ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

SERRA TALHADA - CARAVANA DA INOVAÇÃO REÚNE EMPRESAS E UNIVERSIDADES DO SERTÃO DO PAJEÚ

 
Auditório lotado na terceira etapa da Caravana da Inovação em Serra Talhada. Mais de 110 pessoas participaram do Seminário da Secti para debater a Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado no Centro Tecnológico do Pajeú, ontem quinta-feira, 18 de agosto. A Secretária Lúcia Melo Abriu o evento que reuniu representantes de diversas entidades e instituições da região do Sertão do Pajeú.

"Com a realização da Caravana da Inovação estamos estabelecendo novos horizontes, olhando para o futuro e criando as condições que irão ajudar nas transformações que as diversas regiões de Pernambuco tanto precisam", afirmou a Secretária Lúcia Melo na abertura do seminário.

Participaram da mesa de abertura, além de Lúcia Melo, a diretora da unidade da Universidade Federal Rural de Pernambuco em Serra Talhada, Kátia Maria de Souza; o diretor regional do SEBRAE, Pedro Lira; a gerente regional do Centro Tecnológico do Pajeú - TEP, Mabel Nogueira e José Cláudio, representando a Agência de Fomento de Pernambuco - Agefepe.
Para o empresário do setor de calçados e diretor da CDL, Everaldo de Melo Lima, a Caravana da Inovação em Serra Talhada é uma oportunidade para identificar as oportunidades em inovação para a região do Pajeú. "Não dá mais para trabalhar sem tecnologia, seja no comércio ou na indústria. Precisamos usar todas as ferramentas necessárias", disse. 

Já o empresário Francisco Mourato, presidente do sindicato lojista de Serra Talhada, destaca que a iniciativa do Governo do Estado, em trazer a Caravana da Inovação para o Pajeú, vai possibilitar "fazer um raio-x da realidade da região no quesito inovação. Precisamos rever nossa estratégia e a única alternativa que temos é através da inovação", afirmou.

A Caravana da Inovação, que já esteve presente em Petrolina e Araripina, tem como principal objetivo colher as contribuições das diversas regiões do estado para formulação da Estratégia de Ciência, tecnologia e Inovação do Governo do Estado. 

No Workshop da Inovação, que acontece no período da tarde, as agências de fomento à pesquisa e inovação, apresentaram suas linhas de financiamento, entre elas a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe), FIEPE, IEL e SEBRAE.
A Caravana da Inovação visitará, na próxima semana, os municípios de Garanhuns, na quinta, 25/8; e Caruaru, na sexta 26/8. A consolidação de todo o processo de contribuições ao Plano Estadual de Ciência, tecnologia e Inovação será no Recife, no dia 02 de setembro, no auditório do ITEP. 

Iniciativa da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), A Caravana conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, AD-Diper, FINEP, BID, SEBRAE, Fiepe, IEL, Facepe, Porto Digital e ITEP.

Da ASCOM/ SECTI

Nenhum comentário: