ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

PETROLINA - ESTUDANTE DE 26 ANOS MORRE COM SUSPEITA DE H1N1

Um estudante de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, morreu, nesta quarta-feira (16), com suspeita de H1N1. Lucas Santos, de 26 anos, era estudante do curso de Gestão de Tecnologia da Informação da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e apresentou os sintomas após participar de uma Feira de Tecnologia, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

De acordo com o médico José Carlos Moura, responsável pelo paciente, o estudante foi internado às 7h, da quarta-feira (16), em um hospital particular da cidade, com febre alta e fortes dores no corpo.

“O Lucas, um jovem saudável, que não tinha nenhuma queixa anterior, participou de um congresso com mais de duas mil pessoas. Depois fez uma viagem longa de volta e em raríssimos casos, ele pode ter sido acometido por um vírus atípico, que leva a uma infecção extremamente fulminante, que pode levar a uma insuficiência respiratória, como foi o caso dele”, explicou o médico.

Em poucas horas o quadro de saúde se agravou e nenhuma medicação conseguiu controlar a infecção. A morte foi confirmada às 17h. Um exame de sangue realizado apontou a presença de vírus. “Os exames preliminares que ele fez, mostrou que foi um quadro viral, existe realmente uma infecção por vírus, extremamente maligna, que chamamos de fulminante", falou José Carlos.

Segundo o médico, existe a suspeita de que a morte pode ter sido provocada por complicações causadas pelo H1N1. Amostras de material foram coletadas e serão enviadas para análise para confirmar a causa da morte. Os exames devem ser realizados em Belo Horizonte ou São Paulo. O resultado deve sair em cinco dias.

"Ele se manteve lúcido até o momento em que a respiração dele começou a apresentar deficiência muito grande, precisando de aparelho para respirar. Isso leva a uma morte que chamamos de morte aguda. Pode ser por H1N1? Pode. Mas todo o material dele foi colhido, normalmente para se ter certeza do H1N1, o exame demora para dar o resultado em torno de cinco dias", destacou José Carlos.

Colegas de turma de Lucas disseram que durante a viagem o jovem não apresentou nenhum sintoma e que participou de todas as atividades com os demais alunos. Ele voltou para Petrolina na segunda-feira (14), em um ônibus, com outros 40 colegas de turma e dois professores.

A Vigilância Epidemiológica do município foi acionada. José Carlos Moura disse ainda que não há risco de epidemia. Mas, pessoas próximas ao jovem e que tiveram contato com ele durante a última semana, devem ficar em observação de cinco a 10 dias. 

Feira de Tecnologia

O jovem viajou para Belo Horizonte no dia 7 de novembro, com outros 40 estudantes e participou de uma Feira de Tecnologia chamada Campus Party, com aproximadamente duas mil pessoas. No evento o estudante ficou em segundo lugar no campeonato de futebol para computador.

Secretaria Municipal de Saúde

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que soube do óbito às 18h20 da quarta-feira (16) e que o caso avaliado como suspeito está em investigação pela Vigilância Epidemiológica. A nota diz ainda que foi coletada secreção e orofaríngea, além de sangue e soro para investigar outros agentes etiológicos.

A secretaria reforçou que todos que tiveram contato com o jovem foram acionados, junto com a Facape, para que sejam avaliadas as necessidades de coleta dos contactantes com sintomas ou monitoramento.

Em maio de 2016, três casos de H1N1 foram confirmados pela Vigilância Epidemiológica de Petrolina. 
As aulas da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, onde o jovem estudava, foram suspensas nesta quinta-feira (17). Lucas Santos era casado e tinha uma filha de 8 anos.

Fonte - G1 Petrolina

Nenhum comentário: