ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 19 de julho de 2017

GARANTIA DE DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS - TRINDADE REALIZOU A 8ª CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 
A Prefeitura de Trindade por meio da Secretaria de Ação Social diante do Conselho Municipal de Assistência Social realizou nessa quarta-feira (19) a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de Trindade, que aconteceu no Salão Paroquial, do qual trouxe o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

O objetivo do encontro foi de promover através de palestras, perguntas/respostas e grupos de trabalhos o levantamento de propostas por quatro eixos que foram: 1 – A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais. 2 – Gestão democrática e controle social: o lugar da Sociedade Civil no SUAS. 3 – Acesso às seguranças socioassistênciais e a articulação entre serviços, benefícios e transparência de renda como garantias de direitos sociassistênciais. 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistênciais.
A conferência contou com a presença do secretário de Administração Charles Gerlane, representando o prefeito Dr. Everton Costa (PSB) que precisou se ausentar a convite do governador Paulo Câmara (PSB) para a assinatura do mais novo comando da Polícia Militar que irá atender Trindade, Ipubi e Araripina. Além dele, as anfitriãs a secretária de Ação Social Rosilene Miranda (Mana), a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Lusiane Monteiro, a primeira dama e secretária de Saúde Dra Conceição Barros, os secretários Juka Sá (Educação), Marcos Pereira Lima (Agricultura), Tequinha (Indústria Comércio e Mineração), a vereadora Poliana Sá, a representante usuária dos serviços de convivência pelo API – Eva Mª de Souza, e as conferencistas: Josedalva e Juliana Darley que trouxeram dois temas: Garantias de Direito do Fortalecimento do SUAS e Plano Decenal da Assistência Social (2016/2026).

O encontro contou com uma apresentação dos alunos do PETI, em seguida a secretária Mana foi condecorada com uma medalha pelos vencedores das quadrilhas juninas mirins no concurso regional.
Com a leitura feita no início do regimento interno, foram apresentadas as propostas pelos grupos por meio dos seus delegados escolhidos e votados junto com os suplentes para que sejam levadas e defendidas as sugestões para a próxima conferência Estadual.

De acordo com Charles foi percebido a falta de algumas pessoas na conferência, incluindo autoridades da Câmara de Vereadores para que todas as cobranças feitas por eles fossem defendidas e trabalhadas junto da gestão e sociedade para suas melhorias no ato deste encontro. “Nada melhor do que ouvir dos parlamentares suas criticas e ideias, sendo elas apresentadas e fortalecidas junto da população, cobrar é fácil, mas vir discutir gestão foi o que faltou da parte deles”, disse o secretário que parabenizou a vereadora Poliana Sá pela presença diante das conferências municipais, ao mesmo tempo em que solicitou dela que levasse essa cobrança à casa parlamentar quanto à presença dos demais nas próximas conferências.
Da Assessoria de Comunicação - PMT

Nenhum comentário: