ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 20 de agosto de 2017

ARTIGO - JOSAFÁ REIS - PELO POETA VAVÁ DIAS

Havia um sonho de toda população do Sertão do Araripe, todos queriam uma rádio que falasse a nossa língua, sobretudo trazendo soluções para nossa comunidade, além, é claro, da nossa música regional, dos violeiros cantadores, poetas da mais alta categoria (violeiro cantador é o poeta dos poetas) com suas rimas improvisadas, cantando e encantando, e um locutor para nos dar aquelas notícias que até então só recebíamos de outras bandas.

Foi dessa forma que, em maio de mil novecentos e oitenta e dois, chegou em Araripina, em caráter experimental a Rádio Grande Serra. Logo no mês seguinte, mais precisamente em doze de junho entrou no ar, mostrando ali a voz marcante do maior locutor da história de nossa região. Nascia ali uma história de sucesso, uma empatia jamais vista ou ouvida pelo povo Araripeano.

Essa lenda, atende pelo nome de: JOSAFÁ REIS, homem conhecedor como poucos da história política de Araripina, pessoa agradabilíssima de convivência, dono de uma cultura invejável. Como dizia meu pai Hermes Miguel de Souza, cabra de conversa aprumada.

Eu, conheci Josafá Reis, através de um amigo comum, que ao me apresentar disse: – Vavá, aqui está o Cid Moreira do nordeste.

Homem de voz possante e grande educação. Na época eu morava no Rio de Janeiro, estava a passeio, visitando meus familiares. Tive com ele uma conversa rápida, confesso que saí impressionado. Falamos sobre política, sobre o passado de Araripina e também sobre o momento político que atravessava Pernambuco.

Em outubro de mil novecentos e noventa, eu já estava morando definitivamente em Araripina, quando voltei a ter contato com o amigo locutor Josafá Reis, nessa época eu viajava muito para Piauí, e lá as pessoas sabendo que eu era de Araripina, vinham ao meu encontro com a mesma pergunta: – Você conhece Josafá Reis? Lógico que a minha resposta era positiva, eles logo queriam saber tudo sobre o nosso locutor. Logo vinham os pedidos de alô: – Moço pede para ele mandar uma abraço para Bil das Ovelhas, Antônio da Casa Nova, João das Barreiras, etc. eu trazia essas proposta e o locutor Josafá Reis atendia prontamente.

Hoje, nosso locutor está aposentado, com saúde frágil, porém, muito lúcido. Continua com aquela conversa “aprumada”, Sabe tudo sobre Araripina, sobre os políticos bons e ruins de nossa região. Sempre que posso vou visita-lo. Nossa conversa é de grande agrado.

Amigo Josafá, a história de Araripina tem que ser contada, a juventude precisa entender o hoje, para isso se faz necessário que reviremos o passado. Você faz parte do passado, mas graças a Deus, ainda é uma lenda viva da nossa história.

Abraços,

Vavá Dias

*Vavá Dias é poeta, compositor, cantor e empresário da empresa Beija-Flor Aviamentos

Fonte - Blog do Martinho Filho

Nenhum comentário: