ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

SERTÃO DO ARARIPE - CHUVAS ANIMAM AGRICULTORES EM SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

 
Nas cidades de Santa Cruz, Santa Filomena e Dormentes, localizadas no Sertão do Araripe, os agricultores já comemoram a chegada das primeiras chuvas de 2017. Os municípios, que estão atravessando uma das piores estiagens da história, foram surpreendidos na madrugada de sexta (10) com uma precipitação pluviométrica em torno de 60 mm.

Segundo informações de moradores da região, em Santa Cruz, o Açude da Abobreira sangrou interditando a estrada que liga a sede da cidade. Já as chuvas no distrito de Campo Santo, em Santa Filomena, também foram motivo de alegria. Muitos barreiros e riachos transbordaram com a boa precipitação.

CHUVA ENCHE RIACHOS, RIOS, AÇUDES E TRAZ FARTURA AO SERTÃO DO ARARIPE
Os agricultores do Sertão do Araripe estão contentes com o clima. As chuvas têm levado fartura para o campo. O verde domina a paisagem na região que durante a maior parte do ano sofre com a estiagem. Em Araripina, os criadores tangem o gado para a área de pasto que está bem verdinho com as últimas chuvas. Em algumas propriedades, as lavouras de milho e de feijão da estão quase no ponto de colheita.

Nesse período, rios, que secam durante o verão, transformam-se em fonte de água e de alimento para os animais. Do local onde a ponte que cruza o Rio São Pedro entre Ouricuri e Trindade, o leitor do Blog Duilas Alves, enviou algumas fotos que trazem de volta a esperança do sertanejo.

A mesma chuva que deixa rios, açudes e barreiros cheios, beneficiando a pecuária e a agricultura, também chega à casa dos sertanejos, alegrando a quem passa a maior parte do ano sofrendo com a seca. O Nordeste é a região mais beneficiada pelo clima nesta safra. A produção de grãos deverá ser 33% maior do que a do ano passado.
Fonte - Blog do Roberto Gonçalves

Nenhum comentário: