ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 15 de novembro de 2016

RECIFE - FIOCRUZ INICIA TESTES EM HUMANOS DA 1ª VACINA CONTRA TODOS OS TIPOS DE DENGUE

Um bairro de 10 mil habitantes na Zona Oeste poderá ser o ponto de partida para uma revolução no combate a uma doença que castiga os brasileiros há mais de três décadas. A Fundação Oswaldo Cruz já iniciou o recrutamento de voluntários para participar do teste da vacina da dengue em humanos. O imunizador, que está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com a Fiocruz Pernambuco, é composto pelo vírus vivo enfraquecido e feita para proteger contra os quatro tipos de dengue. Em sua terceira fase de testes clínicos em humanos, o intuito é comprovar a eficácia da vacina. Para isso, será selecionado um total de 17 mil voluntários de 13 cidades das cinco regiões do país. No Recife, 1,2 mil voluntários, entre dois e 59 anos, estão sendo recrutados no bairro de Engenho do Meio, escolhido em função da proximidade com o centro de pesquisas.

A divulgação começou a ser feita por meio de trabalho porta a porta dos agentes, a fim de explicar o procedimento da vacina e convencer os moradores a participarem. Profissionais de saúde do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, da Fiocruz-PE, também estão realizando visitas no turno da noite, tendo em vista a maior facilidade de encontrar a família inteira em casa neste horário. 

“A meta é visitar 1,5 mil domicílios durante todo o processo. Na visita, os moradores recebem informações sobre os testes e são convidados a participar. Aceitando, será agendado exame físico e entrevista com o candidato”, explicou o pesquisador Rafael Dhalia, coordenador executivo da fase 3 no Recife.

Já foram visitadas casas nas ruas General Vargas, Governador Lopo Garra, Antônio Curado, Lindolfo Color e Engenheiro Barros Lins e Avenida Múcio Uchôa Cavalcante. As famílias que concordam estão sendo orientadas a ir até o Centro de Pesquisa, na Cidade Universitária, para tomar a dose da vacina. A Fiocruz marca data e horário, e envia condução para os participantes. Durante cinco anos, as pessoas vacinadas deverão ser acompanhadas para estudar a eficácia e tempo de duração da imunização.

Ao total, no Recife, serão vacinadas 1,2 mil pessoas, com idade entre dois a 59 anos. Os primeiros testes serão realizados em adultos entre 18 e 59 anos. O segundo grupo alcançará crianças e adolescentes de sete a 17 anos, e o último será feito com crianças de dois a seis anos. Os testes em crianças serão realizados por último, para que os pesquisadores possam observar primeiro se houve e quais foram as reações nos adultos. As ruas em que os agentes estão realizando o recrutamento foram selecionadas por sorteio.

A agente de saúde ambiental Luciana Arruda acredita que, apesar da resistência de alguns moradores, a vacina deverá ter uma boa aceitação por parte da população. “A gente ainda sofre algumas recusas. Muitas pessoas têm receio. Mas nesse bairro houve muitos casos de dengue. A maioria da população teve. Eu e minha família também. Por isso eles sabem da necessidade, e acredito que vão receber bem esse teste”, afirmou. Gente como a dona de casa Carla Carneiro, que mesmo antes de ser procurada se diz disposta a contribuir. “Quase todos na minha casa já tiveram dengue.” Moradores do Engenho do Meio que desejarem participar do teste da vacina também podem ligar para 2123-7897 para obter mais esclarecimentos.

Do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: