ARARIPINA

ARARIPINA

GOVERNO PERNAMBUCO

FLOCÃO NOVO MILHO

ALIANÇA

SQS

SQS

BANNER DAVID

BANNER DAVID

HMSM 50 ANOS

HMSM 50 ANOS

O BLOG NO FACEBOOK

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

ORGULHO NORDESTINO - FILHO DE CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ É VENCEDOR DO PRÊMIO MERCOSUL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A população de Caldeirão Grande do Piauí está orgulhosa com o grande feito de um de seus filhos que foi vencedor de um prêmio internacional nas áreas de ciência e tecnologia. Ele veio direto da Espanha para receber o importante prêmio.

Grande orgulho para o povo de Caldeirão Grande do Piauí, ou melhor, para o Brasil. Um jovem de forma inteligente, audaciosa e inovadora se preocupando com os mais carentes do nosso planeta que de uma forma ou outra infelizmente se encontram mutilados.

Uma das pesquisas premiadas nesta edição propõe a criação de uma prótese robótica de baixo custo produzida por impressora 3D. O projeto foi vencedor na categoria “Estudante Universitário” e é realizado pelo mestrando da Universidade Federal do Piauí (UFPI),Caio Araújo Damasceno. “O cenário do país é de cerca de 7 mil amputados e um alto custo das próteses robóticas, que chegam a R$ 150 mil”, explica Caio. 

O protótipo proposto pela pesquisa, segundo o estudante, é altamente funcional e tem um valor de menos de R$ 500. “Com isso, podemos dar acesso, para a população em geral, de um item que promove qualidade de vida, bem estar e auto-estima”, enumera, afirmando que assim que estiver totalmente funcional, será testado em pessoas para, então, avaliar a possibilidade de comercialização. “A grande importância desse prêmio é ver que a gente é capaz de tirar nosso trabalho científico do papel e fazer algo que possa ajudar as pessoas”, finalizou. 
Vale salientar que o mesmo foi aluno do Centro Educacional do Araripe (CEA).

Fonte - Blog do Martinho Filho

Nenhum comentário: