ARARIPINA

ARARIPINA

GOVERNO PE

SQS

SQS

HMSM 50 ANOS

HMSM 50 ANOS

O BLOG NO FACEBOOK

sábado, 29 de abril de 2017

SEMANA DO MEI - SEBRAE-PE OFERECE SÉRIE DE CAPACITAÇÕES GRATUITAS PARA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL


Empresários e pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio terão uma série de oportunidades para capacitação e orientação em gestão empresarial com a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) 2017. O evento é realizado pelo Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em todo o país, de 8 a 13 de maio. Em Pernambuco, a programação se estende ao longo do mês, com previsão de 278 atividades gratuitas. Os interessados ainda vão poder tirar dúvidas em palestras, oficinas e participar de consultorias com especialistas em pequenos negócios.

Os microempreendedores individuais são aquelas pessoas que trabalham por conta própria e desejam transformar seu comércio, fábrica ou serviço em uma empresa formalizada. Para isso, a Receita Federal oferece uma modalidade tributária reduzida, o Simples Nacional, taxa unificada de impostos que cede ao microempreendedor um CNPJ, permite a emissão de nota fiscal e facilita o acesso a crédito como pessoa jurídica. Desse modo, o MEI terá direito a benefícios trabalhistas como aposentadoria, auxílio-doença, licença-maternidade e, ainda, a possibilidade de contratar até um funcionário. Estão dentro dessa faixa de contribuição as empresas que faturem até R$ 5 mil por mês ou R$ 60 mil por ano.

De acordo com pesquisas desenvolvidas pelo Sebrae, a maioria dos microempreendedores individuais trabalha com serviços e comércio, não possuem outra fonte de renda, se formalizam para ter uma empresa formal e benefícios do INSS. As pesquisas também apontam que, com a formalização, 68% aumentaram as vendas, 78% melhoraram condições de compra junto aos fornecedores e 50% passaram a vender para outras empresas. “O MEI responde hoje por quase 300 mil da força empreendedora no estado. Dessa forma, a importância da Semana do MEI será voltada para o aperfeiçoar a gestão e estimular o crescimento desses negócios por meio da inovação”, afirma Ana Cláudia Dias, diretora técnica do Sebrae em Pernambuco.

Para quem deseja saber mais, a programação da Semana do MEI 2017 vai abordar as etapas pertinentes à abertura e desenvolvimento de uma empresa individual. Quem ainda não deu entrada no MEI vai se informar sobre planejamento e modelagem de negócio, pode saber mais sobre aplicação de diagnóstico de mercado, além de ter informações da Receita Federal sobre cruzamento de dados da pessoa física e pessoa jurídica. O Sebrae também vai esclarecer como o microempreendedor pode se tornar fornecedor para compras governamentais, participando de licitações e outros serviços.

Além disso, os microempreendedores que já estão no mercado vão ter capacitações nas áreas de inovação, sustentabilidade, ferramentas digitais, comércio exterior e conhecer as tendências de mercado. Haverá, ainda, a oportunidade de assistir exemplos de MEI que tiveram êxito na sua formalização. Também estarão dentro da Semana do MEI as palestras que compõem o programa SEI (Sebrae Microempreendedor Individual), que esclarece sobre estratégias de vendas, administração, compras e planejamento. “O intuito do Sebrae é ampliar a informação e a orientação para a formalização desses negócios, principalmente nesse momento da economia, quando muitas pessoas buscaram atuar em uma atividade produtiva”, declara Ana Dias.

ARARIPE – A unidade do Sebrae no Sertão do Araripe vai realizar atividades em Araripina, Ouricuri e Trindade de 08 a 12 de maio. Serão capacitações, palestras e consultorias, tudo gratuito e com certificado digital. 

“É importante que os microempreendedores participem para ampliar seus conhecimentos, melhorando a gestão de seus negócios”, destaca a analista do Sebrae no Sertão do Araripe, Mara Almeida.

Da Dupla Comunicação para o Blog do Fredson Paiva

Nenhum comentário: