ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 19 de julho de 2017

SEGURANÇA - COMPANHIAS INDEPENDENTES DA PM EM ARARIPINA E TAMANDARÉ REFORÇAM O COMBATE À VIOLÊNCIA EM ÁREAS ESTRATÉGICAS

Com o compromisso de reforçar a segurança pública em todo o Estado, o governador Paulo Câmara anunciou mais uma ação, nesta quarta-feira (19.07), que integra o Plano de Segurança do Governo de Pernambuco – lançado em abril deste ano. Durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, o chefe do Executivo estadual sancionou a Lei Nº 1.380/2017, que cria duas Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) para os municípios de Tamandaré, Litoral Sul, e Araripina, no Sertão do Araripe. Os equipamentos que serão instalados vão atuar no combate à violência de uma maneira geral, ao tráfico de drogas e com políticas preventivas. Ao todo, as duas companhias vão beneficiar cerca de 300 mil pessoas das duas regiões.

“Esse ato representa mais uma ação no enfrentamento à criminalidade no nosso Estado. O Plano de Segurança vem para diminuir a violência e traz uma série de ações que estão conectadas com o que é preciso ser feito para restabelecer a paz no nosso Estado. Sabemos que muito ainda tem a ser feito, mas não vamos descansar enquanto não tivermos êxito. Temos trabalhado dia e noite para que a segurança volte a ter números condizentes com o que a população de Pernambuco merece”, declarou o governador Paulo Câmara.

Paulo pontuou que o Sertão do Araripe receberá o equipamento, sobretudo, pela posição geográfica, pelo crescimento da cidade e pela necessidade de fortalecimento do efetivo policial de toda a região. O mesmo se aplica à cidade de Tamandaré, também escolhida para sediar uma Companhia Independente. “Precisamos dar respostas rápidas e estar junto da população no combate a criminalidade”, completou.

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, destacou que as Companhias Independentes vão promover a segurança das regiões e que o próximo passo, após a sanção da Lei, é a estruturação dos equipamentos. “Já temos os espaços para estabelecer os locais onde o efetivo vai trabalhar. Com a chegada dos policiais (militares) que estão na academia, vamos colocá-los para trabalhar nas Companhias. Dessa forma, levaremos a segurança para a população de Tamandaré e Araripina”, afirmou Pádua, ressaltando que o Governo de Pernambuco tem feito o dever de casa no que diz respeito ao reforço da segurança pública.

Com um efetivo total de 235 policiais militares, a 9ª Companhia Independente que será instalada em Araripina será batizada com o nome do Governador Miguel Arraes de Alencar. Além de Araripina, a unidade reforçará a segurança dos municípios de Ipubi e Trindade, região onde vivem, aproximadamente, 150 mil pessoas. A Companhia atuará no policiamento ostensivo, prevenindo crimes e aumentando a segurança. Equipada com viaturas e armamentos, essa tropa terá capacidade de combater o crime organizado e dar pronta resposta em caso de incidentes críticos. A localização é estratégica, uma vez que o município é o maior da chamada tríplice fronteira, envolvendo os limites de Pernambuco, Ceará e Piauí.

Já no Litoral Sul do Estado, a 10ª Companhia Independente da Polícia Militar de Tamandaré contará com 250 PMs e vai otimizar o trabalho da segurança pública nas cidades de Tamandaré, Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e São José da Coroa Grande, que abriga cerca de 154 mil pessoas, mas chega a triplicar no verão com a procura intensa pelas praias da região. “Gostaria de externar nosso agradecimento. Falo em nome do povo da região litorânea. Obrigado por essa grande ação que o senhor fez com essa criação da companhia, que beneficiará não somente o Litoral Sul, mas toda a região da Zona da Mata”, declarou o prefeito de Sirinhaém, Franz Hacker.

Do efetivo total da Companhia de Tamandaré, 134 policiais serão remanejados da 3ª companhia do 10º Batalhão da PM, localizado em Palmares. Os outros 116 profissionais também serão encaminhados do Curso de Habilitação e Formação de Praças. Além de fortalecer o efetivo à disposição do Litoral Sul, a 10º CIPM vai fortalecer a repressão aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) e ampliar a parceria da PM com a sociedade civil, por meio de ações preventivas, repressivas e de infraestrutura, além de intensificar as parcerias com as Guardas Municipais, empresas e comércio locais.

Também participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa; os secretários Antonio Figueira (Casa Civil); João Campos (chefe de Gabinete do Governo); Kaio Maniçoba (Habitação); José Neto (Projetos Especiais); Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão); e o comandante da Polícia Militar de Pernambuco, Vanildo Maranhão. Ainda estavam presentes os deputados federais Danilo Cabral, João Fernando Coutinho e Luciano Bivar; e os deputados estaduais Lucas Ramos, Roberta Arraes, Simone Santana, Clodoaldo Magalhães e Ricardo Costa.

Da ASCOM

Nenhum comentário: