ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 4 de maio de 2017

SIMÕES-PI - PATRULHA AMBIENTAL REALIZA DOAÇÃO DE MUDAS

Patrulha Ambiental realizou no domingo (30/04) um trabalho de doação de mudas na cidade de Simões- PI, com participação em massa da população. 
O evento fez parte dos festejos da Missa do Vaqueiro, do Agricultor e Apicultor realizado no último fim de semana. A Patrulha teve o apoio das alunas do curso de Ciências da Natureza – UAB – polo apoio presencial UFPI - Simões.
O convite à Patrulha partiu da Sra Ana Maria Conceição (Aninha), que faz parte da equipe organizadora da Missa, e o Padre Miguel Feitosa, juntamente com a Patrulheira Eunice. A Patrulha, por sua vez, colaborou com a doação de 200 mudas (Barriguda, Moringa Oleífera, Jatobá, Aroeirão, Cedro e Saboneteira) e realizou uma breve explanação sobre a preservação da Caatinga aos presentes no festejo.

Apesar da importância, o bioma tem sido desmatado de forma acelerada, principalmente nos últimos anos, devido sobretudo, ao consumo de lenha nativa, explorada de forma ilegal e insustentável para fins domésticos e industriais, ao sobrepastoreio (plantas expostas a pastoreio intensivo durante longos períodos de tempo, ou sem períodos suficientes para a necessária recuperação ambiental) e à conversão para pastagens e agricultura.

Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 de abelhas. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente de seus recursos para sobreviver.

Portanto um Bioma de grande importância, que deve ser preservado com a realização de trabalhos voltados à Educação Ambiental junto às escolas, associações e comunidades em geral, demonstrando o impacto já causado e os benefícios do reflorestamento na região.
Na ocasião foi solicitada a presença da Patrulha para um novo encontro com os jovens da cidade, onde serão debatidos assuntos ligados à área ambiental e à problemática que a envolve, pois a biodiversidade da Caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, cosmético, químico e alimentício.
Fotos: Patrulha Ambiental 
Imagens: Google 
Fonte: MMA

Nenhum comentário: