ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 29 de julho de 2017

GARANHUNS - CULTURA DE PERNAMBUCO SAI FORTALECIDA DO 27º FIG COM ASSINATURA DECRETO


Para fortalecer e valorizar a cultura pernambucana, o governador Paulo Câmara assinou, nesta sexta-feira (28.07), durante o 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o decreto que convoca a 4ª Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco. A iniciativa visa ampliar e democratizar os processos de participação social nas políticas públicas de cultura, além de consolidar o Sistema Estadual de Cultura de Pernambuco. A memória de Ariano Suassuna também mereceu destaque, com o ato de assinatura do termo que denomina como o palco de Cultura Popular será chamado daqui por diante.

“Esse decreto dará um rumo para o futuro da cultura do nosso Estado. É um passo importante para que ela seja preservada para as futuras gerações. Com isso, temos a certeza de que estamos construindo um Pernambuco melhor para o nosso povo. É com a cultura que vamos continuar a ajudar o povo a se formar melhor e a ficar mais antenado com o futuro que a gente quer para a nossa população”, afirmou o governador Paulo Câmara, acrescentando que a conferencia, que busca ouvir as pessoas e os artistas, terá como tema geral “Um Plano Estadual de Cultura de Pernambuco”. Nos próximos nove meses, serão realizadas 12 pré-conferências regionais – sendo uma em cada Região de Desenvolvimento do Estado – que irão abranger todos os segmentos culturais. Entre eles: artes visuais, artesanato, audiovisual, cultura popular, literatura, música e teatro.

O governador também agradeceu à Secretaria de Cultura e à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) pela forma como têm tratado a cultura de Pernambuco e feito com que festivais como o FIG se consolidem cada vez mais. “O festival de inverno de Garanhuns tem um clima que mostra como Pernambuco é rico, como o povo pernambucano sabe fazer e curtir e a cultura do Estado. Isso vale para todas as expressões artísticas. Essa foi uma semana de intenso movimento cultural, ao mesmo tempo, de geração de emprego e renda, mostrando a importância desse setor”, frisou.

O secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja, destacou que a assinatura do decreto, que visa fomentar a cultura, ter acontecido durante o FIG, mostra o esforço do governador Paulo Câmara em avançar nessa área. “Em um festival de arte para todos os públicos e gostos como o FIG, o governador convoca essa conferência para elaborar o Programa Estadual de Cultura. Num ano difícil para o Brasil como este, precisamos reconhecer o empenho do governador em cumprir, fielmente, o programa de cultura”, afirmou.
Durante passagem pelo município do Agreste Meridional, Paulo visitou o palco de Cultura Popular Ariano Suassuna e assistiu à apresentação do Nação do Maracatu Aurora Africana. Na sequência, o governador seguiu para o Parque Euclides Dourado, visitou os estandes de artesanato e cumprimentou expositores e visitantes, que também estavam prestigiando o FIG.

O governador esteve acompanhado do secretário Antonio Figueira (Casa Civil); do chefe de Gabinete, João Campos; do secretário-executivo Marcelo Canuto (Casa Civil); dos deputados federais Luciana Santos e Fernando Monteiro; e do deputado estadual Claudiano Filho.

Da ASCOM

Nenhum comentário: