (IDEB): fluxo escolar e proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio. Os resultados do IDEPE são calculados com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma importante ferramenta para a gestão escolar.

São convidados para a solenidade do IDEPE os dez melhores resultados do Índice em cada uma das três categorias do prêmio (municípios, escolas e GRE). Para os municípios, receberão certificados os três que mais se destacaram nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e os três melhores colocados nos anos finais do Ensino Fundamental. Para as escolas da rede estadual, serão certificadas as três com melhores índices nos anos finais do ensino fundamental e as três melhores no Ensino Médio. Para as GRE, serão premiadas as três com melhor colocação no ensino médio. Nesta edição do Prêmio IDEPE, serão mais duas novas categorias premiadas: as Gerências Regionais com as maiores evoluções durante o ano; e as escolas parceiras que integram a rede pública com resultados de destaque.

Da Assessoria de Comunicação - Trindade

Nenhum comentário: