ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 31 de maio de 2016

TRINDADE – SÍTIO SOCORRO – JOVEM É MORTO A TIROS AO SAIR DE FESTA

O 2º homicídio do mês de maio registrado em Trindade aconteceu por volta das 23:50 de domingo 29/05, em frente ao Bar do Alex no Sítio Socorro, zona rural do município onde acontecia uma festa e teve como vítima o jovem Nilton da Silva Solto, de 25 anos, o qual residia no Bairro São Geraldo.

Segundo informações policiais, momentos antes do crime a vítima teria discutido com uma pessoa na festa e no final teria colidido levemente com seu veículo GM Kadet de cor prata, placa CNN-3206, na traseira de uma motocicleta.

Ao sair da festa a vítima foi surpreendida por dois elementos não identificados, sendo que um deles sacou de uma arma efetuou 05 disparos, os quais atingiram a porta do passageiro e um deles o jovem que foi a óbito no local.

Após os disparos os acusados fugiram em uma moto tomando destino ignorado. A PM realizou diligências, mas nenhum suspeito foi preso. A polícia civil foi ao local e após perícia preliminar, removeu o corpo ao IML de Petrolina.

O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo Departamento de homicídios da 24ª DESEC de Araripina. Esse foi o 2º homicídio do mês de maio registrado em Trindade e o 10º homicídio também de maio na Região do Araripe. Esse também foi o 12º homicídio do ano em Trindade e com esse crime já são 51 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora.

Fonte – Blog do Nilson Macedo

Reportagem/ Foto – Fredson Paiva

ARARIPINA - FIEPE E URBANO VITALINO ADVOGADOS PROMOVEM PALESTRA GRATUITA SOBRE SUCESSÃO FAMILIAR

A Unidade Regional Sertão do Araripe da Federação das Indústrias de Pernambuco – FIEPE trará para Araripina uma palestra gratuita sobre “Reestruturação empresarial: modelagens, reflexos fiscais e vantagens competitivas”. O evento acontece dia 15 de junho a partir das 19h na sede da FIEPE em Araripina e é realizado em parceria com o escritório Urbano Vitalino Advogados.

A palestra é direcionada especialmente para empresários da indústria que desejam conhecer sobre sucessão familiar dentro das empresas. O tema tem recebido atenção especial de empresários que já consolidaram o modelo de gestão e querem gradualmente inserir os seus sucessores no processo de administração visando à continuidade das empresas. Também podem participar advogados e contadores, além de universitários de direito e ciências contábeis.

Os advogados Hermes de Assis, Ivo Tinô do Amaral Junior e Luis Maranhão Neto – todos da Urbano Vitalino Advogados – vão destacar aspectos da transição entre gerações em empresas familiares, como montar a estrutura societária e patrimonial e os aspectos tributários. Também serão explicados assuntos sobre governança corporativa e profissionalização das empresas.

A palestra é gratuita e as vagas são limitadas. Para se inscrever é necessário entrar em contato com a Unidade Regional do Araripe da FIEPE pelo telefone (087) 38734620 / 991637788 (whats) ou pelo email regional.araripe@fiepe.org.br

Da Vera Cruz Comunicação - Jornalista Jorge Possetti

FEIRA DO COMÉRCIO - STAND DO CAMPUS OURICURI É SUCESSO NA 7ª FECOU


O campus Ouricuri, do IF Sertão – PE, participou da 7º Feira do Comércio de Ouricuri (Fecou), que ocorreu entre os dias 26 e 28 de maio com o tema “Eu amo Ouricuri”. Na Fecou, a Instituição dispôs de um stand, em que representantes dos cursos ofertados pelo campus expuseram as realizações de cada um.

Para a diretora geral do campus Ouricuri, Rejane Rodrigues de Oliveira, a presença do IF na feira foi uma grande oportunidade de divulgar as ações e cursos. A gestora aproveitou a oportunidade para agradecer a equipe. “Obrigada a todos que contribuíram para o sucesso da participação do campus Ouricuri na FECOU”, disse.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de Ouricuri, Edilson Silva Batista, a parceria com as instituições de ensino, como o IF, agrega valor para a FECOU, para o comércio e para o município. “A empresa que bem souber fazer parcerias de forma acadêmica como o Instituto Federal e com as Universidades vai trazer aperfeiçoamento para seus produtos e serviços”, declarou.
O stand do campus Ouricuri recebeu a visita dos dirigentes da CDL, de representantes da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), de empresários, de comerciantes e do público em geral.

E um dos visitantes foi o professor e consultor do Sebrae, Humberto Lacerda, que falou: “Desde que chegou ao Araripe, o IF Sertão – PE tem feito um excelente trabalho na região, degustei um doce resultado de um curso de Confeiteiro do Pronatec Mulheres Mil e elas estão aprovadas pelo trabalho”.
Nos três dias de feira, o stand do campus Ouricuri promoveu degustação de alimentos produzidos pelo Pronatec e pelo curso de Agroindústria, expôs as ações e as realizações da equipe de Lançamento de Foguetes, do Projeto de Robótica, do Núcleo de Pesquisa e Extensão de Abelhas (NUPEA), do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), do curso de Informática, Edificações e Agropecuária e experimentos, soluções e produtos de limpeza feitos por professores e alunos da Licenciatura em Química.

Da ASCOM/ IF-Sertão Campus Ouricuri

PERNAMBUCO - GABARITO DO CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR É PUBLICADO PELA UPENET


Saíram os gabaritos das provas objetivas do grande concurso público da Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM-PE) em 2016, que selecionará 1.500 candidatos para ingresso no cargo de Soldado do Quadro de Praças da PM de ambos os sexos. A prova objetiva da seleção foi aplicada nas cidades de Recife, Região Metropolitana, Caruaru, Nazaré da Mata, Garanhuns, Serra Talhada e Petrolina no período da manhã para 123.040 inscritos, gerando uma concorrência média de 82 candidatos por vaga ofertada.

O Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (UPENET) foi o responsável pela coordenação do certame, que terá ainda etapas de exame de aptidão física, avaliação psicológica, exames médicos e investigação social para os aprovados na prova objetiva, além do curso de formação inicial para Soldados da PM-PE.

O cargo de Soldado da PM de Pernambuco exige formação de ensino médio completo, Carteira Nacional de Habitação na categoria "B", idade entre 18 e 28 anos, além de ter 1,65m de altura, se homem e 1,60m, se mulher. Quando do curso de formação e habilitação, o soldado terá bolsa-auxílio de R$ 970,42, passando a receber R$ 2.319,88 quando concluir o curso e for nomeado Policial Militar do Estado. Veja o edital de abertura.

A prova aplicada teve 60 questões objetivas sobre conhecimentos de língua portuguesa (15), matemática (10), geografia (10), história (10) e conhecimentos de direitos e garantias fundamentais (15). Para ser aprovado na etapa, o candidato deve atingir pelo menos 40% de acertos em cada área de conhecimento, sendo, pelo menos, 6 acertos nas questões das disciplinas de língua portuguesa e cohecimentos de direitos e garantias fundamentais, e 4 acertos em cada uma das áreas de matemática, geografia e história. Quem não atingir o índice proposto estará eliminado do certame.






Os gabaritos preliminares das 4 provas aplicadas foram publicados na manhã de ontem segunda-feira e já podem ser consultados. Veja todos os cadernos de prova com os respectivos gabaritos.


Os gabaritos podem ser consultados também no site da UPENET e o prazo para interposição de recursos contra as questões e gabaritos da prova será de três dias úteis, contando do dia seguinte ao da divulgação, e vai de 30 de maio a 1º de junho. Os candidatos interessados em entrar com recurso devem preencher formulário disponibilizado pela banca organizadora e enviá-lo para o email - conupe.sdspm2016@gmail.com. Já a divulgação do gabarito definitivo, após os recursos, sairá no dia 13 de junho de 2016.

Lembrando que passam para a segunda fase do concurso, o Teste de Aptidão Física, apenas os 6.000 candidatos aprovados e melhor classificados na primeira fase, sendo eliminados do certame todos os demais.

O Curso de Formação e Habilitação de Praças será realizado no Campus de Ensino Metropolitano I, com duração média de seis meses. O concurso da PM-PE será valido por dois anos, a partir da sua primeira homologação, podendo ainda ser prorrogado uma única vez por igual período.

Fonte - Ache Concursos

segunda-feira, 30 de maio de 2016

TRINDADE - CIA TEATRAL ARTE LIVRE ABRE ESPAÇO PARA NOVOS INTEGRANTES


As vagas são destinadas a qualquer pessoa de qualquer idade ou sexo, ate mesmo aquelas que não desejem atuar diretamente no palco, mas sim nos bastidores (onde acontece toda magia) como iluminador, sonoplasta e/ou staff.

A Cia Teatral Arte Livre Convida a atores, atrizes e Simpatizantes que tenham interesse em Ingressar nas Artes Cênicas para uma oficina de interpretação com o intuito de seleção para novos componentes. 

Data: 05 de Junho de 2016.
Local: Casa das Juventudes - Trindade-PE.
Horário: 18:00hs às 20:00hs. 
Maiores informações: 
www.ciateatralartelivre.com

(87) 9 9611-1266

RECIFE - COMÉRCIO FECHADO POR CONTA DAS CHUVAS

O comércio do centro do Recife não abriu as portas nesta segunda-feira. Funcionários ilhados em casa, estabelecimentos inundados e prejuízos marcaram a manhã no principal corredor da área, a Avenida Conde da Boa Vista. Nas ruas dos bairros de São José e Santo Antônio não foi diferente e as ruas, esvaziadas de gente e carros, foram totalmente tomadas pela água. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) é a primeira vez no ano que Recife supera os demais municípios da Região Metropolitana no acumulado de chuvas. 

No final da manhã poucas lojas haviam aberto as portas na Avenida Conde da Boa Vista e o comércio ambulante, típico no local, também não estava nas ruas. Bancas e maioria das lojas estavam de portas fechadas e somente farmácias e algumas lojas de roupa estavam funcionando.
Lojas de portas fechadas e pessoas ilhadas na rua da Concórdia na manhã desta segunda-feira. Foto: Peu Ricardo/Esp DP

No bairro de São José, no centro do Recife, as ruas viraram rios. Foto: Peu Ricardo/Esp DP

No cruzamento com a Rua do Hospício, parte do teto de uma loja de roupas cedeu. “Chegamos para trabalhar e o teto estava assim, cheio de água. Todas as roupas da loja molharam o lugar ficou completamente alagado”, explicou Evandro Viegas. Gerente da loja Cattan, ele disse que outra unidade da marca na Rua Duque de Caxias, também no Centro, teve a loja invadida pela água. “O teto não cedeu lá, mas boa parte do material eletrônico foi atingido e as mercadorias também”, contou.


Em uma manhã atípica, ambulantes não foram para Avenida Conde da Boa Vista e as lojas não abriram as portas. Foto: Peu Ricardo/Esp Dp

Na Rua da Concórdia os poucos proprietários e funcionários que conseguiram chegar às lojas tentavam tirar a água suja que invadiu os estabelecimentos, que não tinham condições de receber o público.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, Eduardo Catão, disse que ainda não é possível dizer com precisão o tamanho do prejuízo causado pelas chuvas. Ele explicou que, em uma situaçao atípica como esta, mesmo com ações preventivas, não é possível evitar os transtornos. “Em um momento assim, com chuvas além do esperado, o prejuízo acontece, por mais precauçãoque se tenha. Há um transtorno geral e o que chegou para nós até agora é que a maioria das lojas não conseguiu abrir porque os funcionários não chegaram a tempo. Além disso o consumidor se afasta, porque não tem condições de chegar até o Centro”

Segundo o último alerta emitido pela Apac, a chuva deve continuar até as 4h da madrugada desta terça-feira, mas em intensidade menor do que nas primeiras horas desta segunda.

Do Diário de Pernambuco

ELEIÇÕES 2016 EM ARARIPINA – “EU NÃO ABRO NEM PRO TREM”, DISSE ALUÍZIO COELHO EM ENTREVISTA NA ARARI FM

 
O médico e pré-candidato a prefeito de Araripina pelo Partido Progressista (PP), Aluízio Coelho, esteve mais uma vez sendo entrevistado pelo repórter Fredson Paiva na Rádio Arari FM, no Programa Rota 903, na tarde da sexta-feira 27/05.
Acompanhado de várias lideranças, simpatizantes, amigos, correligionários, comerciantes e empresários, além de alguns pré-candidatos a vereador, o médico falou sobre saúde, educação, segurança pública e claro política.
Em relação a um possível e novo “Frentão”, que estaria se formando tendo a frente o próprio médico, ele descartou e disse não haver Frentão, e sim ele disputando a eleição. “Eu sou pré-candidato a prefeito de Araripina e não abro nem pro trem”, disse o médico desfazendo rumores que desistiria da campanha. 

Reportagem/ Fotos – Fredson Paiva

ARARIPINA – CENTRO - MAIS UM JOVEM É ASSASSINADO A PEDRADAS

 
Outro homicídio com requintes de crueldade foi registrado em Araripina tendo como vítima o jovem agricultor Eduardo Fernando Lacerda Silva, de 20 anos, foto acima. O corpo dele foi encontrado por populares por volta das 09:00 da manhã de sábado 28/05, em um terreno baldio próximo ao Café Araripe, no Centro.

Segundo informações policiais, a vítima apresentava graves lesões na cabeça e possivelmente foi morto a pedradas, pois ao lado do corpo foi encontrada uma grande pedra manchada de sangue. 
Familiares da vítima asseguraram ao policiamento que o mesmo não tinha passagens por delegacias e nem presídios, muito embora estivesse sempre acompanhado por más companhias e pessoas usuárias de drogas. 

A polícia militar isolou o local do crime até a chegada da polícia civil a qual realizou a perícia preliminar e removeu o corpo ao IML, Instituto Médico Legal de Petrolina. O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo Departamento de Homicídios da 24ª DESEC.
Esse foi o 4º homicídio do mês de maio em Araripina e o 9º também de maio na Região do Araripe. Esse também foi o 13º homicídio do ano em Araripina e com esse crime já são 50 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora. Araripina vai liderando até agora dos crimes violentos letais intencionais, CVLI.

Fonte – Polícia Militar de Pernambuco

Reportagem – Fredson Paiva

Fotos – Reprodução Whatsapp

ESTRADAS - TRECHO DA BR-122 ENTRE LAGOA GRANDE E SANTA CRUZ DEVE RECEBER OPERAÇÃO TAPA-BURACOS

Em estado crítico, a BR-122 – que liga os municípios de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, a Santa Cruz (PE), no Araripe – finalmente deverá ganhar reparos na pavimentação asfáltica.

O secretário de Transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira, determinou ao Departamento de Estrada e Rodagens (DER) que o trecho receba uma operação tapa-buracos. O pedido foi feito ao secretário pelo deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB), que se mostrou bastante preocupado com os buracos nesse trecho da rodovia.

“Esse trajeto, atualmente, tem buracos com mais de 10 centímetros de profundidade, o que coloca muitas vezes a vida de quem passa por lá em risco”, relata Kaio. 

Fonte - Blog do Carlos Britto

FACIAGRA ARARIPINA - VEM AÍ O I SEMINÁRIO DE GESTÃO DO SERTÃO DO ARARIPE

 
Vem aí o I Seminário de Gestão do Sertão do Araripe, dia 18/08/16, no auditório da FACIAGRA. O evento é inédito na região com grandes nomes do mundo corporativo, sendo uma oportunidade única para você debater sobre liderança, motivação, empreendedorismo, tendências de mercado, etc.
O lançamento do seminário aconteceu na quarta-feira da semana passada, 25/05, no auditório da FIEPE Araripina, e contou com a presença de empresários, profissionais liberais, comerciantes e a imprensa.
No seminário que acontecerá no dia 18/08, marcarão presença em Araripina os palestrantes Daniel Godri e Renato Santos, dois nomes de peso, sendo o primeiro idealizador do Instituto Brasileiro de Marketing e Vendas, eleito pela revista Veja o segundo melhor palestrante no ranking brasileiro, autor do livro Conquistar e Manter Clientes, palestrante nacional e internacional com apresentações na Alemanha, México, Uruguai e Angola, e já lançou mais de 50 títulos de vídeos de treinamentos motivacionais e de vendas.
Já o segundo, Renato Santos, é palestrante e consultor com atuação internacional, coautor da atual versão do Empretec, administrador de empresas com MBA em marketing, autor de livros sobre análise de mercado e empreendedorismo, e foi conselheiro do apresentador Roberto Justus no programa O aprendiz.
Mais informações sobre esse seminário e inscrições através dos telefones 87-3873-4620 ou 87-9-9163-7788 (Whatsapp), ou pelo email regional.araripe@fiepe.org.br, como também através do site www.fiepe.org.br.
Reportagem/ Fotos - Fredson Paiva

domingo, 29 de maio de 2016

JUSTIÇA - TJPE FARÁ MUTIRÃO EM ARARIPINA PARA CASOS DE INDENIZAÇÃO DO SEGURO DPVAT

A Comarca de Araripina (PE), no Sertão do Araripe, receberá, a partir desta segunda-feita (30), o 2° Mutirão do Seguro Obrigatório contra Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Processos de outras sete comarcas adjacentes também foram selecionados para o evento.

O mutirão, promovido pela Coordenadoria Geral do Sistema de Resolução Processual e Arbitral de Conflitos, acontece até 1º de junho, das 8h às 18h, na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa). No total, foram selecionados cerca de 260 processos, que estão aptos à conciliação para o evento. O juiz coordenador será Demetrius Liberato.

Segundo a assessoria do TJPE, o objetivo do evento é dar andamento aos processos pendentes sobre o DPVAT. Além de Araripina, o mutirão terá ações nas comarcas de Bodocó, Exu, Ipubi, Ouricuri, Parnamirim, Terra Nova e Trindade, todas localizadas no Sertão do Araripe. A equipe do evento será formada por 3 servidores e 2 voluntários. A estimativa é de que a taxa de conciliação das ações alcance os 60%.

Seguro

No país, todos os pedestres, motoristas e passageiros têm o direito à indenização do Seguro DPVAT nos casos de morte, invalidez permanente e reembolso das despesas médico-hospitalares comprovadas. O próprio acidentado ou herdeiro pode dar entrada na indenização e no reembolso, não sendo necessário o auxílio de intermediário.

Do Blog do Carlos Britto

SERVIÇO PÚBLICO - IBGE COMEMORA 80 ANOS DE FUNDAÇÃO

Para quem fez a carreira junto com a evolução do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), poder compartilhar a comemoração dos 80 anos do órgão, hoje (29), além da satisfação profissional, é fazer o que gosta e ter a certeza de que o resultado de seu trabalho é fundamental para o país. Cimar Azeredo Pereira começou a carreira como coletor de informações. Com o passar do tempo ocupou várias funções e atualmente é gerente da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE, responsável por uma das mais importantes pesquisas do instituto, a PNAD Contínua, que, entre outras informações, mostra a evolução do mercado de trabalho, com os níveis de emprego.

“Em plena crise, é nossa responsabilidade colocar à disposição da sociedade um retrato do mercado de trabalho, que sofre reflexo desse cenário econômico que vemos hoje. O produto tem que retratar a realidade. Essa é a grande missão do IBGE, retratar a realidade”, afirmou.

Os pesquisadores também têm seus momentos do dia a dia como consumidores, clientes e usuários e é assim que acabam verificando, na vida pessoal, o que os dados analisados na vida profissional estão indicando, especialmente com relação à inflação. “Se você percebeu que a batata está aumentando no supermercado que você compra, fica querendo ver como vai ser nos números das pesquisas e, quando vai olhar, verifica que subiu mesmo. Isso é perceber e mostrar a realidade”, disse Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE, que, entre outros indicadores, é responsável pelo cálculo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mostra o patamar da inflação.

A coordenadora, que começou no instituto como estagiária e já passou por vários momentos diferentes da economia brasileira, lembrou que nos períodos em que o país enfrentou a hiperinflação, muitos fatores influenciavam a elevação dos índices. “Naquela época, quando saída o aumento do salário-mínimo todo mundo aumentava, aumentou a gasolina todo mundo aumentava. Depois, quando a economia se tornou mais estável, a linha de se trabalhar com as informações se tornou mais fina. Na hiperinflação, ela era autoexplicativa. Com a economia estabilizada, por exemplo, o arroz está aumentando por uma questão de safra”, disse. Eulina também coordena o Sistema de Índices da Construção Civil, no qual os preços coletados para a elaboração dos indicadores, que servem de parâmetros para licitações de obras públicas.

Mudanças no Brasil

Nesses 80 anos, as pesquisas do IBGE se espalharam com o resultado do trabalho nas unidades das capitais de todos os estados brasileiros e nas 584 agências distribuídas pelo país. O Brasil ficou sabendo que a população passou de 42 milhões para 205 milhões de pessoas, que as famílias não se restringem mais a um casal formado por um homem, uma mulher e filhos, que a expectativa de vida dos brasileiros aumentou, que o país é cada vez mais urbano, que houve avanços na educação, mas que, apesar disso, ainda há muitos jovens fora da escola. As pesquisas apontaram também que as mulheres que trabalham ainda recebem cerca de 70% do rendimento dos homens, como também pretos e pardos em diversos indicadores sociais não chegam ao patamar do que tinham os brancos há dez anos. As informações são públicas e estão disponíveis no site do IBGE.

“A robustez que o IBGE tem, com o número de pesquisas e de informações publicada, e com a credibilidade que ao longo do tempo eles vem conquistando, é muitíssimo importante o cidadão poder fazer as suas escolhas, não só na hora de votar, mas para entender o que está acontecendo com a economia”, afirmou a professora de economia do Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead/UFRJ), Margarida Gutierrez. “É muito importante esse trabalho que o IBGE desenvolve no sentido de manter a sua independência”, disse.

Para a professora de economia do programa de MBA da Fundação Getulio Vargas (FGV), Virene Roxo Matesco, parte das informações necessárias para o cidadão brasileiro, foi conhecida por meio dos censos demográficos do IBGE e são usadas para decisões importantes. “Os responsáveis pela elaboração das políticas públicas deste país precisam conhecer o país para tomar decisões corretas, então,quando o IBGE divulga uma pesquisa, está fornecendo para a sociedade informações valiosíssimas para o processo decisório”, ressaltou Virene.

O economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fábio Bentes, disse que, para avaliar o desempenho do setor, não pode ficar sem os dados produzidos pelo IBGE. “Nos dados do comércio, não há uma pesquisa nacional sobre o faturamento do comércio com a abrangência da pesquisa do IBGE, com a clareza de metodologia que o IBGE utiliza”, disse, acrescentando que o trabalho do instituto retrata o Brasil. “Todo mundo lembra que, no banco da escola, a gente estudava geografia, e todos os dados e fotos vinham do IBGE, instituto responsável por apresentar o Brasil para a gente. É ele que tira o melhor retrato do Brasil, para entendermos um pouco melhor o país que a gente vive”, completou.

Dificuldades

Como outros órgãos públicos, o IBGE também enfrentou períodos de falta de recursos e isso refletiu nas pesquisas, que tiveram, em alguns casos, a interrupção da série histórica. Cimar Azeredo revelou que a maior dificuldade foi na década de 80, quando entrou para a instituição. Segundo ele, até para o pagamento de salários dos servidores não havia dinheiro. Além disso, ele apontou a diminuição de recursos em alguns períodos, o que afeta a coleta de dados. “A gente precisa financiar as passagens e as diárias dos servidores que vão a campo coletar as informações, e quando estamos em momentos de crise e falta de recursos, esses são os motivos que mais atrapalham nosso trabalho”, disse.

De acordo com Azevedo, a Pesquisa de Orçamento Familiar sofre com a falta de pessoal para ser colocado em campo. “Este é um problema que temos hoje. Uma pesquisa de extrema importância fica aguardando a entrada de novos servidores para entrarem em campo”.

Outro fator que influencia na realização de pesquisas, segundo Azeredo, são as greves por melhores salários e condições de trabalho. Com a paralisação dos servidores, em alguns casos não é possível fazer a coleta de dados. “O petróleo está lá e pode extrair depois, a aula pode ser dada depois, uma pesquisa como a PNAD, não pode coletar depois. Se perdermos a coleta no período certo, perde-se o retrato daquele momento”, afirmou.

“O IBGE depende de verbas federais. Se ele tivesse maior disponibilidade de verbas tenho a absoluta convicção de que poderia fazer muito mais”, disse a economista Virene Roxo Matesco. “Essas rupturas são lamentáveis, mas é a nossa realidade.”

“Em momentos difíceis em que o IBGE tem problemas de orçamento e é obrigado adiar pesquisas, mesmo quando eles fazem isso, eles adiam a pesquisa, mas não abrem mão da qualidade dos dados que levantam. Para mim é um instituto de referência”, disse o economista Fábio Bentes.

Atualização

Enquanto desenvolviam as suas carreiras no IBGE, os coordenadores Cimar Azeredo e Eulina Nunes também assistiram a modernização dos métodos de levantamento das informações, incluindo a proximidade de organismos internacionais como a OIT e a ONU. “Esse processo de atualização metodológica do IBGE é que o coloca hoje como referência no mundo. Até a China veio aqui para saber como era feito o censo brasileiro e hoje é um país agradecido por ter recebido apoio na introdução da coleta eletrônica. Foi um trabalho difícil para chegar onde a gente chegou”, disse Azeredo.

A introdução da informática e a utilização de novos equipamentos também permitiu ampliar a coleta de dados e fazer o trabalho de forma mais rápida. “Antes disso, os questionários eram em papel. Eles eram digitados em um processo mais lento e trabalhoso. Envolvia um maior número de pessoas e maior risco de erro. Com a aceleração do uso da informática ficou bem mais fácil. Hoje, apesar do IBGE manter os questionários como um plano B, a coleta é toda feita em equipamentos. Os dados entram direito on line. Isso é evidente na área dos índices”, lembrou Eulina Nunes.

Justamente quando completa 80 anos, o IBGE está à frente das discussões sobre produção e divulgação de estatísticas oficiais. A presidente atual do órgão, Wasmália Bivar, foi a primeira mulher latino-americana eleita para presidir a Comissão de Estatísticas da ONU. “É um reconhecimento internacional que muito nos honra. Mas ainda temos muito a conquistar, num mundo em que a demanda por informações estatísticas e espaciais, com qualidade, confiabilidade e rapidez, é crescente”, disse, à Agência Brasil.

Segundo Wasmália, o órgão busca sempre acompanhar as necessidades da produção de dados estatísticos no mundo. “O IBGE está constantemente se reposicionando diante dos desafios contemporâneos e, atualmente, um dos grandes projetos que nos movem é o processo, em nível internacional e nacional, de formulação dos indicadores de monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), eixo central da Agenda 2030 para os países das Nações Unidas” afirmou.

Da Agência Brasil/ Diário de Pernambuco

TELEFONIA - DF E SEIS ESTADOS PASSAM A CONTAR COM NONO DÍGITO EM LIGAÇÕES PARA CELULAR

As ligações para celulares da região Centro-Oeste e três Estados da região Norte devem ser feitas, a partir deste domingo, com a inclusão do dígito nove antes do número telefônico. A medida vale para celulares com DDDs 61 (Distrito Federal), 62 e 64 (Goiás), 63 (Tocantins), 65 e 66 (Mato Grosso), 67 (Mato Grosso do Sul), 68 (Acre) e 69 (Rondônia).

O dígito nove deve ser colocado à esquerda dos atuais números, passando a ter o seguinte formato: 9xxxx-xxxx. Para adaptação das redes e dos usuários, as ligações marcadas com oito dígitos ainda serão completadas até o dia 7 de junho, período chamado de duplo convívio. Gradualmente, os usuários devem receber mensagens com orientação sobre a nova forma de discagem e interceptações passam a ocorrer nessas regiões.

A medida tem como objetivo aumentar a disponibilidade de números de telefonia celular e dar continuidade ao processo de padronização de chamadas. Além disso, a intenção é garantir números para novas aplicações e serviços. Vale ressaltar que os números de telefonia fixa não sofrerão alterações, permanecendo com oito dígitos.

O nono dígito em telefonia celular já foi implementado em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá, Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. Até 6 de novembro de 2016, a medida deve ser implantada em todos os Estados da Região Sul.

Da Agência Estado/ Diário de Pernambuco

PROTESTO - CRUCIFICADA EM 2015, MODELO LEVA BÍBLIA PARA A PARADA GAY EM SÃO PAULO

Conhecida por encenar uma crucificação na Avenida Paulista em 2015, a modelo transexual Viviany Beleboni, de 28 anos, resolveu usar neste ano uma fantasia de Justiça e segurar uma Bíblia, com uma cruz sangrando e a frase "Bancada evangélica: retrocesso". O carro onde ela desfila expõe uma faixa de "Fora Temer".

Segundo afirma, a ideia da fantasia é representar a Lei de Igualdade de Gênero para travestis e transexuais, tema da Parada LGBT em 2016. "Eu não penso em fazer polêmica. Quero mostrar a Justiça com uma faixa preta que tampa a visão. A Bíblia é para representar a bancada evangélica, que significa retrocesso para mulheres e LGBT." A modelo também colou notas de dólar na parte interna da bíblia. "Representa o dinheiro do povo, a forma como eles da bancada chegam ao poder."

"No ano passado, me acusaram de vilipendiar um símbolo sagrado por causa da crucificação. Era uma cruz feita dois dias antes na marcenaria, eu não tirei nada da Igreja", disse. "Neste ano, a Bíblia é só um fichário imenso. É artístico, não é vilipendiar. Vilipendiar é vender sabão em pó a R$ 70 na igreja e pedir número de cartão de crédito dos fiéis."

Para Viviany, a encenação faz parte da militância. "Travestis e transexuais são os mais prejudicados. Gay, quando não aparenta não ser, ainda consegue sair na rua, consegue emprego. Nós, não" disse. "O Brasil está muito atrasado em tudo."

A modelo também afirmou que chegou a receber ameaças, mas não se mostrou preocupada. "Disseram que iam atirar em mim na Parada. Ainda estou esperando", afirmou. Ela não quis comentar a faixa de "Fora Temer" do carro. "Só tenho a dizer que precisamos de eleições gerais. É uma democracia ou teocracia?"

Laerte

Livre de um torcicolo que a impediu de participar da última edição, a cartunista Laerte afirmou que os acontecimentos recentes no Brasil reforçam a importância da Parada LGBT.

"A conjuntura política e o fato do Rio de Janeiro (estupro coletivo de uma jovem de 16 anos), tudo isso enriquece as pautas da Parada", disse Laerte. "Pelo que eu pude acompanhar, todos esses discursos (de luta) estão representados aqui."

Na Paulista, Laerte veio manifestar apoio a Lei de Igualdade de Gêneros. "É o melhor projeto que apareceu até hoje para dar liberdade de gênero sem precisar de cirurgia, nem nada", disse. "Mas a luta para aprovação vai exigir um empenho que eu não sei se nos temos ainda."

Da Agência Estado/ Diário de Pernambuco

OURICURI – SÍTIO UMBURANA – CONSULTORA E ESTUPRADA AO PEGAR CARONA COM MOTOCICLISTA

Uma consultora de 20 anos, solteira, foi estuprada após pegar uma carona por volta das 08:30 da manhã de quinta-feira 26/05, no Sítio Umburana, imediações do Distrito de Santa Rita, zona rural de Ouricuri.

Conforme informações do GATI, Grupo de Apoio Tático Itinerante da polícia Militar que atendeu a ocorrência, a vítima pegou uma carona para a cidade de Ipubí, e na altura do Distrito de Santa Rita, o condutor da motocicleta de cor preta desviou o caminho por uma estrada de terra no Sítio Umburana.

Ainda segundo a polícia, no local o motoqueiro forçou a mulher a manter relações sexuais com ele sob agressão e a ameaça de uma faca. Após consumar o ato o acusado abandonou a vítima no sítio citado e fugiu para local incerto.

Com dificuldades a vítima chegou ao Sítio Boa Esperança, vizinho ao local do fato, pedindo socorro. Após ser acionada a polícia militar realizou várias diligências, mas ninguém foi preso. O caso foi encaminhado à DPC de Ouricuri onde o caso foi registrado para medidas legais cabíveis.

OUTRO CASO EM OURICURI

Às 16:30 do dia 07/05, policiais militares foram acionados pela mãe da vítima, uma estudante de 07 anos, a qual relatou que ao chegar em casa, no Povoado do Pradicó, zona rural do município, encontrou a filha com hematomas no corpo. Perguntando a criança o que teria ocorrido, a mesma informou que o vizinho teria provocado os machucados ao abusar da mesma, conforme fazia a alguns dias. A mãe ao observar melhor notou que as marcas estavam na região do tórax e da virilha. A criança foi encaminhada ao Hospital Regional local para os exames periciais e a mãe para DPC para confecção do B.O. O acusado identificado por Leonildo Bezerra da Silva, de aproximadamente 58 anos, separado, agricultor, evadiu-se tomando destino ignorado. Na residência dele foi localizada uma arma de fabricação artesanal do tipo soca-soca que foi apreendida e entregue na DPC. O caso foi registrado como estupro de vulnerável e apreensão de arma de fogo.

OUTROS CASOS NA REGIÃO DO ARARIPE

ARARIPINA

Por volta das 14:30 do dia 24/05, um auxiliar de serviços gerais de 50 anos, desquitado, solicitou a polícia militar para comparecer até a Rua José Barreto Alencar, no Centro, queixando-se de uma doméstica de 38 anos por ter subtraído dele a quantia de R$ 150,00. Ao ser detida a mulher afirmou que o home fez um programa com ela e não pagou por isso ela pegou o dinheiro dele. Ambos foram detidos e conduzidos a DPC local onde o caso foi registrado como apropriação indébita.

Às 20:00 do dia 23/05, uma mulher compareceu na 2ª Companhia de Polícia Militar de Araripina e relatou que tomou conhecimento através de uma mãe de uma criança de 05 anos, residente na Rua Santana, Bairro Alto da Boa Vista, que a criança teria sido abusada sexualmente por um adolescente de 16 anos. Segundo a genitora, ao dar banho na criança, percebeu o órgão excretor do mesmo ferido e ao indagá-lo a cerca do que havia ocorrido, o mesmo respondeu que havia sido o infrator que o machucou. A polícia militar foi até o colégio onde o infrator estava e fez a apreensão do mesmo, conduzindo-o para a DPC junto com seu responsável. Ainda segundo a polícia o fato ocorreu no dia 21/05, e somente no dia 23/05 é que a PM foi procurada. O caso foi registrado na DPC como ato infracional e estupro de vulnerável.

Às 08:00 da manhã do dia 24/05, a PM foi acionada pela doméstica Marileide Pereira dos Santos, de 49, para compareceu até a Rua 06 da Vila Serrânea-I, zona rural do município, e relatou que uma mulher identificada por Maria Sildete Santos Alves, de aproximadamente 42 anos, ingere bebida alcoólica diuturnamente e perturba o sossego dos vizinhos, intimidando-os com uso de uma foice e desferindo palavras de baixo calão contra os moradores e crianças da vizinhança. A vítima incomodada com a situação pediu que a acusada fosse para sua casa, quando a mesma se voltou para ela desferindo diversas palavras e tumultuando com ofensas. No local a PM não encontrou a acusada e o caso foi registrado na DPC como embriaguez, perturbação do sossego e agressão verbal.

TRINDADE

Às 23:30 do dia 15/05, a PM foi acionada para atender uma solicitação de agressão física na Rua Santa Joana, na Vila São Pedro. No endereço a polícia flagrou um homem em uma área escura, próximo a casa da vítima onde a agredia fisicamente com tapas, chutes e golpes de capacete de motociclista. Ele foi preso, conduzido para a delegacia de Plantão em Ouricuri e identificado por Joseval de Oliveira, de 37 anos, casado, pedreiro, o qual apo ser ouvido foi recolhido à Cadeia Pública de Trindade, acusado de violência doméstica e lesão corporal. A vítima apresentava múltiplas lesões pelo corpo e foi encaminhada para o hospital, onde foi medicada e liberada.

BODOCÓ

Por volta das 02:00 da madrugada do dia 16/05, segundo a vítima, o agricultor Wellington Bernardino da Silva, de 20 anos, por 03 vezes o acusado identificado por Antonio da Costa Mendes, de 44 anos, ofereceu dinheiro a esposa da vitima para ter relações com a mesma, até que a vítima foi tomar satisfação, o que gerou discussão e empurrões entre as partes, além da vítima sofrer ameaças vindas do acusado. Temendo alguma ação do acusado, a vítima foi com a companheira dormir na casa de parentes e ao retornar para casa, na Rua da Praça, na manhã do dia 16/05, verificou a porta arrombada e alguns móveis queimados. A polícia militar foi acionada, deslocando–se para o local e deteve o acusado, conduzindo-o para a DPC local, onde o caso foi registrado por dano e violação de domicílio.

EXU

Por volta das 09:30 da manhã do dia 24/05, policiais militares foram informados que na Rua Joaquim Ulisses, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, um homem estava armado com uma faca-peixeira e fazia comentários de matar uma pessoa identificada apenas por Baiano. A PM foi ao local, abordou o homem e apreendeu a faca, sendo conduzido para a DPC local e identificado por Josinaldo Macedo Silva, de 44 anos, amasiado, artesão. Na delegacia ele confessou a intenção de matar, que mora em Juazeiro do Norte-CE, e já veio a Exu cinco vezes a procura da vítima. A polícia militar não conseguiu localizar a vítima.

Fonte - Polícia Militar de Pernambuco

Reportagens/ Foto - Fredson Paiva

NA CONTRAMÃO DA CRISE - PETROLINA, UM OÁSIS PARA O COMÉRCIO

As vendas no varejo brasileiro registraram em 2015 a maior queda em 12 anos em meio ao cenário de recessão econômica, puxado por perdas em segmentos importantes como móveis e combustíveis. No ano passado, as vendas caíram 4,3% sobre 2014, informou o IBGE. Em Pernambuco, o resultado foi ainda pior que o nacional, com perdas de 7,7%. Enquanto isso, lá no Sertão, na divisa de Pernambuco com a Bahia, Petrolina reluz em meio à retração, com um crescimento real (descontada a inflação) de 2%. O percentual também está sendo esperado para 2016, mesmo sendo este um ano sombrio para o comércio no Brasil.

Além desse “bem-estar econômico”, o município é o 6º maior PIB de Pernambuco e tem o 6º maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o 10º maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do estado. Como explicar? Basicamente, o diferencial de Petrolina está na fruticultura irrigada e na exportação. Com o processo irrigado, há safras o ano todo. Com a exportação, vendas são em dólar, moeda em alta. Em Petrolina, a maior ameaça é hídrica.

“Temos uma economia baseada na atividade primária e que emprega grande parte da população local. E, por sermos um polo regional, pois estamos distantes do Recife e de Salvador (700 km e 500 km respectivamente), o dinheiro da fruticultura fica aqui e nosso objetivo é sempre fazer esse dinheiro circular”, afirma o prefeito Júlio Lóssio. Dinheiro este que não é pequeno, uma vez que Petrolina exporta hoje 92% da manga e 95% da uva produzida em todo país, o que totaliza um volume de cerca US$ 100 milhões por ano.

A explicação é compartilhada por Valdivo Carvalho, diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, que estima um crescimento de vendas de 2% no comércio da cidade para 2016. “Acredito que temos uma posição geográfica privilegiada. Quem recebe aqui e nas cidades próximas gasta aqui porque somos o município mais desenvolvido num raio de 200 quilômetros. Além disso, nossos empreendedores trabalham com planejamento. A cultura de negócios local é pensada sempre a médio e longo prazos. É como se sempre estivéssemos nos preparando para uma crise.” Ele reforça também que a baixa inadimplência dos moradores faz com que o crédito e o consumo permaneçam ativos em Petrolina.

Joaquim Castro, presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindlojas) da cidade, não é tão otimista. Para ele, em relação ao faturamento pode haver queda de 3% no comércio da cidade neste ano. Ainda assim, diante da previsão de perdas de até 10% para Pernambuco, a redução em Petrolina pode ser vista mais como uma desaceleração do que retração. “Não estamos blindados contra a crise. O que acontece é que temos uma economia com foco na fruticultura irrigada e isso é único. Os índices de desemprego e queda de renda do resto do Brasil não estão no mesmo ritmo que os nossos.” O varejo agradece.

Por: Thatiana Pimentel/ Diário de Pernambuco

EDUCAÇÃO - CANDIDATOS PODEM CONSULTAR VAGAS DISPONÍVEIS NO SISU E INSCRIÇÕES COMEÇAM NESTA SEGUNDA

Os candidatos a entrar no ensino superior público já podem consultar as vagas disponíveis no portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A consulta pode ser feita por instituição, por cidade ou por curso no site do Sisu. Nesta edição, são ofertadas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre deste ano.

As inscrições poderão ser feitas de segunda-feira (30) a 2 de junho. O número de vagas aumentou 1,5% em relação às cerca de 55,6 mil ofertadas no segundo semestre do ano passado. Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tiraram zero na redação.

O resultado será divulgado no dia 6 de junho e a matrícula deverá ser feita entre os dias 10 e 14. Aqueles que não forem selecionados poderão participar da lista de espera, entre 6 e 17 de junho. Os candidatos na lista começarão a ser convocados a partir do dia 23 de junho.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas a ações afirmativas. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Uma vez por dia é divulgada a nota de corte de cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

Da Agência Brasil/ Diário de Pernambuco

ELEIÇÕES 2016 EM ARARIPINA - FABINHO LOPES FALA QUE É OBRIGAÇÃO DOS VEREADORES TRABALHAR POR TODO O MUNICÍPIO E NÃO SOMENTE PELOS SEUS REDUTOS


Reforma Política - Durante as eleições municipais muitos pré-candidatos ao poder legislativo (câmara de vereadores) realizam suas campanhas eleitorais de forma regional ou distrital, limitando-se a um determinado distrito, sítio, vila ou povoado e quando eleitos, estão confortáveis para trabalhar apenas por uma localidade que não representa nem 1/3 do município, porém, receberão um salário proporcional a um trabalho que representa 100% (cem por cento) da população. 

Os postulantes ao cargo de vereador deveriam entender que sua função não compete geograficamente somente ao reduto ou zona eleitoral que obteve maior numero de votos, e sim a todo o município pelo qual foi eleito para representar a população.

O vereador exerce uma função representativa que geograficamente estende-se a todo o território municipal. Infelizmente, muitos municípios, a exemplo de Araripina, sofrem com determinados representantes que limitam-se territorialmente a região que o elegeu. Logo, algumas localidades do município que não elegeu nenhum representante ou não possuem liderança para lutar pelos direitos ou melhorias na comunidade ficam a mercê do descaso e esquecimento dos políticos que trabalham somente para suas regiões.

Logicamente falando um vereador que obteve expressiva votação em determinado bairro, distrito, sitio, vila ou povoado considera uma atenção maior ao local que mais o ajudou a conquista a vaga, porém, ele não pode deixa de acompanhar e trabalhar pelas demais regiões que fazem parte do município pelo qual foi eleito para representar.

O pré-candidato a vereador pelo PTC de Araripina Fabinho Lopes, explica que o vereador precisa entender que seu papel é de caráter municipal. Suas cobranças na Câmara Legislativa, projetos, emendas e demais trabalhos precisam ser bem distribuídas para bem atender a todos no município. 

''O que acontece hoje em Araripina precisar ser mudado. Os vereadores precisam desempenhar um papel Macro, pois o salário que recebem ou receberam quando eleitos é proporcional a um trabalho municipal e não regional ou distrital. Hoje nosso município possui bairros, sítios, serras, vilas e povoados que são extremamente injustiçados por representantes que só puxam para o seu lado ou para sua região. A situação é de total abandono nas localidades que não possuem representantes na Câmara'', expressou o pré-candidato durante uma reunião entre amigos.



FOTOS I Maria Gabriela

Como pré-candidato a vereador, Fabinho Lopes defende que sendo eleito, seu papel será trabalhar pelo município, cobrando, fiscalizando, aprovando e lançando projetos, aplicando suas emendas e destinando uma total atenção ao coletivo municipal e não unicamente a determinadas regiões ou distritos - "Meu trabalho será macro, pois o salário que receberei como vereador se eleito em 2016, será para trabalhar por todos os bairros, distritos, povoados, vilas, sítios e serras deste município. Acredito que essa seja a forma correta e justa para que eu possa honra meu cargo e ser merecedor do salário que a mim será pago através do amplo pagamento de impostos de todos os cidadãos de Araripina.

Por Daniel Lopes

Assessor de Imprensa

sábado, 28 de maio de 2016

JESUS, A DOR E A ORIGEM DE SUA AUTORIDADE - AGORA EM E-BOOK

Sucesso de vendas nos principais eventos literários pelo Brasil, o título Jesus, a Dor e a origem de Sua Autoridade — O Poder do Cristo em nós ganha agora a versão digital. A obra está disponível para leitores de 170 países, em mais de 60 lojas online. Entre os pontos de venda, destacam-se a Apple Store, Amazon, Barnes & Noble, Kobo, Copia e Scribd, que já dispõem de outros ebooks do escritor.

Este é o quinto volume da Coleção Ecumênica “O Apocalipse de Jesus para os Simples de Coração”, cuja a marca superou 3 milhões de exemplares vendidos. Esta série é composta também pelos títulos: As profecias sem Mistério; Somos todos Profetas; Apocalipse sem Medo; e Jesus, o Profeta Divino.

Estudioso dos temas bíblicos há quase seis décadas, Paiva Netto relaciona as Escrituras Sagradas aos acontecimentos climáticos, sociais e planetários e reúne pensamentos de inúmeras personalidades, que, ao longo da História, contribuíram para diferentes campos do conhecimento humano.

Lançado em novembro de 2014, durante as comemorações dos 25 anos do Templo da Boa Vontade, o livro Jesus, a Dor e a origem de Sua Autoridade — O Poder do Cristo em nós apresenta profunda análise sobre o emblemático martírio do Jesus, geralmente objeto de pesquisa e reflexões tanto de especialistas quanto do público em geral. Isso porque tal episódio levantou muitos questionamentos, tais quais: se Jesus não foi morto e vencido, onde atualmente Ele se encontra? Qual o significado de Seu sacrifício? 

Adquira já o seu! Para quem deseja compreender, de maneira abrangente e ecumênica, os ensinamentos do Cristo e Seu legado universal, Jesus, a Dor e a origem de Sua Autoridade é de leitura indispensável. Para outras informações, acesse www.paivanetto.com.

Da ASCOM/LBV

TRINDADE – VILA SÃO PEDRO – MOTOQUEIROS INVADEM RESIDÊNCIA E MATAM ADOLESCENTE A TIROS

Mais um homicídio foi registrado na Região do Araripe e desta vez no município de Trindade. Segundo a polícia militar que atendeu a ocorrência, a vítima foi identificada por Paulo Ricardo da Silva, de 17 anos, solteiro, estudante, o qual residia na Vila São Pedro, zona urbana do município.

Ainda segundo a polícia o adolescente foi vítima de disparos de arma de fogo por volta das 21:30 de quarta-feira 25/05, e minutos após ter dado entrada no hospital foi a óbito. O policiamento se dirigiu ao local do homicídio, que é a residência da vitima, e chegando lá a mãe dele que presenciou o fato, informou que o crime foi praticado por dois indivíduos que chegaram em uma motocicleta de placa não anotada.

Ainda segundo a mãe da vítima, o passageiro da moto estava sem capacete e o piloto de capacete, sendo que o passageiro invadiu a sua residência e sem falar nada disparou várias vezes contra seu filho.

Após os disparos os dois elementos se evadiram em alta velocidade tomando destino ignorado. A mãe da vitima também informou que não reconheceu nenhum dos elementos. Os familiares informaram que o jovem tinha duas acusações, sendo uma por tráfico de drogas e outra por homicídio.

A polícia militar realizou várias diligências, mas não obteve êxito na prisão dos suspeitos. A polícia civil também esteve presente e após perícia preliminar removeu o corpo ao IML de Petrolina. O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo Departamento de homicídios da 24ª DESEC de Araripina.

Esse foi o 1º homicídio do mês de maio registrado no município de Trindade e o 8º também de maio da Região do Araripe. Esse também foi o 11º homicídio do ano em Trindade e com esse crime já são 49 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora.

OUTROS CASOS NA REGIÃO DO ARARIPE

OURICURI

Às 12:50 de quinta-feira 26/05, a polícia militar tomou conhecimento através da Central de Operações do 7º BPM, que na Feira do Gado, dois indivíduos em uma moto de cor preta, marca e placa não identificadas, estavam realizando assaltos. Quando a PM chegou ao local foi informada pelas vítimas, dois agricultores de 36 e 75 anos, ambos pai e filho, que os indivíduos se aproximaram na moto e o carona de posse de um revólver calibre 38, anunciou o assalto roubando R$ 674,00. As vítimas conseguiram desarmar e deter o ladrão, sendo ele identificado por Antonio Nilton Dias da Silva, o Toninho de 23 anos, amasiado agricultor, residente no Sítio Geraldo, zona rural de Bodocó. O outro assaltante que era o condutor da moto, evadiu-se. O detido foi agredido por populares e quase linchado, sendo salvo pelos policiais que o encaminhou para a DPC local, juntamente com o material apreendido e as vítimas.

Por volta das 10:08 da manhã de quinta-feira 26/05, policiais do GATI apreenderam um revólver Taurus, calibre 38 com a numeração raspada, em poder de José Felipe Mendes da Silva, de 18 anos, fato ocorrido no Bairro Capela de São Bras. Segundo informações da polícia, a arma foi roubada dias atrás de um vigilante do DETRAN/Ouricuri. O mesmo confessou ao policiamento que participou do roubo ao DETRAN onde também foram furtadas várias motos. O acusado foi encaminhado a DPC local, juntamente com a arma e autuado em flagrante.

Às 19:00 de quinta-feira 26/05, o efetivo do GATI ao realizar rondas na localidade de Barra de São Pedro, zona rural do município, se deparou com um indivíduo não identificado conduzindo uma motocicleta Honda FAN 125 de cor preta. Ele ao visualizar o policiamento, abandonou o veículo e se evadiu tomando destino ignorado. A polícia ao verificar o veículo constatou que o mesmo estava sem placa e com chassi ilegível, sendo encaminhado para a DPC local.

Às 08:30 da manhã do dia 23/05, a PM foi acionada por testemunhas e o vigilante do Correios, que ao chegarem para trabalhar, encontraram o local alterado, percebendo que teria sido arrombado. De imediato o policiamento adentrou no local com os mesmos em busca de algum meliante, mas não havia mais ninguém. O gerente não forneceu dados do que teria sido levado e disse que seria levantado pela Polícia Federal. O caso foi registrado na DPC local.

Por volta das 13:30 do dia 10/05, a Patrulha do Bairro da Polícia Militar fez deslocamento ao Distrito da Barra de São Pedro, zona rural do município, para atender a uma ocorrência em que dois homens não identificados interceptaram um comerciante de 44 anos quando o mesma transitava em seu veículo. Segundo a polícia os assaltantes encontravam-se armados de revólveres e se deslocavam em uma motocicleta vermelha de placa não anotada, usando capacetes. Eles deram voz de assalto a vítima e roubaram a quantia de R$ 1.600,00 em espécie, em seguida fugiram tomando destino ignorado. A vítima foi orientada a prestar queixa na delegacia.

Às 05:20 da manhã do dia 15/05, a polícia foi informada que a vitima, uma aposentada de 67 anos, teria sido furtada quando caminhava na Rua do Beco da Confrança, no Centro. Quando chegaram ao local a vitima informou que um elemento puxou sua bolsa e tomou destino ignorado. A vítima afirmou que dentro da bolsa tinha R$ 600,00 em espécie e um celular. Foram feitas diligência no local como intuito de encontrar o autor do crime, mas ele não foi localizado. A vítima foi orientada a prestar queixa na delegacia.

BODOCÓ

Por volta das 04:00 da madrugada do dia 24/05, a polícia militar foi informada pela vítima, um frentista de 35 anos, que dois elementos o abordaram no Pátio do Posto Traxatão, no centro, em uma motocicleta preta, armados de revolver e anunciaram o roubo levando do mesmo a quantia de R$ 1.000,00 e um celular. Após o assalto a dupla fugiu tomando destino ignorado. Foram feitas diligências a fim de localizar os envolvidos, mas os policiais não obtiveram êxito. O caso foi registrado na DPC local.

IPUBÍ

Por volta das 10:30 da manhã do dia 22/05, a equipe da ROCAM ao abordar o condutor de uma motocicleta Honda Bros 150, cor vermelha, ano 2011, placa PEJ-5330, o qual trafegava em uma estrada carroçável do Sítio Varderlei, zona rural de Ipubí, foi encontrado na cintura do mesmo, um revólver Taurus calibre 38 com 06 munições intactas. O condutor da moto foi identificado por Pedro Nazário de Lima Neto, de 50 anos, solteiro, agricultor. Ele foi conduzido a 201ª DPC de plantão na cidade de Ouricuri, juntamente com o material apreendido, onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

ARARIPINA

Por volta das 16:00 do dia 19/05, a polícia militar de Araripina foi solicitada por duas vítimas tiveram suas motos furtadas há alguns dias. Eles informaram ao policiamento que no Distrito do Morais, havia algumas motos sendo adesivadas, ou seja, adulterada com adesivos de outros veículos. Chegando ao local, que é uma casa abandonada, havia um indivíduo que ao avistar o policiamento fugiu. Lá foram encontradas duas motocicletas, sendo uma Honda Titan KS, cor preta, sem placa e sem chassi e uma moto Honda CG 150 FAN, cor preta, placa KGN-8935, a qual estava com restrição de roubo. Os veículos foram conduzidos a DPC local para que os procedimentos cabíveis fossem tomados.

Às 16:00 do dia 16/05, policiais do GATI foram informado por populares que no Sítio Graça, zona rural do município, um indivíduo possuía arma de fogo. De imediato a viatura se deslocou e localizou o mecânico Francisco Robson Maia Neves, de 32 anos. Ele relatou que possuía um Rifle calibre 44 da marca winchester, modelo 1873, com uma munição intacta. O mesmo foi detido e encaminhado a DPC local, juntamente com a arma, e autuado por posse ilegal de arma de fogo.

Por volta das 10:15 da manhã do dia 16/05, policiais militares realizavam deslocamento nas proximidades do Banco do Brasil, no Centro, quando distante cerca de 100 metros, verificaram que o comerciante Juvenal Ângelo Dias, de 51 anos, teria sido abordado por 04 elementos encapuzados e esses levaram dele um pacote de dinheiro com valor não informado. Nessa ação, a guarnição da PM tentou se aproximar a fim de abordar os elementos que se encontravam armados, porém, como havia muitas pessoas transitando entre a viatura e os bandidos, gerou um tumulto que prejudicou a ação da PM. Os indivíduos fugiram em um veículo Fiat/Siena de placa não anotada. Na ocasião, um policial militar reformado segurança que acompanhava a vítima, teve levada a sua arma de fogo. Após o assalto várias viaturas da ROCAM, GATI e a CIOSAC também permaneceram em operação à procura dos assaltantes, porém não conseguiram mais localizá-los. A vítima foi orientada a prestar queixa na delegacia.

SANTA CRUZ DA VENERADA

Às 11:45 da manhã do dia 14/05, a ROCAM tomou conhecimento, através de populares que na noite anterior, a vitima Rodrigo José do Nascimento, de 29 anos, moto taxista, se encontrava próximo ao Posto Raul Lins, quando foi abordado por três indivíduos, sendo que os meliantes estavam armados com um revolveres e faca. Ao darem voz de assalto roubaram do mesmo seu veículo, uma moto Honda NXR 150 Bros de cor preta, ano 2002, placa 5202, e tomaram destino ignorado. A PM realizou diligencias e recuperou a motocicleta que segundo testemunhas os indivíduos ao perceberem a presença da policia no local, no Sítio Volta, zona rural de Santa Cruz da Venerada, empreenderam fuga por uma estrada carroçal, vindo a tombar o veículo e fugir a pé pela caatinga. A moto foi entregue na DPC de Ouricuri para serem tomadas as providencias cabíveis. 

Fonte - Polícia Militar de Pernambuco

Reportagens/Foto - Fredson Paiva