ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 18 de julho de 2017

EDUCAÇÃO - UNIVASF DE SALGUEIRO SERÁ AUTORIZADA PELO MINISTRO MENDONÇA FILHO

O ministro da educação, Mendonça Filho irá ao Sertão assinar a autorização para a abertura do Campi Salgueiro da Universidade do Vale do São Francisco(Univasf). O projeto de expansão proposto pelo MEC foi aprovado pelo Conselho Universitário da Univasf, na última sexta-feira(14) e deve garantir dois novos cursos, de Ciência da Computação e Engenharia da Produção para a região. “Faço questão de ir ao Sertão autorizar a instalação do novo campi de Salgueiro " afirmou Mendonça, ressaltando que está fechando uma data com o prefeito da cidade, Clebel Cordeiro . 

Segundo o ministro, foi notada a necessidade do desenvolvimento científico, em especial na área de tecnologia, para o desenvolvimento da região e após os três meses do processo de tramitação no Conselho, o campi sairá do projeto. Serão 40 vagas para cada curso e duração de 4 anos e meio, totalizando 360 estudantes. O fato dos cursos serem da área de exatas, na prática, também implicaria numa maior retenção de estudantes, indicando que no novo campus poderiam ter mais que 360 alunos matriculados ao longo dos anos.

O valor do Campus de Salgueiro gira em torno de R$12 milhões. Previamente, espera-se a construção de prédios com salas de aula e laboratórios. Ao todo, são 3.100m², capaz de atender com folga alunos, professores e funcionários do Campus Salgueiro. “Estamos trabalhando para oferecer aos pernambucanos, em especial aos jovens de Salgueiro, mais acesso à universidade pública”, destacou o ministro. 

O ministro Mendonça Filho afirmou que a interiorização do ensino superior é um de seus compromissos. E lembrou que trabalhou pela criação da Univasf desde que era deputado federal, ao lado do saudoso Osvaldo Coelho idealizador da universidade do sertão. Como Governador assinou convênio para cessão de uso do prédio do Departamento de Estradas e Rodagens(DER) para a UNIVASF. Na época o prédio foi cedido para ser usado como Centro Interativo de Ciências. "E hoje, como ministro da Educação, continuo este trabalhando de fortalecimento e ampliação da Univasf para oferecer aos sertanejos mais oportunidade de formação e acesso ao mercado de trabalho", afirmou Mendonça.

Da ASCOM

Nenhum comentário: