ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 7 de julho de 2017

PARCERIA - PATRULHA AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA PARTICIPAM DE CAMPANHA

Patrulha Ambiental participa de campanha de imunização de cães e gatos em ação de vacinação antirrábica em parceria com a Vigilância Sanitária de Araripina – PE.

O trabalho foi desenvolvido no dia 16 de Junho, onde os integrantes da Patrulha Ambiental, juntamente com o médico veterinário Welington Erasmo e a Técnica em Agroecologia Valdênia Alencar, presidente da Associação dos moradores do Sítio Samambaia, vacinaram cerca de 100 animais naquela localidade. 
A ideia partiu de conversas entre integrantes da Patrulha Ambiental e funcionários da Vigilância Sanitária como o coordenador Caio Henrique, o analista Everaldo Paixão e o Sr Jenildo Sena Dias que entenderam a necessidade de maximizar a campanha atingindo um maior número de animais que por dificuldade de seus proprietários não comparecem na cidade ou postos de vacinação nas datas estipuladas nas campanhas. 
A Campanha tem o objetivo de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana. O último caso da doença em humanos, transmitido por cão, em Pernambuco, foi no ano de 2006. Já nos animais, foram registrados quatro casos no ano passado (1 em Paudalho, 2 em Araripina e 1 em Bodocó) - todos em caninos. 
A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central.
Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o Posto de Saúde mais próximo.

O tratamento profilático antirrábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa/cachorro do mato e saguis). O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente. A vacina antirrábica canina também é gratuita. O único meio de prevenir a ocorrência da doença em áreas urbanas é por meio da vacinação anual de cães e gatos. 

Fotos: Patrulha Ambiental

Imagens: Google

Fonte: diariodepernambuco.com.br

Nenhum comentário: