ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

EVENTO - SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA É CELEBRADA EM ARARIPINA


Aconteceu hoje (21), na Câmara de Vereadores, a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A campanha começa hoje e vai até o próximo dia 28, com o objetivo de ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados com a vida de pessoas com deficiência. Neste ano, o tema é “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”. O evento foi promovido pela Prefeitura de Araripina e Secretaria Municipal de Educação.

Após a abertura, foram ministradas palestras pela advogada Virna Braz sobre o Benefício de Prestação Continuada - BPC. Em seguida, a psicóloga Apolônia Carvalho falou sobre os direitos e deveres da família no âmbito escolar e, por fim, a assistente social Cristina Perpétua discutiu sobre o papel da família no processo de inclusão das pessoas com deficiência.

Segundo o último Censo, realizado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência (23,9% da população do país). Das quais, a deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros, cerca de 1,4% da população brasileira.
Participaram do evento o vice-prefeito Bringel Filho, os secretários Álvaro Salvador (Saúde), Possídia Carvalho (Educação), Suzilene Alves (Desenvolvimento Social), Amon Nunes (Esportes e Lazer) e Paulo Teógens (Fiscalização e Arrecadação), as coordenadoras de Educação Especial de Pernambuco e Araripina, Tânia Régia e Rosangela Ramalho, respectivamente, a diretora-presidente da Autarquia Educacional do Araripe – Aeda, Rosa Maria Arruda, os vereadores Didô, Tico de Roberto e Mazinho de Zeca, além servidores da educação e sociedade civil.

Confira a programação dos próximos dias:

Dia 22/08 – Palestra da psicopedagoga Luzinete Maria Alencar especialmente para professores que trabalham com pessoas com deficiência. Local: Câmara de Vereadores. Horário: 14h;

Dias 23, 24 e 25 – Trabalhos realizados nas escolas;

Dia 28 – Lazer no SESI. Horário de saída: 7h30. Concentração: Praça da Igreja

Da ASCOM

Nenhum comentário: