ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 31 de julho de 2017

ATIVIDADES - PROFISSIONAIS DA VE SE MOBILIZAM EM AÇÕES VOLUNTÁRIAS PROMOVENDO QUALIDADE DE VIDA PARA OS MORADORES DAS COMUNIDADES DE CARA BRANCA E VILA DO MEL

As comunidades de Cara Branca, Ouricuri-PE, e Vila do Mel, Betânia-PI, ambas situadas na serra do Inácio nas proximidades do Complexo Eólico Ventos do Piauí, estão recebendo ações sociais voluntárias de profissionais da Votorantim Energia e suas contratadas, visando a melhoria da qualidade de vida local. A mobilização dos funcionários foi motivada como parte integrante do Desafio Voluntário promovido pelo Instituto Votorantim.

Dois grupos de profissionais do Parque Eólico Ventos do Piauí, foram criados com o objetivo de elaborar e aplicar atividades nas comunidades citadas. Eles se mobilizam entre si para oferecer alternativas de esporte, lazer e atividades sociais para os moradores locais. O grupo Salve Capoeira está promovendo sua interação na comunidade Cara Branca, enquanto o grupo Ventos de Solidariedade atua na comunidade Vila do Mel.

Salve Capoeira

O grupo Salve Capoeira iniciou os trabalhos voluntários na vila Cara Branca a partir da identificação da necessidade de se oferecer opções de lazer, esporte e cultura na comunidade que conta com pouco mais de mil habitantes.

Aproveitando o talento do professor Claudevan de Andrade, conhecido popularmente por “Birinha”, que já realiza um projeto extracurricular de capoeira com crianças e jovens em prol da melhoria da realidade local e bem-estar social, o grupo desenvolveu uma campanha de financiamento coletivo, a “vaquinha online”, para arrecadação de fundos para a compra de conjuntos abadás para os jovens e crianças que participam do projeto. Além disso, também providenciou a limpeza e regularização de um terreno cedido por um morador da localidade para realização das atividades do projeto que será utilizado também como campo de futebol.

Ventos de Solidariedade

A comunidade Vila do Mel, com pouco mais de quinhentos habitantes recebeu esse nome devido a principal fonte de renda da vila, o mel, no entanto, por conta da escassez de chuvas a atividade está praticamente extinta. Assim, como a atividade se extinguiu muitas outras atividades no local também.

Pensando em oferecer alternativas de lazer e esportes o grupo Ventos da Solidariedade se mobilizou e buscou parcerias para doações de materiais para concretagem e iluminação da quadra, que contava com apenas 50% do piso, além da falta de traves para os gols e iluminação local.

O trabalho vem sendo realizado regularmente e com a conclusão das obras, será realizado um campeonato nas escolas que estão recebendo a atuação dos voluntários, que arrecadam inclusive materiais esportivos e medalhas.

Ações como estas geram bem-estar, tanto para quem recebe, quanto para quem as realiza, destaca Gabriel Trevizan, líder do grupo de profissionais que atuam no Grupo Ventos de Solidariedade. “Fazer parte de ações como essa trazem um sentimento de gratidão muito forte! Toda ação voluntária que ajude pessoas em situação de vulnerabilidade é importante. Nesse caso, mais ainda, visto que a comunidade beneficiada está próxima à obra e assim acabamos convivendo muito mais no dia-a-dia com eles. Essa ação e empenho da equipe que participa representa um pequeno esforço para nós, para tentar proporcionar momentos felizes a eles”, completa Gabriel.

Sobre a Votorantim Energia

A Votorantim investe em geração de energia desde o início de suas atividades industriais, há quase um século. A companhia, que é um dos maiores consumidores de energia do país, ao longo de sua história tornou-se também um dos maiores autogeradores. A Votorantim Energia foi criada em 1996, com o objetivo de centralizar a gestão dos insumos energéticos da própria companhia. No ano 2000, foi constituída a Votorantim Comercializadora de Energia, com o objetivo de negociar energia elétrica no mercado livre, vendendo eventuais excedentes e aproveitando oportunidades de compra no mercado. Atualmente, a Votorantim Energia é uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil. Em 2015, a empresa anunciou a entrada na geração de energia eólica, com o investimento em sete parques geradores no Nordeste do Brasil.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

ASCOM/ Votorantim Energia

Nenhum comentário: