ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

TECNOLOGIA - SONY CRIA LENTE DE CONTATO QUE GRAVA E PROJETA VÍDEOS


Imagine se suas lentes de contato fossem pequenas câmeras que gravassem tudo que você vê e permitissem que você assistisse de novo as experiências que viveu. Com essa inspiração, que parece ter saído de um episódio de Black Mirror, a Sony criou uma patente de lentes de contato que gravam vídeos e são movidas a piscar de olhos. Além disso, segundo o Leisure Management, tal qual o episódio The entire history of you, da série britânica, o recurso também permitirá a projeção de imagens diretamente do olho, um diferencial para os projetos que estão sendo desenvolvidos pela própria Sony, além de Samsung e Google de câmeras embutidas em lentes de contato desde 2014 – cujos resultados ainda não têm previsão de chegar ao mercado.

Um componente importante dessa nova lente de contato é que a câmera “sabe” quando você está se você estiver piscando deliberadamente e não de forma natural e involuntária; é essa ação deliberada que a ativa. A lente grava as imagens em um dispositivo de armazenamento interno, o que significa um acesso mais fácil e mais rápido das gravações. A patente segue a tecnologia sofisticada de projetos anteriores da gigante tecnológica, que, de acordo com o site científico Futurism, utiliza sensores piezoeléctrico que convertem energia mecânica em energia elétrica. Os movimentos dos olhos são lidos por esses sensores para ativar a câmera ou as gravações.

A bateria será recarregada via indução eletromagnética, o que significa dizer que uma corrente elétrica será produzida por um condutor móvel através de um campo magnético. A lente também terá capacidade de ajustar-se aos olhos do usuário e utilizar o foco automático no caso de imagens embaçadas. No momento, a tecnologia é teórica e avançada, mas com a quantidade de companhias buscando desenvolver os dispositivos necessários para patentes similares, não deve demorar para que essas lentes se tornem realidade.

Do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: