ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

ENTREVISTA NA TV - RAIMUNDO PIMENTEL FALA DE MEDIDAS ADOTADAS NA EDUCAÇÃO DE ARARIPINA

Raimundo Pimentel é prefeito do município pernambucano de Araripina e participou nesta terça-feira (7) da série do telejornal GRTV 1º Edição. Esta é a segunda entrevista da série que pretende dialogar com os gestores dos 23 municípios da área de cobertura da emissora. A ideia é saber os desafios, as propostas e as expectativas para o mandato.

Izabella Freitas: A gente vem acompanhando no GRTV várias situações de atrasos de pagamentos dos servidores, principalmente os da Educação. O senhor já começa assumindo com um grande desafio?

Raimundo Pimentel: Sem dúvida. Esse é o maior desafio que nós estamos enfrentando. A Educação de araripina foi praticamente desmantelada na gestão passada, não só em função do pagamento dos professores, mas, sobretudo, na questão do transporte, da infraestrutura das escolas. O que causou grande dano a toda geração que está estudando e usando o sistema de ensino do município. Para se ter ideia, em 2015, Araripina, retrocedeu no IIDEB, ao invés de avançar, retrocedeu 0.6.

Izabella Freitas: Tem estratégias para tentar solucionar essa situação?

Raimundo Pimentel: Sem dúvida. Primeiro, nós estamos negociando com a categoria, com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação e estamos adotando uma série de medidas como o recastramento dos servidores, auditoria na folha de pagamento. Fazendo uma reavaliação desses planos que foram aprovados anteriormente e que acabam por inviabilizar o pagamento da folha, o que causou esse desequilibrio na folha e reestruturando todo o sistema de ensino de educação. Buscando melhorar as condições das escolas, a questão do transporte escolar, que foi um problema muito sério em função da ausência de transporte, falta de pagamento, regularidade desse transporte para levar as crianças. Estão sendo tomadas uma série de medidas, no sentido de reequilibrar as finanças do município para permiti, sobretudo, honrar os compromissos. Já pagamos toda folha de janeiro e estamos tomando essas medidas para criar um caixa de economia para parcelar esse pagamento do atrasado.

Izabella Freitas: Com essas medidas que estão sendo adotadas, corre o risco de alguma criança ou estudante ficar um período sem o transporte escolar?

Raimundo Pimentel: Nós estamos trabalhando para que não ocorra mais isso. Estamos quase em cima do período escolar, que começa no dia 20 de fevereiro. Estamos tomando todas as providências para que tudo transcorra dentro da normalidade e a educação é a nossa prioridade absoluta. A preocupação com as nossas crianças que já tiveram dois anos de prejuízo na sua formação. Nosso compromisso, da nossa gestão, é resgatar e fazer com que essas crianças tenham uma oportunidade e educação de qualidade.

Do G1 Petrolina

Nenhum comentário: