ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 31 de maio de 2017

EVENTO - PROGRAMA VOTORANTIM PELA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA APRESENTA RESULTADOS DO TRABALHO DESENVOLVIDO EM SANTA FILOMENA E ARARIPINA


A Votorantim Energia, que atualmente constrói sete Parques Eólicos em Curral Novo do Piauí, trouxe para a região do empreendimento uma série de iniciativas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das comunidades que as suas operações fazem parte, respeitando as culturas de cada uma e adotando ações transparentes e justas, de forma participativa.

Uma dessas ações é o Programa Votorantim pela Infância e Adolescência – VIA, que busca contribuir para a proteção e promoção dos Direitos das Crianças e Adolescentes por meio do fortalecimento das Redes de Proteção Social que integram o Sistema de Garantia de Direitos dos municípios atendidos. Em 2016 a iniciativa aconteceu em Curral Novo do Piauí e, em 2017, foi estendida para Araripina, com foco em Nascente, e para Santa Filomena, com foco no distrito de Socorro.

O Programa desenvolveu ações em três frentes. Junto ao poder público, qualificando e articulando atores da Rede de Proteção das Crianças e Adolescentes. Junto às comunidades, atuando na prevenção e enfrentamento das violações dos direitos de crianças e adolescentes, com especial atenção para a violência sexual. Por fim, o VIA buscou também sensibilizar e conscientizar os trabalhadores das empresas contratadas pela Votorantim Energia, por meio de rodas de conversa sobre causas e consequências da violação dos Direitos das Crianças e Adolescentes, particularmente no que tange à exploração sexual.

O Programa VIA formou 33 profissionais de Araripina e 21 de Santa Filomena para atuarem no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. São profissionais da Educação, da Saúde, da Assistência Social, do Conselho Tutelar, das organizações sociais e outros atores da Rede de Proteção Social desses municípios.
Para celebrar os resultados já alcançados, no dia 6 de junho, em Santa Filomena, e dia 8 de junho, em Araripina, acontece o evento de encerramento e entrega de atestado de participação para os profissionais da Rede de Proteção. Em Santa Filomena, o evento acontece das 15h às 17h, no Auditório da Casa dos Conselhos e, em Araripina, no mesmo horário, no Auditório da Faculdade de Ciências Agrárias.

O objetivo é registrar o encerramento das ações do Programa VIA nos dois municípios, apresentando os principais resultados, com destaque para a construção do Plano de Ação da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes e do Fluxo de Atenção a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual, que serão apresentados durante o evento pelos profissionais que participaram do Programa.

“O Plano de Ação e o Fluxo foram construídos com a participação direta dos profissionais das Redes. Com esses instrumentos e com a formação que receberam no Programa VIA, esses profissionais estão preparados para atuarem de forma planejada e integrada, efetivando as políticas públicas em prol das crianças e adolescentes de Araripina e de Santa Filomena”, conta Marcia Campos, do Instituto Aliança, parceiro técnico do Programa.

A entrega dos atestados de participação será realizada pelos gestores das Prefeituras e das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, e pelos representantes da Votorantim Energia e do Instituto Votorantim.

Para Daniela Gerdenits, consultora de Responsabilidade Social da Votorantim Energia, o VIA facilita a criação de projetos que possam atender aos anseios da comunidade. “O programa busca mapear, articular e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos e da Rede de Proteção Social. É uma perspectiva inovadora de apoio aos municípios, auxiliando-os na elaboração de projetos que possam atrair investimentos e melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes”, destaca.

Serviço

Programa Votorantim pela Infância e Adolescência: evento de encerramento e entrega de atestado de participação para os profissionais da Rede de Proteção.

· 6 de junho, em Santa Filomena, das 15h às 17h, no Auditório da Casa dos Conselhos;

· 8 de junho, em Araripina, das 15h às 17h, no Auditório da Faculdade de Ciências Agrárias.

Sobre a Votorantim Energia

A Votorantim investe em geração de energia desde o início de suas atividades industriais, há quase um século. A companhia, que é um dos maiores consumidores de energia do país, ao longo de sua história tornou-se também um dos maiores autogeradores. A Votorantim Energia foi criada em 1996, com o objetivo de centralizar a gestão dos insumos energéticos da própria companhia. No ano 2000, foi constituída a Votorantim Comercializadora de Energia, com o objetivo de negociar energia elétrica no mercado livre, vendendo eventuais excedentes e aproveitando oportunidades de compra no mercado. Atualmente, a Votorantim Energia é uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil. Em 2015, a empresa anunciou a entrada na geração de energia eólica, com o investimento em sete parques geradores no Nordeste do Brasil.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo Votorantim em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

Da ASCOM

Nenhum comentário: