ARARIPINA

ARARIPINA

GOVERNO PERNAMBUCO

FLOCÃO NOVO MILHO

ALIANÇA

SQS

SQS

HMSM 50 ANOS

HMSM 50 ANOS

O BLOG NO FACEBOOK

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

CAMPANHA - GRUPO PATRULHA AMBIENTAL E VERDELÂNDIA SE UNEM PARA SALVAR A BARAÚNA E OUTRAS ÁRVORES AMEAÇADAS NA REGIÃO DO ARARIPE

O Grupo Patrulha Ambiental juntamente com o viveiro de mudas da Verdelândia, estão organizando uma campanha de coleta de sementes da árvore Baraúna (Schinopsis brasiliensis), onde, após pesquisa de campo detectaram a redução drástica da espécie na região do Araripe. Esse foi um dos ensejos que motivaram a parceria entre as instituições para que essa espécie permaneça presente em nossa região.
A árvore está presente em toda a extensão da caatinga e possui alguns exemplares no Pantanal. Sua madeira é muito resistente e por isso ela é bastante cortada para confecção de móveis, embora esteja em extinção.
A Caatinga é um ecossistema rico e diversificado, e que apesar de ocupar até 11% (o que equivale a quase 850 mil quilômetros quadrados) do território do Brasil, ainda foi pouco estudado. No entanto, apesar de não existirem muitos estudos sobre esta formação natural, a caatinga está seriamente comprometida: cerca de 80% da extensão da caatinga já foi alterada pela ação do homem.
As medidas de proteção à caatinga ainda são poucas, tanto que apenas 1% da extensão deste ecossistema é protegido por reservas ambientais. Isso se dá em parte pela crença de que a caatinga não abriga grande biodiversidade, e que é um erro muito grande. A caatinga abriga diversas espécies animais e vegetais importantes, mas que não foram devidamente estudados ainda. O pior é que essa espécie está prestes a se extinguir, se não for tomado atitudes eficazes.
Fonte: http://meioambiente.culturamix.com/

















Imagens: Google imagens Pedimos para quem souber da presença de sementes, entrar em contato com os funcionários da Verdelândia ou com algum membro da Patrulha Ambiental ou entre na página da Patrulha no endereço:

www.facebook.com/patrulhaambientalintinerante















Fonte - Blog Patrulha Ambiental Itinerante

Nenhum comentário: