ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 19 de maio de 2017

CAMPO DAS PRINCESAS - PAULO CÂMARA RECEBE MISSÃO ANUAL COM 20 EMBAIXADORES DA UNIÃO EUROPEIA NO BRASIL

O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza receberam, na manhã de ontem quinta-feira (18.05), no Palácio do Campo das Princesas, representantes de 20 Países que integram a Missão Anual dos Embaixadores da União Europeia (UE) no Brasil. A iniciativa, que visa conhecer e avaliar as potencialidades econômicas, culturais e industriais do Estado, com a possibilidade de novas parcerias nas áreas, tem início hoje e segue até o próximo domingo (21).

“Estamos muito animados e otimistas com esse encontro, que poder gerar bons resultados para os dois lados. Pernambuco está de portas abertas e disposto a fazer novas e fundamentais parcerias para o desenvolvimento do Estado. Queremos estar cada vez mais integrados com a globalização, fazendo integrações e trocando experiências”, defendeu o governador.

Paulo Câmara falou ainda sobre as expectativas do Governo em relação à Missão da UE. “Eles vão ter a oportunidade de conhecer bastante as nossas potencialidades, e, por outro lado, nós vamos poder também conhecer a realidade de cada país representado aqui hoje para poder avaliar as formas de cooperação que podem ser feitas. Espero que muitas integrações, muitos acordos sejam firmados para que possamos, com muita união e trabalho, superarmos os desafios e voltar a crescer”, frisou.

As autoridades internacionais foram recepcionadas com um café da manhã oferecido pelo chefe do Executivo estadual. Logo após, o secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, apresentou aos representantes da UE as principais ações que estão sendo executadas pelo Governo de Pernambuco nas diversas áreas da administração.

“Escolhemos Pernambuco para realizar esta Missão porque acreditamos no potencial desse Estado. Pernambuco se destaca pela sua localização geográfica, por propor uma ligação mais próxima ao continente europeu, além de ter particularidades muito fortes em termos de infraestrutura. Entendemos que este Estado seja um motor na intensificação da relação entre a União Europeia e o Brasil. Estamos muito próximos de chegar a um acordo entre a UE e o Mercosul, e Pernambuco pode ser um dos grandes beneficiados dessa parceria, principalmente pela sua localização”, destacou o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho.

O embaixador afirmou também que está ansioso para conhecer ainda mais do Estado. “Vamos ter muito contato com iniciativas de economia criativa, ciência e tecnologia, com centros industriais, educacionais e de energias nuclear e renovável. Uma programação bem variada e que está causando muitas expectativas no nosso grupo. Esperamos que o nosso objetivo seja realizado: que é criar laços de longo prazo para os nossos povos”, defendeu.

Participaram do encontro os embaixadores Dirk Loncke (Bélgica), Haralambos Kafkarides (Chipre), Željko Vukosav (Croácia), Kim Hojlund Christensen (Real da Dinamarca), Milan Cigán (Eslováquia), Alain Brian Bergant (República da Eslovênia), Markku Virri (Finlândia), Norbert Konkoly (Hungria), Brian Glynn (Irlanda), Han Peters (Países Baixos), Jorge Cabral (Portugal), Stefan Mera (Romênia), Jirí HAVLÍK (Tchequia); além dos encarregados de Negócios da Áustria, Dr. Johann Spitzer; e da Espanha, Jose Manuel Pascual Garcia; do Cônsul-Geral da França, Romain Louvet; do Cônsul do Reino Unido, Graham Tidey; do ministro italiano, Filippo La Rosa; e da ministra conselheira da Suécia, Pernilla Josefsson Lazo.

A agenda dos embaixadores da quinta, contemplou, ainda, visita ao Porto de Suape, às 11h30; seminário na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), às 14h30; visita guiada no Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), às 16h10; além de sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), às 18h30.

Da ASCOM

Nenhum comentário: